Com informações do jornalista Ben Hubbard, do The New York Times.
O veterano vice-líder da organização assume o posto após a morte de Hassan Nasrallah, que foi morto em ataques aéreos israelenses ao sul de Beirute no mês passado.
A ascensão de Qassem acontece durante o conflito mais intenso do grupo com Israel desde sua criação nos anos 1980. Este período turbulento é um dos temas tratados no filme From the River to The Sea, uma produção original da Brasil Paralelo.
Nos últimos meses, Israel desferiu golpes significativos à liderança do Hezbollah, eliminando não apenas Nasrallah, mas também seu provável sucessor, Hashem Safieddine, além de diversos outros comandantes e membros da organização.
Segundo comunicado oficial, Qassem, que está na casa dos 70 anos, foi escolhido pelo Conselho da Shura, principal órgão decisório do grupo. Ele herda uma organização enfrentando desafios sem precedentes: Israel está determinado a desmantelar o grupo, recuperar reféns na Faixa de Gaza e destruir sua infraestrutura militar na fronteira Líbano-Israel, tendo já neutralizado diversos túneis, bunkers e arsenais estratégicos.
Até o momento, a guerra entre Israel e as milícias terroristas palestinas já foram responsáveis pela morte de mais de 42.000 pessoas, de acordo com a revista The Lancet.
Desde a morte de Nasrallah, Qassem tem sido a voz mais proeminente do Hezbollah, aparecendo em mensagens gravadas de locais não revelados. Embora sinalize abertura para soluções diplomáticas, ele deverá manter a linha dura do grupo, garantindo que seus combatentes estejam preparados para enfrentar qualquer incursão israelense no sul do Líbano.
"Estamos prontos para qualquer cenário, incluindo uma invasão terrestre israelense", declarou no mês passado. "Nossas forças de resistência estão preparadas para o confronto direto."
O grupo intensificou seus ataques contra posições israelenses em apoio ao Hamas em Gaza, após o ataque de 7 de outubro do ano passado no sul de Israel.
A escalada do conflito no último mês resultou em pesadas baixas entre seus líderes e combatentes, ameaçando arrastar o Líbano para um conflito mais amplo.
Como novo líder, Qassem terá papel decisivo nas negociações de trégua, precisando decidir se o Hezbollah aceitará um cessar-fogo independente para o Líbano, desvinculado da situação em Gaza. Até agora, o grupo mantém que só interromperá as hostilidades quando cessarem os ataques israelenses à Gaza.
Nascido em 1953 em Beirute, Qassem está no Hezbollah desde sua fundação, apoiada pelo Irã, no início dos anos 1980. Em 1991, foi nomeado vice-líder sob o comando de Abbas al-Musawi. Após o assassinato de al-Musawi por Israel em 1992, Nasrallah assumiu a liderança, mantendo Qassem como vice. Embora respeitado, Qassem nunca alcançou o mesmo carisma e influência de Nasrallah entre os apoiadores do grupo no Líbano e no Oriente Médio.
Em 2018, o Departamento do Tesouro dos EUA impôs sanções a Qassem por seu papel no Hezbollah, organização considerada terrorista por Israel, Estados Unidos e diversos outros países.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP