Para o grande jurista brasileiro Miguel Reale, o Patriotismo "significa devoção ou dedicação, orientação das forças do espírito no sentido do bem-estar nacional". Ou seja, é uma postura pessoal de identificação e valorização da nação e de seus símbolos.
Mas, qual o limite entre a defesa autêntica da nação e a de uma ideologia política? Descubra o que é Patriotismo.
Patriotismo é uma virtude civil do indivíduo que ama seu território, o passado histórico que constituiu sua nação, a identidade cultural de onde vive e todo seu patrimônio construído.
Para essa pessoa, é um dever moral lutar pela preservação e valorização desses símbolos pátrios.
O hino, a bandeira nacional, os heróis de sua história, compõem também o rol de símbolos que representam a nação e que devem ser honrados, defendidos e valorizados.
Assim, o Patriotismo é o amor genuíno que um indivíduo nutre pela história de seu território ou de sua nação, uma identificação sincera com sua identidade cultural historicamente construída, segundo o filósofo Luiz Felipe Pondé.
E como é ser patriota na prática?
O patriota é aquele que ama seu país e procura servi-lo da melhor forma possível, com um sentimento voluntário de amor e pertencimento. Ele ama sinceramente os heróis e os pais fundadores da nação e suas riquezas naturais, e compartilha desse sentimento com todos que fazem o mesmo.
A pátria, pela qual o patriota nutre ternos afetos, é o conjunto de elementos que identificam o indivíduo com o espaço que habita. São eles:
A palavra pátria vem do latim, e sua etimologia está associada à palavra “pater” que significa pai ou paternidade. Assim, o termo pátria e a ideia de Patriotismo estão associados ao pertencimento à essa terra ancestral e seus descendentes.
O Patriotismo, o ser patriota, é participar da herança comum construída sob diferentes governos e signos que moldaram a identidade da região e legaram boas heranças.
O Patriotismo está acima do amor por um governo ou partido específico, e engloba o amor por todo o conjunto de valores, tradições e gestos que um determinado povo comporta.
O Patriotismo luta para que esses símbolos sejam preservados, valorizados e transmitidos, tudo isso, aliado à construção de uma sociedade presente melhor.
Qual a diferença de amor à pátria e à nação?
Apesar da problematização apresentada pelo professor, em geral, os conceitos são apresentados da seguinte maneira: Patriotismo remete à herança cultural e aos símbolos de uma nação, enquanto nacionalismo remete à ideia de país e sua organização política.
Desse modo, é possível haver nação sem país, como é o caso dos povos curdos e bascos, bem como possível haja países que podem abrigar distintas nações, como é o caso do Império Romano dada a sua pluralidade cultural.
Ou seja, o nacionalismo envolve um certo grau de patriotismo, mas é algo ligado ao compromisso com um projeto político.
Já o patriotismo autêntico transcende interesses políticos e partidários imediatos, e envolve o amor autêntico por toda a bagagem cultural de uma nação.
A distinção dos termos e sua conceituação, segundo atualmente exposta, remete aos pensadores iluministas e à Revolução Francesa.
No século XVIII, os pensadores iluministas teorizaram o que é patriotismo como um sentimento de amor à própria terra, digno das repúblicas e dos homens livres, sem contudo associar à ideia de soberania da nação ou de submissão a um Estado ou governo.
Já o termo nacionalismo surge durante a Revolução Francesa para desqualificar a turba revolucionária. O abade Augustin Barruel utiliza dele do seguinte modo em suas “Memórias acerca da História do Jacobinismo":
“O nacionalismo ocupou o lugar do amor geral (…) Autorizou-se então desprezar os estrangeiros, enganá-los e ofendê-los”.
Para ele, o nacionalismo era o oposto do Patriotismo, pois associava-se a um amor cego ao Estado e ao ódio aos estrangeiros, tudo em nome do povo e da vontade geral.
A palavra nacionalismo surgiu de maneira pejorativa.
Por que no Brasil quem se considera patriota torna-se motivo de chacota?
O Brasil hoje enfrenta um perigoso processo de extinção do que é seu Patriotismo. São diversas as vanguardas de ataque: a mídia, o ensino, as entidades globalistas, as universidades, a cultura militante.
É uma ação iconoclasta, que visa derrubar todos os símbolos que remetem à cultura brasileira e seus grandes feitos, sem necessariamente propor algo para substituir o vazio gerado.
Veja as considerações do professor Marcus Boeira acerca da construção da nacionalidade e do Patriotismo brasileiro, que herda símbolos da grande cultura portuguesa:
Desde o pós Segunda Guerra Mundial, período dos nacionalismos, criou-se uma cultura de que Patriotismo e nacionalismo são facetas semelhantes de governos autoritários, como foram os de Vargas, de Hitler e de Mussolini.
Para o professor Olavo de Carvalho, no Brasil o que ocorre hoje é o seguinte:
“Na sociedade civil, a memória dos feitos históricos perdera-se, dissolvida sob o impacto de revoluções e golpes de Estado, das modernizações desaculturantes, das modas avassaladoras, da imigração, das revoluções psicológicas introduzidas pela mídia”.
A sociedade civil, desarticulada e sem consciência ampla, é vulnerável a mutações históricas que, induzidas do Exterior ou forçadas por grupos de ambiciosos intelectuais ativistas. Apagam-se do dia para a noite a memória dos sucessos e falseia-se por completo a imagem do passado.
Não há cultura doméstica, tradições nacionais, símbolos de continuidade familiar. A memória coletiva está inteiramente à mercê de duas forças: a mídia e o sistema nacional de ensino.
Como a população é desprovida dessa imensa herança brasileira, círculos intelectuais e midiáticos sempre estão de prontidão para rechaçar qualquer tentativa de valorização da cultura nacional.
Estão prontos até para taxar de fascistas os que tomam a peito trazer algum Patriotismo para o país.
Assim, as demonstrações de amor à pátria são restritas a fervores como o que causa a Copa do Mundo no país, e todas as outras demonstrações tornam-se motivo de vexame.
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