Samer Agi

Advogado e professor, já foi juiz de direito e delegado de polícia. Fundador do Ser Mais Criativo, escola de comunicação, cultura e criatividade. Cofundador do CP Iuris, preparatório para concursos jurídicos. Compartilha reflexões sobre obras clássicas e comunicação.

O Brasil voltou

Pesquisa de dados sobre leitura, realizada pelo IPEC, sugere que "o Brasil voltou".

Samer Agi

Outro dia, o Ipec fez um levantamento chamado “Retratos da leitura no Brasil”. Os resultados são devastadores. O Brasil de 2024 é muito pior que o de 2019. Aliás, o Brasil de 2024 é o pior da série histórica (desde 2007). 

Antigamente, 85% das crianças e adolescentes liam na escola. Agora, só 19%. 

Aí, eu me questiono: se a escola deixou de ser lugar de leitura, ela passou a ser lugar de quê?

Antigamente, 44% das pessoas se diziam não leitoras. Agora, 53%. Para coroar, mesmo considerando livros didáticos, religiosos e a Bíblia, somente 27% dos brasileiros leram um livro inteiro no último ano. Ou seja, quase ninguém lê nada completamente. 

Verdade seja dita. No governo anterior, o ministério mais criticável era o da educação. Começamos com um ministro que não sabia falar português. Passamos para um ministro que não sabia escrever português. Avançamos para um ministro que mentiu no currículo. E fechamos com um pastor que teve que sair porque fez propaganda de si mesmo na distribuição de bíblias. 

Quando o governo atual assumiu, ele prometeu valorizar a cultura e a educação. Era o Brasil de volta. Aí, o governo destruiu nos últimos dois anos a leitura e consagrou como expoente intelectual o influenciador Felipe Neto. Eu não sabia que o Brasil de volta seria o Brasil de volta à idade da pedra. Isso que eles chamam de valorizar a cultura e a educação? 

Por fim, deixo dois destaques. 

Primeiro: não dependa do governo ou da escola para ler. Você precisa criar esse ambiente em casa. Só assim você e seus filhos mudarão de nível. 

Segundo: leia sempre um livro clássico (ainda que você adote outros concomitantemente). Se você não está lendo um bom livro neste momento, você está desperdiçando uma grande oportunidade. 

Apesar do esforço do governo, Machado de Assis, José de Alencar e Clarice Lispector continuam sendo nossos expoentes literários. Boa semana e boa leitura.