Donald Trump anunciou que pretende impor uma tarifa de 100% sobre os países do grupo BRICS, caso o grupo substitua o dólar nas transações comerciais.
Neste sábado, ele publicou em seu perfil na Truth Social:
“Os BRICS não têm nenhuma chance de substituir o dólar americano no comércio internacional, e qualquer país que tentar deve se despedir dos Estados Unidos”.
O post foi uma reação à proposta do BRICS de desenvolver uma moeda que diminua a dependência do dólar nas trocas comerciais internas.
Um dos principais defensores da ideia tem sido o Brasil. A nova moeda seria um importante reforço para o Banco dos Brics, cujo presidente é Dilma Rousseff.
O Brics
O BRICS é um grupo focado em cooperação econômica e política entre países emergentes. Recentemente, outros países também se juntaram ao bloco, ampliando sua influência global. Além do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que já faziam parte do grupo de países emergentes, desde janeiro, integram também Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos.
Até o momento, os membros do bloco, incluindo o Itamaraty, não se pronunciaram sobre a declaração de Trump.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, se manifestou. Durante a cúpula dos BRICS em outubro deste ano, acusou os Estados Unidos de “transformar o dólar em uma arma”.
“Não somos nós que evitamos usar o dólar. Mas se não nos permitem trabalhar com ele, o que mais podemos fazer? Somos obrigados a procurar alternativas.”
A Rússia é um dos principais países que defendem o desenvolvimento de uma nova moeda para a realização de transações comerciais internacionais.
Essa campanha se fortaleceu após a nação ter sido excluída do Swift, rede global de mensagens bancárias, depois de terem iniciado a guerra contra a Ucrânia.
Ao longo da semana, Trump afirmou que iria impor tarifas para realizar negócios com uma série de outros países, entre os quais Canadá e México, nações com as quais os Estados Unidos têm acordos comerciais.
No início da semana, Trump disse em sua rede social que, assim que assumir a presidência, irá impor tarifas de 25% sobre vários países. Os produtos chineses terão aumento de tarifas de 10%. Segundo o presidente, a China é incapaz de controlar produtos químicos utilizados na produção de fentanil.
Desde 2018, uma série de produtos chineses já pagam tarifas de 15% nos Estados Unidos desde 2018.
Produtos do México e do Canadá também irão pagar tarifas extras. De acordo com Trump, essas nações facilitarem a imigração ilegal e o aumento do uso de fentanil nos EUA. Atualmente, os Estados Unidos mantêm acordos de comércio com essas duas nações.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP