O desenvolvimento do feto é comumente dividido pela medicina de semana em semana, mês em mês. A divisão é feita devido às mudanças significativas que ocorrem no corpo da mãe e do filho de 7 em 7 dias. É um momento mágico, no qual muitas mães vão se apaixonando cada vez mais pelo seu bebê, mas também passam por muitos desafios.
O conhecimento das fases de desenvolvimento do feto esclarece certos mistérios da vida humana e auxiliam os pais no cuidado com o filho ainda não nascido. Conhecendo as fases do desenvolvimento do bebê, os pais podem curtir cada momento da gestação, garantindo a saúde da mamãe e do seu pequenino.
O processo de gestação de um filho dura, idealmente, 9 meses. Esse período é dividido em 3 trimestres, devido às 3 maiores mudanças que ocorrem na formação do bebê, e em 40 semanas, para as mudanças menores e mais específicas.
A divisão das etapas de desenvolvimento do feto de semana em semana é utilizada especialmente para ajudar as gestantes. Cada semana possui um desafio diferente, sendo necessário que as mães façam acompanhamento semanal com seus médicos.
As fases de desenvolvimento do feto semana por semana são:
O primeiro trimestre começa a partir do momento da fecundação até a décima terceira semana. É o momento mais delicado da gestação, pois é nessa fase que ocorrem a maioria dos abortos espontâneos.
O primeiro trimestre gera um desconforto muito grande para mãe, causando efeitos típicos que alertam para a gravidez, que podem ser:
A mulher passa por esses sintomas devido a adaptação que seu corpo produz para nutrir o filho. O corpo da mulher produz o hormônio beta-HCG, responsável por criar as condições necessárias para a sobrevivência do feto dentro do útero.
O hormônio altera as condições do corpo da mulher rapidamente, gerando os sintomas citados e incômodo paulatino.
A discussão científica não consegue encerrar o debate sobre a vida. Há uma questão ética, religiosa, moral e filosófica que transcende as discussões científicas. Considerando um recorte e analisando apenas as opiniões do meio científico, mesmo os médicos divergem entre si quando o assunto é: quando começa a vida?
As 5 principais teorias sobre o início da vida são:
Segundo o Dr. Raul Artal-Mittelmark, professor de medicina obstetrícia da Saint Louis University, nas primeiras semanas, o feto passa a ter o tamanho de um grão de arroz. A partir da formação do óvulo, o bebê multiplica suas células, já possuindo todos os sistemas essenciais do ser humano contidos e células específicas.
O que ocorre é a multiplicação e crescimento dessas células, não uma alteração substancial, pois elas já têm os códigos básicos de cada parte do corpo.
É durante o período das 4 primeiras semanas que a mulher terá um atraso na menstruação, percebendo a possibilidade de estar grávida.
Os testes de gravidez de farmácia normalmente apresentam positivo nessa época. Contudo, se apresentarem resultado negativo, não quer dizer que a mulher não esteja grávida, mas sim que está com pouco hormônio HCG naquele momento.
Nessa fase do desenvolvimento do feto, o ultrassom já identifica o saco gestacional, nome técnico do ambiente onde o bebê desenvolve-se em sua mãe.
Nesse momento, inicia-se o processo de desenvolvimento do crânio e da região caudal, que irá originar a coluna. O embrião alonga-se e passa a medir 5 mm. O sistema nervoso começa a crescer e a se espalhar pelo corpo.
No final da quinta semana as células cardíacas formam a base do coração e já começam a bater.
Como essa é a fase em que o bebê mais cresce, e de maneira muito rápida, esse é o período no qual a mãe sente dores com mais força. Sua barriga cresce rápido, sendo um dos principais motivos a formação da placenta, que ocorre na quarta semana.
É através da placenta que o embrião garante os maiores nutrientes, o que fomenta ainda mais o crescimento rápido. Esse desenvolvimento veloz causa mais enjoo e oscilação de humor na mãe, que fica com maior sensibilidade nos seios e com um cansaço maior.
Devido a formação da placenta, é a partir da quarta semana que as substâncias que a mãe ingere causam mais efeitos no bebê. O uso de drogas e álcool prejudica o desenvolvimento do feto. Isso ocorre devido às mudanças hormonais geradas no organismo da mãe.
É necessário que a mãe comece uma dieta saudável e corte todo o tipo de consumo de drogas e álcool.
No final do primeiro trimestre, o bebê já possui coração e crânio, definindo seu rostinho. Já possui ossos e cartilagem, podendo flexionar os braços. Seus órgãos genitais foram quase completamente desenvolvidos, e a placenta concluiu seu desenvolvimento.
Ao final do 3º mês, o feto mede cerca de 7,4 centímetros.
As melhores maneiras de saber se o bebê está se desenvolvendo bem, são os seguintes exames:
O segundo trimestre normalmente é a fase mais tranquila do desenvolvimento do feto e da gestação. A mãe deixa de sentir os principais sintomas negativos da gravidez e passa a ter mais disposição para fazer suas tarefas comuns.
O feto já desenvolveu grande parte dos seus órgãos mais básicos, como o coração e o pulmão, entrando na fase de desenvolvimento dos aspectos mais externos, como a audição e a visão.
Da quarta à vigésima sexta semana, o bebê completará sua formação. Após esse período, ele irá ganhar peso e crescer. As últimas semanas do segundo trimestre são o período de definição dos últimos detalhes do corpo do bebê, como o desenho dos olhos e das orelhas.
Nesse período o bebê consegue escutar os pais e irá lembrar de suas vozes. É o momento ideal para que os pais conversem com os filhos e apresentem boas músicas, esses fatores irão influenciar a vida do pequenino.
O bebê também começa a se movimentar, emocionando muitas mães.
Nesse período, os seios da mulher incham devido ao leite materno. Ela já está sendo preparada para alimentar o filho após seu nascimento. O desenvolvimento do leite gera alterações na pele da mulher, podendo gerar estrias.
No final da vigésima sexta semana de desenvolvimento do feto, já é possível descobrir o sexo do bebê através do ultrassom. Ele já começa a realizar movimentos respiratórios e a mexer suas mãos. Nessa fase, o bebê mede cerca de 30 cm e pesa 1 kg.
A partir da vigésima sétima semana, o cérebro do bebê começa a desenvolver-se em uma intensidade maior, consumindo mais nutrientes ainda. Neste início do terceiro trimestre, a mãe provavelmente comerá mais e sentirá dores nas costas, devido ao intenso crescimento do seu filho.
Nesse período, o corpo da mãe já está pronto para lidar com o filho fora de seu útero. Pode acontecer de o leite materno começar a vazar dos seios da mãe, o que não é preocupante se não acontecer em excesso.
Também pode acontecer de o filho pressionar ainda mais a bexiga da mãe devido ao seu crescimento, levando a mulher a ter que se preparar para frequentar o banheiro.
Já formado e preparado para nascer, o filho começa a se debater ainda mais dentro da mãe. Um dos principais motivos é que o bebê começou a enxergar e identificar mais sons, aumentando seus estímulos.
Nesse momento, o feto chega ao ápice de seu desenvolvimento intrauterino, apenas esperando para nascer e começar sua vida.
Todos os assinantes da BP Select possuem acesso exclusivo ao documentário Human Life.
O filme investiga o tema da vida humana e propõe que, mesmo em meio aos piores sofrimentos e dificuldades, a vida sempre vale a pena. Diante de uma cultura que não valoriza a vida humana, ganhando espaço até mesmo em políticas nacionais e globais, o documentário ganha ainda mais importância.
Temas como o dom da vida e o aborto, precisam ser levados ao maior número possível de pessoas.
Compartilhe esse documentário com sua família e amigos! A partir dessa produção, é possível evidenciar o valor da vida e, quem sabe, transformar pontos finais em pontos de partida.
E para que você já comece a se emocionar com algumas histórias sobre o valor da vida, a Brasil Paralelo criou e produziu um e-book especialmente para esse lançamento:
Obrigado pela Vida — bebês que desafiaram a medicina e sobreviveram mesmo com médicos recomentando o aborto.
Conheça emocionantes histórias em que famílias, mesmo diante dos piores cenários, não fecharam as portas à vida.
Assine agora a BP Select e tenha acesso ao documentário Human Life e muito mais:
Torne-se membro da Brasil Paralelo.
Compartilhe esse documentário com sua família e amigos. Com a sua ajuda, podemos compartilhar o valor da vida e, quem sabe, transformar pontos finais em pontos de partida.
Comente e compartilhe. Quem você acha que vai gostar de ler sobre o desenvolvimento do feto semana a semana?
A Brasil Paralelo é uma empresa independente. Conheça nossas produções gratuitas. Todas foram feitas para resgatar os bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP