O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) apresentou um projeto de lei apelidado de “Véio da Havan”. O objetivo do PL 177/2025 é responsabilizar os envolvidos no apoio e financiamento de tentativas de golpe de Estado.
Segundo a proposta, empresas que apoiarem ou financiarem tentativas de golpe de estado estarão proibidas de participar de licitações e de firmarem contratos com a Administração Pública pelo período de até 20 anos.
Guilherme Boulos, líder do PSOL, mencionou o empresário Luciano Hang como alvo de um projeto para combater o que ele caracteriza como "golpismo bolsonarista".
"O caso do Veio da Havan serve como exemplo claro do tipo de atividade que queremos combater, daí a escolha do nome para o projeto".
Tem interesse em entender política? Em O Teatro das Tesouras, a Brasil Paralelo faz uma investigação profunda sobre a história política brasileira. Clique aqui e confira.
Segundo Boulos, Mauro Cid citou Hang como parte de um grupo de empresários que teria incentivado Jair Bolsonaro a executar um projeto de golpe de Estado, após as eleições de 2022.
Hang se manifestou. Classificou as alegações de Boulos como infundadas e disse que nunca atentou contra o Estado democrático de direito. Além disso, negou qualquer participação em licitações públicas e criticou o fato de Boulos ocupar um cargo de deputado federal.
Mauro Cid também relatou que Hang participou de uma reunião a favor de ações contra a posse de Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrida uma semana após sua vitória.
O PL será submetido à votação na Câmara dos Deputados e, caso aprovado, seguirá para o Senado Federal. Se também for aprovado no Senado, ainda precisará ser sancionado pelo presidente da República.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP