Vladimir Putin assinou um decreto nesta segunda-feira, dia 19, em que promete facilitar a entrada de imigrantes que tentem escapar dos “ideais liberais do ocidente”.
O decreto promete que os imigrantes que apresentarem essa justificativa terão uma série de benefícios para conseguir residência temporária no país, como:
Para conseguir se classificar na nova categoria de imigrante, o interessado deverá assinar um documento em que rejeite formalmente as políticas de seu país, que:
“impõe às pessoas ideais neoliberais destrutivos, contrários aos valores morais e espirituais russos”.
Os valores tradicionais mencionados no decreto estão listados nas fundações da Política de Estado da Rússia nesse campo.
Alguns dos pontos listados pelo documento são:
O Ministério das Relações Exteriores de Putin ainda deve elaborar em breve uma lista de países que seriam responsáveis por impor ideologias progressistas a seus cidadãos.
A nova política de refúgio deve passar a valer a partir de setembro, com a emissão dos primeiros vistos de residência temporária para pessoas nessa condição.
O decreto foi idealizado após uma conversa entre Putin e uma estudante italiana de 23 anos, Irene Cecchini.
Durante um fórum, a universitária do Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscou (Mgimo) afirmou ser apaixonada pelos valores russos e perguntou sobre flexibilizar a imigração para pessoas que não se identifiquem com os valores progressistas do ocidente.
O posicionamento de Putin sobre os ideais liberais que se propagam cada vez mais pelo ocidente não é uma novidade.
Durante uma reunião dos BRICS no ano passado, por exemplo, o presidente afirmou que os projetos do bloco sofreriam com ataques de um “neo-liberalismo radical”, que estaria:
"... visando destruir os valores tradicionais que são muito queridos e importantes para todos nós. Estes incluem a instituição da família e o respeito pelas tradições nacionais e religiosas,"
O novo decreto é mais um capítulo da disputa ideológica e narrativa entre o governo russo e as potências ocidentais.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP