As ONGs relataram o fechamento de clínicas, a interrupção de programas de assistência e cortes em iniciativas ligadas ao aborto após a implementação da "Regra da Mordaça Global", que impôs restrições ao financiamento de organizações internacionais que realizam ou promovem o aborto como método de planejamento familiar. Defendendo a medida, Donald Trump afirmou: "Os Estados Unidos não financiarão mais essa agenda."
Impacto em algumas das ONGs:
Diante dessa situação, as ONGs afetadas solicitaram à União Europeia um "financiamento de emergência" para manter seus programas de direitos humanos. Enfatizaram a necessidade de apoio financeiro para iniciativas reprodutivas e pautas relacionadas aos direitos LGBTQIA+.
A UE, por sua vez, manifestou apoio a organizações internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS), especialmente após ameaças de cortes de financiamento por parte dos EUA.
A decisão de Trump reflete uma mudança significativa na política externa dos EUA, priorizando interesses domésticos e redefinindo seu papel no apoio a causas internacionais.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP