O debate dos candidatos organizado pela TV Cultura na noite de domingo, 15 de setembro, foi marcado pelo tom combativo.
A maior polêmica ocorreu em torno da agressão do apresentador José Luiz Datena ao empresário Pablo Marçal. Após ser chamado de “arregão”, Datena partiu para cima de Marçal com uma cadeira nas mãos.
Em entrevista após o ocorrido, o apresentador afirmou que cometeu um erro ao agredir Pablo Marçal:
“Perdi a cabeça”.
Também comentou vários momentos polêmicos do debate.
Datena afirmou que recebeu uma mensagem em que Marçal lhe pedia perdão várias vezes por acusações feitas a ele e aos outros candidatos, mas principalmente a ele:“[Marçal] Disse que a gente parecia animais expostos em um zoológico. E que a partir dali, propunha que a coisa fosse civilizada dentro do processo democrático”. Afirmou que chegou a duvidar de que o texto tivesse sido, de fato, escrito por Marçal, pois estava com nível de qualidade bem alto. Segundo Datena, depois desta ocasião, o assessor do ex-coach, Wilson, havia ligado para ele propondo um café antes do debate, que ele tinha recusado:“Recusei e disse que ele Marçal teria de provar que o debate teria um nível legal”, afirmou.
O apresentador também fez referência ao processo movido pela jornalista Bruna Drews em 2019. No debate, Marçal citou ação: “Veio me agredir com processo que já foi arquivado. Nem chegou a ser registrado pela polícia. A pessoa que me acusou pediu desculpas registradas em cartório. Depois disse que foi pressionada, jamais foi. Isso foi um processo contra a Bandeirantes [ grupo Bandeirantes de Comunicação] e eu fui chamado à lide do processo. Essa pessoa pediu R$500 mil à Bandeirantes e perdeu o processo que, no caso, era trabalhista.”Chamou também a atenção para o trabalho que faz em defesa da mulher:“Não tem ninguém que defenda a mulher como eu. Tenho o maior respeito pelas mulheres do Brasil”. Datena lamentou o fato de poucos veículos de imprensa terem publicado a retratação da jornalista. Ressaltou também os prejuízos que essa situação causaram à sua família:“Durante este período a minha sogra, que não estava bem, sofreu três AVCs, porque recebe uma acusação dessa dentro da família e fica incólume. Depois dessas três AVCs, ela morreu”. Ao longo de toda a entrevista, descatou que as acusações foram injustas:m “Não devia e não devo. Jamais cometeria uma atrocidade dessas contra uma mulher”, afirmou.
Uma das jornalistas perguntou então se Datena se arrependia de ter “dado uma cadeirada”em Pablo Marçal: “A partir daquele momento em que me senti agredido ali, eu vi a figura da minha sogra que, repito, morreu por causa disso. Infelizmente, eu perdi a cabeça. Deveria ter perdido?Acredito que não!Deveria simplesmente ter saído do debate e ido embora pra casa. Teria sido muito melhor. Mas do mesmo jeito que eu choro com a reação humana, essa foi uma reação humana que eu não pude conter.”O apresentador ressaltou que aqueles momentos, os piores que viveu em sua vida, voltaram a sua mente e que perdeu o controle:“Estou errado? Estou! Mas perdia a cabeça”. Ao ser questionado se pretende manter sua candidatura, Datena reafirmou seu compromisso de levar a candidatura até o fim: “É uma decisão do partido, mas minha intenção é prosseguir até o fim”, disse.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP