Um vídeo divulgado pela Marinha no X foi visto por internautas como uma indireta ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
O vídeo intercala cenas de militares participando de treinamentos pesados enquanto civis levam uma vida pacata, aproveitando a família, curtindo festas, praticando esportes e jogando videogames.
Ao final, uma marinheira que está trabalhando no navio olha para a câmera e questiona: “Privilégio? Vem para a marinha”.
A mensagem parece ser uma indireta ao plano de corte de gastos anunciado por Haddad na semana passada.
Uma das medidas propostas inclui alterar benefícios de militares, principalmente ligados à aposentadoria.
O governo pretende extinguir a morte ficta, norma que determina que militares expulsos da corporação ou condenados na Justiça ganhem previdência similar aos casos de morte.
A transferência de pensão também pode deixar de existir, a medida é exclusiva para a carreira militar. Um membro das Forças Armadas têm o direito de passar sua aposentadoria para um filho menor de idade, inválido ou para filha mulher solteira.
O governo também quer estabelecer a idade mínima de 55 anos para ter acesso à aposentadoria. Atualmente o único parâmetro é o cumprimento de 35 anos de serviço.
Além disso, a categoria vai passar a contribuir com 3,5% da remuneração para o fundo de saúde.
A publicação foi pensada como forma de homenagear os membros da Marinha e fuzileiros navais em dezembro, como diz a legenda da publicação:
“Ao chegarmos em dezembro, homenageamos os Marinheiros e Fuzileiros, que abdicam de suas famílias e dos momentos de lazer para proteger as riquezas do Brasil no mar.”
Para conhecer a história das Forças Armadas e o passado militar do país, a Brasil Paralelo fez uma produção original chamada Amada e Ultrajada.
A obra está dividida em três episódios:
Assista ao primeiro episódio gratuitamente abaixo:
Assine o serviço de streaming da Brasil Paralelo para assistir aos outros episódios da série, além de ter acesso a todas as produções originais, certificados, filmes e séries selecionados.
Clique no link abaixo e aperte o play sem medo:
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
LINK BLACK FRIDAY
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP