Um confronto entre policiais militares e criminosos no Complexo de Israel, Zona Norte do Rio, resultou em três mortos e três feridos nesta quinta-feira (24).
O tiroteio ocorreu enquanto policiais militares realizavam uma operação nas comunidades de Cidade Alta, Cinco Bocas e Pica-pau.
O objetivo da incurção era combater criminosos responsáveis por roubo de cargas e carros na região.
Os policiais foram recebidos com uma forte resistência, bandidos atearam fogo em carros para servirem de barricada e dispararam com armamentos pesados.
A porta-voz da Polícia Militar carioca, tenente-coronel Cláudia Moraes, comentou o evento:
“As tropas enfrentaram forte resistência dos criminosos e dificuldade de avanço no terreno por causa das valas que eles cavam. Há relatos de que criminosos, na tentativa de fugir, saíram atirando e por isso houve a necessidade de interrupção do fluxo da Avenida Brasil e dos ramais da Supervia”.
Motoristas e passageiros do transporte público ficaram presos em meio ao fogo cruzado e seis pessoas foram baleadas.
Três dos atingidos faleceram por causa de ferimentos na cabeça, um deles morreu no local.
Por causa do incidente, a Avenida Brasil foi interditada por duas horas e o transporte público da cidade enfrentou uma série de dificuldades.
A prefeitura também acionou o Estágio 2, quando há um acontecimento impactante que corre o risco de piorar, a escala vai até 5.
Segundo o Centro de Operações do Rio de Janeiro, “ainda não há impactos na rotina da cidade, mas os cidadãos devem se manter alertas”.
Além disso, 17 escolas tiveram que ser fechadas, assim como dois Centros Municipais de Saúde e uma Clínica da Família.
O Complexo de Israel é composto por cinco favelas na Zona Norte do Rio:
A região é dominada por Álvaro Malaquias Santa Rosa, conhecido no mundo do crime como Peixão.
O traficante é membro da facção Terceiro Comando Puro (TCP), a segunda maior do estado, atrás apenas do Comando Vermelho (CV).
A liderança de Peixão vinculou o poder paralelo do Complexo a um discurso religioso. Bandeiras de Israel foram desenhadas por todas as partes, assim como passagens bíblicas.
O criminoso e seu bando, que aderiram ao nome Tropa de Aarão, expulsaram todos os terreiros de umbanda da região e proibiram a circulação de imagens católicas.
O tiroteio é mais um episódio de violência que mostra a impotência do Estado brasileiro diante do poder paralelo das grandes facções criminosas.
A Brasil Paralelo explorou a crise de segurança do país na produção original Entre Lobos.
O filme reúne depoimentos de mais de 50 especialistas em segurança pública e de membros das forças de segurança mais importantes do país, como:
O documentário está disponível na plataforma de streaming da Brasil Paralelo, clique no link abaixo e tenha acesso a todas as produções originais, além de diversos filmes e séries com 50% de desconto.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP