Em 1991, o governo federal aprovou a Lei Rouanet com a justificativa de aprimorar a cultura nacional. Desde então, começava um intenso debate no Brasil: para uns, a medida ajudava no desenvolvimento humano do país; para outros, a medida era mais uma maneira velada do governo desviar dinheiro e favorecer suas ideologias.
Apoiadores da Lei Rouanet, como o ex-Ministro Gilberto Gil, afirmam que o mercado e a cultura brasileira são favorecidos pela Lei Rouanet, já que ela funciona através da isenção fiscal, não diretamente de investimento público;
Por outro lado, o ex-presidente Bolsonaro e outros críticos afirmam que a Lei Rouanet privilegia grupos ideológicos e facilita a corrupção no Brasil, utilizando dos escândalos do Ministério da Cultura para comprovar seu ponto.
Aos Amigos, a Lei é a nova produção original da Brasil Paralelo que traz o seguinte questionamento: afinal, a lei Rouanet democratiza a cultura no Brasil?
Veja um documentário inédito que revela os mecanismos do sistema, e mostra o que há por trás das leis de incentivo à cultura.
Reunimos mais de 25 entrevistados entre políticos, professores e escritores para nos ajudar a compreender os pontos positivos e negativos da Lei Rouanet.
Aproveite a promoção de pré-venda e garanta: 2 meses de desconto em qualquer plano da Brasil Paralelo e 30 dias de acesso grátis ao melhor plano da BP.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP