Nesta segunda-feira, a Polícia Federal cumpriu 7 mandados de busca contra possíveis suspeitos do caso do assassinato da vereadora Marielle Franco. Em coletiva de imprensa, o Ministro da Justiça Flávio Dino comentou o caso:
"Tivemos a colaboração premiada do senhor Elcio, ele confirma sua própria participação, a de Ronnie Lessa, e traz os elementos relativos ao senhor Maxwell".
Elcio de Queiroz foi o motorista de Ronnie Lessa, atirador que executou Marielle Franco no dia 14 de março de 2018.
Em ano de eleição, a vereadora Marielle Franco foi assassinada a tiros quando voltava de um evento para casa. Milicianos e políticos são apontados como os possíveis responsáveis pelo crime.
Existem 4 teorias que buscam explicar quem mandou matar Marielle. Os responsáveis pela execução do crime, Ronnie Lessa e Elcio de Queiroz seguem presos, mas os assassinos nunca revelaram os mandantes.
No dia 14 de março de 2018, a vereadora do Psol (Partido Socialismo e Liberdade) Marielle Franco mediava um debate no Rio de Janeiro na Lapa, na Casa das Pretas. A conversa foi promovida pelo Psol e tinha como tema “Jovens Negras Movendo Estruturas”.
O evento estava marcado para às 18h, mas a vereadora chegou às 18h40. Meia hora depois, um carro Chevrolet Cobalt, veículo que usava placa clonada, estaciona próximo à casa.
Ao final do evento, às 21 horas, Marielle entra em um carro Chevrolet Agile junto de sua assessora Fernanda Chaves, dirigido por Anderson Gomes.
Meia hora depois o carro da vereadora entra na rua Joaquim Palhares, o Cobalt emparelha com o Agile e do banco de trás um atirador dispara 13 vezes contra o carro da vereadora.
Marielle foi atingida por 4 tiros na cabeça e Anderson foi alvejado por 3 tiros nas costas. A munição que atingiu o veículo foi a de 9mm, calibre utilizado exclusivamente pela polícia e pelo exército. A arma utilizada foi a submetralhadora MP5.
Uma das principais motivações da morte de Marielle Franco era o fato de que ela foi braço direito do deputado Marcelo Freixo na CPI que condenou diversos políticos e policiais do Rio de Janeiro ligados aos milicianos.
Uma vez que atingir Freixo era quase impossível, a principal retaliação foi assassinar sua assessora.
“Existe uma máfia organizada que pretende atingir o Psol, o principal alvo seria o Freixo, a figura mais proeminente do partido. Eu disse isso numa matéria para a Folha de S. Paulo, o próprio Freixo é protegido por uma equipe de 4 policiais experientes, armados com fuzis, num carro blindado.
Uma ação para tentar matar o Freixo nas ruas do Rio de Janeiro seria uma ação com no mínimo 15, 20 bandidos, iria parar uma avenida, uma ação de extrema violência. Matar o Freixo seria muito difícil.
Eu disse para a Folha de S. Paulo no dia seguinte da morte da Marielle que, possivelmente, o alvo era o Freixo, mas no fim escolheram um alvo de oportunidade.
‘Não podemos pegar o Freixo, então vamos pegar alguém para dar o recado’. Essa era a percepção de muitos policiais que eu conversei e até membros do Ministério Público”, afirmou Rodrigo Pimentel, ex-comandante do Bope e especialista em segurança pública.
Sete meses após o começo das investigações uma denúncia anônima fez com que a polícia chegasse ao nome de Ronnie Lessa. Sargento reformado e ex-Bope, Lessa era conhecido por ser um assassino de aluguel e exímio atirador.
Em sua casa foram apreendidos 117 fuzis, além de terem encontrado em suas pesquisas informações sobre a arma MP5, modelo usado contra Marielle.
A denúncia também informou o nome de Elcio de Queiroz, ex-policial afastado por envolvimento com milicianos.
Com os executores do crime presos, as investigações se dedicaram a buscar os financiadores da operação e as motivações por trás do crime. As 4 principais teorias são:
As investigações sobre os executores parecem ter chegado ao fim, mas a pergunta persiste: Quem Mandou Matar Marielle Franco?
Assista agora a esse episódio do Investigação Paralela, a equipe de investigadores da BP explica todas as teorias e detalha tudo o que se sabe sobre o caso.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP