O conflito entre Israel e Palestina perdura há mais de 70 anos. Desde a fundação do Estado judeu, sucessivas guerras aconteceram. Atualmente o país conta com defesas robustas para repelir ataques do Hamas provindo da Faixa de Gaza.
O cenário de guerra é constante, tendo se acentuado com a invasão e sequestros de terroristas em Israel no último sábado (7).
As raízes históricas do conflito remontam ao Império Romano. Já a fundação de Israel, um Estado Judeu no Oriente Médio tomado por árabes, envolve um plano do movimento sionista, no século XIX.
De um lado, há o Estado de Israel e do outro o Hamas. O grupo islâmico se considera uma força de resistência palestina e um movimento de justiça social. O Hamas radicalizou o conflito contra Israel. O grupo promoveu:
O objetivo principal do Hamas é recuperar as terras dominadas por Israel e eliminar o Estado judeu do Oriente Médio. O Hamas não reconhece o Estado de Israel.
As autoridades israelenses consideram o Hamas um grupo terrorista e os acusam de usar a população palestina, e até crianças, como escudo humano durante ataques. Bem como transformaram o território em uma base terrorista, impondo um reino de terror.
Para o Hamas e seus apoiadores, Israel expulsou seus antepassados de sua terra, trata os palestinos com violência e restringindo-lhes suprimentos básicos e construiu um muro em torno de seus territórios como uma espécie de regime de apartheid (segregação) moderno.
O jornalista palestino Mohammed Omer aponta que parte da população palestina não aprova os métodos do Hamas. Temem pelo risco de suas vidas enquanto civis comuns, em meio a um conflito que não causaram, e temem até pela vida das crianças.
O grupo é constantemente criticado por entidades internacionais pela forma como governa a Faixa de Gaza. O Conselho de Direitos Humanos da ONU apontou que o Hamas persegue críticos e opositores políticos, prende-os arbitrariamente e utiliza práticas de tortura.
Mesmo não defendendo o Hamas, a maior parte da população palestina é contra o Estado de Israel.
O conflito é repleto de nuances e questões complexas que precisam ser compreendidas.
Para compreender as origens do conflito que está impactando milhares de pessoas hoje, a Brasil Paralelo produziu um episódio do Insight BP, Qual a Origem do Conflito Entre Israel e Palestina?
Devido à importância do tema, o episódio está aberto gratuitamente no Youtube da Brasil Paralelo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP