Uma música polêmica foi a grande vencedora do prêmio de Canção do Ano no Grammy Awards 2025. Em Not Like Us, Kendrick Lamar acusa o rapper Drake de pedofilia.
A cerimônia ocorreu na madrugada desta segunda-feira, 3 de fevereiro, na Crypto.com Arena, em Los Angeles.
Além disso, a música também venceu em outras quatro categorias: Gravação do Ano, Melhor Canção de Rap, Melhor Performance de Rap e Melhor Vídeo Musical. A música vencedora do Grammy é fruto de um embate entre Drake e Kendrick Lamar, em que ambos se acusam mutuamente.
Quer saber as últimas novidades do mundo da arte e da cultura? Com o Resumo BP, a newsletter da Brasil Paralelo, você terá acesso a notícias de qualidade, que vão desde política e atualidades até educação, notícias internacionais, economia e muito mais. Está em busca de informações imparciais com a curadoria da Brasil Paralelo? Clique aqui e descubra o Resumo BP.
Em várias letras de músicas, Kendrick afirmou que Drake era um pedófilo, agressor sexual e envolvido em práticas de apropriação cultural. Drake retrucou, alegando que Kendrick tinha histórico de violência contra a própria esposa e não era o pai biológico de seus filhos.
O conflito se estendeu de 2022 a 2024 e resultou em nove músicas: Like That, Push Ups, Taylor Made Freestyle, Euphoria, 6:16 in LA, Family Matters, Meet the Grahams, Not Like Us e The Heart Part 6.
A disputa impactou toda a indústria do rap. Para Kendrik, Drake simbolizava que existe de pior: um rap sem identidade, vendido à indústria, que carecia de princípios sólidos. Por isso, passou a se empenhar em revelar o que considerava o “verdadeiro Drake”.
Drake, por sua vez, acusava Kendrick de ser um “enganador”, “sinalizador de virtudes e falso ativista”, que embora abordasse questões sociais, na verdade, era desonesto.
O conflito entre os dois artistas chegou aos tribunais. Drake moveu um processo contra a gravadora Universal e o Spotify, acusando as empresas de inflar artificialmente o público da música Not Like Us, de Kendrik De acordo com a ação judicial, teriam sido utilizados robôs para impulsionar os números de audições, além de esquemas corruptos para promover a canção. O texto do processo afirma que "a Universal lançou uma campanha para manipular e saturar os serviços de streaming e as ondas de rádio".
Ambos estão entre os mais prestigiados rappers da atualidade e lutam pela supremacia no gênero.Você se interessa por música? A Brasil Paralelo realizou uma investigação profunda sobre a história da música, da antiguidade aos dias de hoje. Clique aqui e assista gratuitamente.
Queen B foi a grande estrela da noite. Na cerimônia deste domingo, 2 de janeiro, o álbum Cowboy Carter foi o grande vencedor do prêmio Álbum do Ano no 67º Grammy Awards 2025.
Ao receber o prêmio, a cantora disse que “se sente completa e extremamente honrada". Afinal, foram muitos anos”. A cantora também agradeceu "aos Grammys, a cada compositor, a cada colaborador, a cada produtor, por todo o trabalho árduo".Apesar de ser a primeira vitória da artista na categoria Álbum do Ano, foi sua quinta indicação. Anteriormente, já havia perdido o prêmio por álbuns de grande sucesso, como Renaissance (2023), Lemonade (2017), Beyoncé (2015) e I Am… Sasha Fierce (2010).
A artista é a recordista em indicações ao Oscar, somando 99 nomeações. Ela já havia levado para casa 32 “gramofones, porém nenhum na categoria mais importante do Grammy. Este ano, recebeu 11 indicações, empatando o recordista histórico Michael Jackson com a música Thriller.
Primeiro disco de Beyoncé no gênero country, Cowboy Carter foi lançado em março de 2024 e inclui 27 músicas, entre as quais "Texas Hold 'Em”, que concorreu como “Canção do Ano” e colocou a cantora nas paradas de música country dos Estados Unidos.
Após ter disputado o Grammy de 2023 como candidata a Melhor Artista Revelação, Anitta perdeu o prêmio de Melhor Álbum de Pop Latino para Shakira.
A brasileira estava na disputa com seu álbum Funk Generation, mas Shakira levou o troféu com Las Mujeres Ya No Lloran. A brasileira optou por não ir à cerimônia realizada em Los Angeles, nos EUA, neste domingo, 2 de fevereiro, permanecendo no Brasil para cumprir sua agenda de apresentações. Conheça a lista completa de vencedores
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP