Um vídeo do economista e deputado estadual do partido Novo-SP viralizou ao gravar um vídeo explicando por que é contra a proposta que proíbe a escala 6X1 e implementa o regime 4x3.
Já no início do vídeo, Leonardo Siqueira afirmou que seria muito mais fácil concordar com a proposta. No entanto, não é possível ignorar as consequências econômicas de reduzir a jornada de trabalho sem reduzir os salários.
Ele afirmou que se “a força de trabalho diminuir, o custo de operação aumentará para as empresas”.
Quando isso ocorre, três coisas podem acontecer:
Siqueira usou a PEC das domésticas aprovada em 2013 para argumentar o seu ponto de vista:
“O governo Dilma Rousseff aprovou a PEC das domésticas, que prometia aumentar salários e garantir direitos. Passados dez anos, a informalidade saltou de 68% para 75%. Quem sofreu foram as trabalhadoras”.
A escala 6x1 foi um dos temas do Cartas na Mesa da última segunda-feira, 11 de novembro. Cientistas políticos analisaram o possível impacto da lei na economia. Assista gratuitamente:
No vídeo no Instagram, Siqueira destacou uma pesquisa de PhD em Economia que analisa os efeitos negativos de uma mudança semelhante em Portugal.
Em 1996, o governo português reduziu a jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais.
A alteração causou inicialmente uma queda na produtividade das empresas, o que levou à redução da produção. Como consequência, muitas enfrentaram uma queda nas vendas. Com recursos reduzidos, o desemprego aumentou.
Leo Siqueira também criticou políticos que apoiaram a proposta. Classificou como uma medida populista, que ignora as reais consequências da medida para os trabalhadores. Isso inclui o risco aos empregos e a desvalorização dos salários, especialmente em um cenário econômico marcado pela inflação.
Siqueira apontou considerar fundamental que as decisões políticas considerem o impacto sobre a vida dos trabalhadores e a saúde da economia.
No caso da redução da jornada de trabalho, a solução seria investir em tecnologia e fazer a transição de forma sustentável, como aconteceu em outros países:
“Esses países conseguiram não através da caneta ou do populismo político. Investiram em tecnologia, máquinas e equipamentos. Foi acabando com a burocracia e aumentando a produtividade”.
Siqueira afirmou entender o lado dos que apoiam a medida. No entanto, explica que apoiar não muda as consequências:
“Enganar as pessoas com palavras bonitas é fácil, mas enfrentar a realidade com responsabilidade e coragem exige compromisso. É pela abundância de populistas e a escassez de líderes corajosos que fazem o que precisa ser feito para melhorar a vida das pessoas que o nosso país continua pobre”.
O parlamentar encerrou seu depoimento falando sobre a necessidade de se fazer escolhas difíceis em prol do bem comum.
Assista ao vídeo na íntegra:
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP