O governo israelense quer um cessar-fogo no Líbano até a posse de Donald Trump, marcada para o final de janeiro.
A informação divulgada pelo Washington Post teria surgido após uma reunião entre um enviado israelense, Trump e seu genro Jared Kushner.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, confirmou ter conversado com Trump três vezes nos últimos dias, expressando otimismo sobre "grandes oportunidades para Israel num futuro próximo, especialmente quando se trata de paz."
Segundo a reportagem, o acordo de paz seria uma espécie de “presente” para a nova gestão americana:
“É quase certo que Israel dará a Trump algum tipo de ‘presente’, o que significa que haverá uma solução para o Líbano em Janeiro”
Em setembro, o governo israelese anunciou que o Hezbollah se tornou o principal alvo dos esforços israelenses.
O objetivo era garantir o retorno dos mais de 62 mil israelenses que se deslocaram por conta dos ataques com mísseis na região norte do país feitos pelo grupo terrorista para apoiar a luta do Hamas em Gaza.
Desde então, as Forças de defesa de Israel têm realizado bombardeios e incursões no país árabe, resultando em pesadas perdas para o grupo terrorista.
O possível acordo entre Israel e Líbano envolve a retirada do Hezbollah para trás do rio Litani, conforme já estipulado em acordos internacionais anteriores.
Israel busca manter o direito de ação contra o Hezbollah em território libanês quando necessário, uma condição que enfrenta forte resistência do governo libanês e do grupo terrorista.
Para entender uma questão complexa e importante como a guerra entre Israel e o Hamas, a Brasil Paralelo foi ao Oriente Médio, onde entrevistou intelectuais, militares e sobreviventes da guerra.
Mais de 4,6 milhões de pessoas já assistiram ao filme até hoje, 15 de novembro. Mais de 100 mil pessoas assistiram à estreia do documentário original no dia 7 de outubro.
Para assistir ao filme gratuitamente no YouTube, clique no link abaixo:
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
LINK BLACK FRIDAY
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP