Durante um comício ontem, 17 de outubro, Lula afirmou que "ninguém foi mais de esquerda que Jesus Cristo". O presidente fazia campanha para Caetano, candidato do PT à prefeitura de Camaçari, cidade baiana a cerca de 50 km de Salvador.
Lula destacou a escolha de uma mulher negra como vice na chapa, elogiando a decisão do companheiro de partido. Pastora Déa, filiada ao PSB, partido aliado, foi mencionada como um exemplo importante de inclusão religiosa na campanha.
“[Não] tem nada mais extraordinário do que essa união de dois partidos de esquerda. A gente não tem medo de dizer que somos de esquerda, porque ninguém foi mais de esquerda do que Jesus Cristo. Ninguém brigou mais pelos pobres do que Jesus Cristo. É exatamente por brigar pelos pobres, de cuidar dos doentes, de atender os mais necessitados, que os ricos da época mandaram crucificar Jesus Cristo. Mandaram ressuscitá-lo. E nós não podemos esquecer isso, porque não é nenhum granfino, porque pobre só é lembrado por eles em de eleição. Depois das eleições é tchau tchau para o povo pobre deste país”, disse para a multidão.
Confira o vídeo:
Durante o discurso, Lula também citou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ), alegando que ele não acredita em Deus.
“A gente não pode cometer o erro de 2018, quando em vez de votar no companheiro com a qualidade do [Fernando] Haddad, votou numa coisa que ninguém conhecia a não ser por contar mentiras e pregar o ódio. Inventou até ser evangélico. Ele não acredita em Deus e não acredita em Deus porque o comportamento dele é de quem não acredita”.
Após suas falas, Lula foi ovacionado pela multidão presente. Nas redes sociais, militantes aplaudiram o pronunciamento.
“Lula, o melhor presidente, mais uma vez tem razão. Jesus Cristo pregava justiça social”, escreveu @fafibarbosa.
Por outro lado, o deputado estadual da Bahia, Leandro de Jesus (PL), repudiou a declaração. Em sua conta no X, afirmou que o “espírito do engano, de destruição e maldade” habita em Lula.
“Ele não tem vergonha de usar o nome de Jesus com mentiras para promover os seus. É absurdo e repugnante”.
Já o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil - SP) afirmou na mesma rede social que “quem conhece a trajetória de Jesus sabe que Ele não pode ser politizado”.
As declarações de Lula no comício em Camaçari dividiram opiniões. Enquanto apoiadores aplaudiram suas palavras, críticos repudiaram o uso da religião no discurso político.
Nas redes sociais, militantes disseram que o presidente tem razão e que o amam. Em contrapartida, opositores chamaram a atitude de “absurda e repugnante”.
Resta saber qual será o impacto dessa fala não apenas na campanha de Caetano, candidato do PT à prefeitura de Camaçari, mas também na de outros membros do partido em todo o país.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP