O aiatolá Ali Khamenei, número 1 do Irã, transmitiu hoje uma mensagem sobre a guerra entre Israel, Hamas e o Hezbollah.
Na rede social X, antigo Twitter, postou:
Publicação do Aiatolá Ali Khomenei, obtida por um correspondente internacional da Brasil Paralelo. Imagem: X, antigo Twitter.
“Com a ajuda de Deus, os golpes da frente rebelde se tornar-se-ão mais fortes e mais doloriosos sobre o corpo desgastado e apodrecido do regime sionista”, afirmou às 20h40, no dia 1º de outubro de 2024, horário local.
Desde ontem, o Irã vem lançando bombas contra Israel como resposta aos atentados que aniquilaram alguns dos principais líderes terroristas do Hamas e do Hezbollah em todo o mundo.
Entre eles, estava Sayyid Nassan Nasrallah, secretário-geral, conhecido como “o rosto| do Hezbollah”.
Em From the River to the Sea, a Brasil Paralelo investiga as origens e atual situação da guerra entre Israel e grupos palestinos. Assista gratuitamente aqui.
Sayyid Ali Hosseini Khamenei é o mais importante líder religioso e político do Irã na atualidade.
Ocupa o cargo desde 1989, após a morte do Aiatolá Khomeini.
Khamenei também foi presidente do Irã de 1981 a 1989. É conhecido por ser o chefe de Estado há mais tempo no poder no Oriente Médio e o segundo líder com mais tempo na chefia do Irã no século XX, atrás apenas do Xá Mohammed Reza Pahlavi.
Nasceu em uma família de clérigos em Mexede, em 1939.
Khamenei se dedicou à religião desde jovem, tendo estudado no Seminário de Qom. Antes da Revolução Iraniana, foi preso seis vezes por protestar contra o Xá Mohammad Reza Pahlavi e passou três anos no exílio. Durante a revolução, sobreviveu a uma tentativa de assassinato que deixou seu braço direito paralisado.
Ele pode decretar leis e tomar decisões finais em áreas como economia, meio ambiente e política externa.
Como líder do Conselho dos Guardiães, pode vetar candidatos aos cargos mais importantes do país e também leis e regulamentos.
Seu governo enfrentou vários protestos e greves, e muitos críticos foram julgados e punidos severamente.
Apesar de ter emitido uma fátua em 2003 proibindo armas de destruição em massa, a comunidade internacional ainda suspeita do programa nuclear iraniano.
A liderança que pratica costuma ser descrita como autocrática e ditatorial.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP