Mujica revelou que seu câncer no esôfago já se espalhou por todo corpo e não tem mais a possibilidade de se recuperar:
“O câncer no esôfago está se espalhando em meu fígado. Não consigo impedir isso com nada. Por quê? Porque sou uma pessoa idosa e tenho duas doenças crônicas. Não posso passar por tratamento bioquímico ou cirurgia porque meu corpo não aguenta”.
O ex-presidente descobriu que tinha um tumor malígno em abril de 2024, quando foi fazer um check-up. Na época, os médicos tinham considerado a doença “controlável e até erradicável”.
Em novembro, o político teve uma cirurgia para colocar um stent, dispositivo metálico que alarga a passagem do esôfago permitindo a passagem da comida.
Depois de passar por 32 sessões de radioterapia, Mujica pediu aos médicos para não fazê-lo “sofrer às custas da família”, encerrando seu tratamento.
Seu tratamento era especialmente complicado por causa de uma doença crônica descoberta em 2021.
Naquele ano, o político teve que passar por uma cirurgia após uma espinha de peixe ter entalado no esôfago. Os médicos então descobriram uma grave úlcera na região.
Em sua última entrevista, concedida ao canal Búsqueda, o ex-presidente de 89 anos pediu para que a mídia o deixe em paz:
“O que eu peço é que me deixem em paz. Não me peçam mais entrevistas nem nada. Meu ciclo acabou. Sinceramente, estou morrendo. E o guerreiro tem direito ao seu descanso”.
Mujica tem vivido em seu sítio na zona rural de Montevidéu, onde recebeu alguns veículos de imprensa e aliados políticos.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP