O Ex-Primeiro Ministro do Japão Shinzo Abe foi morto nesta sexta-feira (08/07/2022) enquanto discursava em Nara, cidade do oeste japonês. Mas quem é ele e por que isso é importante?
O ex-Primeiro Ministro marcou a vida política do seu país na última década e seguia sendo muito influente. Nesta sexta-feira, ele discursava em um comício político do Partido Liberal-Democrata (PLD) que governa o Japão.
O PLD é tido como o partido conservador e nacionalista do Japão.
Sua presença era um sinal de apoio à candidatura de Kei Saito. Por volta das 11h30, o assassino se aproximou por trás e disparou duas vezes contra Abe.
A motivação do ato é associada a questões políticas. Segundo informações da mídia local, a casa do atirador Tetsuya Yamagami foi vasculhada pela polícia e no local foram encontrados explosivos caseiros.
Abe se destacou politicamente por estabelecer uma nova política fiscal e por fortalecer a aliança nipo-americana. Ele e Donald Trump eram amigos bem próximos.
A Casa Branca condenou o ataque:
"Estamos monitorando de perto a situação e enviamos nossas condolências a família de Abe e ao povo do Japão".
O ex-presidente Donald Trump e o ex-vice presidente Mike Pence emitiram declarações a respeito do assassinato. Trump disse:
"Ele era um verdadeiro amigo e, muito mais importante, um verdadeiro amigo da América. Isso é um ataque fatal ao maravilhoso povo japonês que o amava e admirava muito. Estamos todos rezando por Shinzo e por sua bela família."
Mike Pence declarou em seu Twitter:
"@KarenPence e eu ficamos profundamente sentidos ao saber do assassinato do ex-Primeiro Ministro Shinzo Abe. Abe foi um líder respeitável do Japão e um aliado inquestionável dos Estados Unidos. Nos unimos às pessoas que rezam por este homem verdadeiramente bom e por sua família. Deus abençoe Shinzo Abe."
O caso também teve repercussão no Brasil. Para Adrilles Jorge, comentarista político da Joven Pam, o assassinato de Shinzo Abe é comparável à facada que Jair Bolsonaro sofreu em 2018. A motivação destes atos seria o ódio instigado em um cenário de forte polarização política, segundo o comentarista.
Enquanto proferia seu discurso, Abe foi baleado por um homem que estava na multidão.
Autoridades que acompanhavam o evento e prestaram atendimento a Abe alegaram que ele foi levado ao hospital inconsciente e sem demonstrar nenhum sinal vital após o atentado.
Shinzo Abe foi quem ocupou o posto de Primeiro Ministro do Japão por mais tempo, até sua renúncia há 2 anos. Pouco tempo após ter sido levado ao hospital, Abe foi declarado como morto.
O ex-Primeiro Ministro foi levado ao Nara Medical University Hospital já em condições críticas.
O jornal Washington Post noticiou:
"A mídia japonesa, citando informações dadas pela polícia local, descreveram o status de Abe como vítima de 'parada cardíaca', o termo é frequentemente usado no Japão antes de uma confirmação oficial de uma morte."
O atirador foi detido no local do atentado. O assassino alegou que estaria frustrado com o ex-Primeiro Ministro e que tinha intenções de matá-lo.
De acordo com fontes policiais citadas pela imprensa japonesa, o suspeito preso é um japonês de 41 anos chamado Tetsuya Yamagami.
De acordo com a imprensa, o atirador serviu por três anos na Força de Autodefesa Marítima Japonesa, a Marinha do país, até 2005. As informações são do Ministério da Defesa.
Ele teria fabricado sua própria arma de fogo - as restrições relativas à posse e porte de armas no Japão são extremamente rígidas.
Abe, um político de centro-direita, foi o Primeiro Ministro japonês com serviço mais longevo, desde a Segunda Guerra Mundial. Ocupando o posto de 2012 a 2020.
O atual Primeiro Ministro japonês Fumio Kishida declarou:
"Isto é um ato desprezível e bárbaro que ocorreu no meio de uma eleição que é a fundação da democracia e absolutamente não pode ser tolerado".
"Nós condenamos o ato com os termos mais severos e tomaremos todas as medidas possíveis para nos preparar para qualquer situação possível".
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP