Mats Steen é a prova viva de que é possível fazer a diferença mesmo sem conseguir se movimentar direito. O norueguês tinha Distrofia Muscular de Duchenne, uma doença degenerativa que atrofia os músculos e deixa o paciente imóvel aos poucos.
Ele foi diagnosticado ainda criança, gerando em seus pais o medo de que ele tivesse uma vida sem sentido por causa disso.
Sua mãe, em especial, se sentia culpada pela condição de Mat. Isso porque a doença é hereditária e passada pela mãe apenas aos filhos do sexo masculino.
No entanto, seu filho encontrou uma forma de se conectar com as pessoas e deixar um legado de amor.
Mats nasceu em 1989. Era o filho mais velho de Robert e Trude Steen. Depois do diagnóstico, os pais procuraram melhorar sua qualidade de vida da melhor forma possível. Quando ele já não conseguia mais se mover, o casal o autorizou a passar mais tempo jogando videogame.
Apesar da preocupação com o excesso de telas do filho, os dois entendiam que era uma forma de ele passar um tempo de qualidade. Além disso, ele passou a escrever um blog sobre sua vida como portador de uma doença degenerativa.
Nos textos, falava sobre a beleza da vida e como é possível ver positividade mesmo em situações complexas.
O que seus pais não sabiam é que através do jogo, Mats mudou a vida de muitas pessoas e fez amigos ao redor do mundo.
Quando ainda era adolescente, Mats criou um avatar no jogo online e Real Playing Game (Jogo de realidade Jogo de Interpretação Real em português) World of Warcraft.
Lá dentro, tornou-se um detetive carismático que fez amizades e ajudou pessoas ao redor do mundo. Fez amigos, aconselhou pessoas por trás de outros avatares, e até mesmo arrumou namoradas.
Era inclusive conhecido por ser “mulherengo” na comunidade online.
Mats Steen conheceu sua primeira namorada virtualmente aos 17 anos. A moça morava em outro país. Os dois se relacionaram por um tempo, até ele se encantar com outras mulheres. Foto: Netflix - divulgação.
No entanto, sua família não fazia ideia de como ele mudou vidas de dentro de um quarto.
Quando Mats morreu em 2014, seus pais acessaram seu blog para noticiar sua partida. O casal deixou um email de contato, caso alguém quisesse dar-lhes as condolências.
A surpresa veio pouco depois, quando a caixa de entrada ficou lotada de mensagens de amigos virtuais de Mats consternados com sua morte. Uma delas pedia que cinco deles pudessem estar no velório, o que foi atendido pelos pais.
Em seu funeral, seu pai brincou que saber da habilidade do filho com as mulheres “o deixava um pouco orgulhoso”. A fala arrancou risos dos presentes, que lotaram a igreja onde a cerimônia aconteceu.
Robert, Trude e sua filha mais nova Mia então descobriram o legado de Mats. A história se transformou no documentário “A Extraordinária Vida de Ibelin" do diretor Benjamin Ree.
O filme retrata retrata a vida de Mats e a profundidade das relações que ele cultivou. Uma delas é uma mãe que não sabia como estar mais perto do filho.
Ela entrou no jogo em busca de respostas e encontrou Ibelin, que a aconselhou a usar a plataforma como um primeiro passo. Emocionada, conta como tudo mudou entre ela e seu filho depois disso.
Em suas palavras, os dois se reencontraram. Ela lembra que o primeiro abraço que deu em seu filho em anos foi dentro da realidade virtual. Aos poucos, essa conexão se estendeu para a vida real.
Outro jovem, contou à família como Mats o ajudou a superar a depressão e desejar sair de casa após 4 anos trancado em seu quarto.
“Para nós, era apenas um jogo, mas para Mats, era um espaço onde ele podia se conectar de verdade”, compartilham Robert e Trude Steen durante o filme.
A jornada de Mats Steen é um testemunho de como é possível deixar um legado no mundo mesmo em situações aparentemente sem saída.
Ele provou que barreiras podem ser superadas com criatividade, apoio, amor, boas ideias, valores e sentimentos. Uma história parecida é narrada no filme Oficina do Diabo, primeira ficção da Brasil Paralelo.
Na trama, Pedro precisa reencontrar sentido após não conseguir conquistar seus objetivos. No meio do caminho está Natan, um jovem demônio que busca desvirtuá-lo e levar sua alma para o inferno.
O filme estreia no dia 16 de janeiro exclusivamente na plataforma da Brasil Paralelo, com evento de lançamento online no Youtube.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP