Xi Jinping e Vladimir Putin se encontraram no Uzbequistão para discutir os novos direcionamentos da Organização de Cooperação de Xangai, um grupo criado para discutir assuntos relativos à segurança da Eurásia.
Os presidentes manifestaram apoio diplomático entre suas nações e apresentaram suas visões sobre o futuro do mundo. Em um discurso durante o evento, Xi Jinping afirmou:
“Diante das colossais mudanças de nosso tempo em escala global, sem precedentes na história de nosso tempo, estamos prontos com nossos colegas russos para dar o exemplo de uma potência mundial responsável e desempenhar um papel de liderança na colocação de um mundo em mudança em um caminho de desenvolvimento sustentável e positivo”.
Putin seguiu a mesma linha, dizendo:
“Juntos defendemos a formação de uma ordem mundial justa, democrática e multipolar baseada no direito internacional, e não em algumas regras que alguém criou e está tentando impor a outros, sem sequer explicar o que é”.
O presidente da Rússia também elogiou a postura diplomática da China perante a “operação especial russa” na Ucrânia.
Os dois países ainda promoveram exercícios militares em conjunto. Antes da reunião diplomática, a marinha russa e a marinha chinesa promoveram uma exibição.
Há décadas China e Rússia disputam com os Estados Unidos a liderança da política global. Os dois países têm cada vez mais sucesso, enquanto os EUA passam por dificuldades para manter sua posição.
Uma nova Guerra Fria está acontecendo? O que acontecerá com o mundo se a China e a Rússia assumirem o protagonismo político?
Buscando analisar as consequências dessa disputa política internacional, a Brasil Paralelo elaborou o seu primeiro documentário internacional: O Fim das Nações.
Toque na imagem abaixo para assistir o documentário.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP