No segundo dia da cúpula do clima da ONU, a COP 27 do Egito, o secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu aos países signatários da ONU que intensifiquem seu trabalho para reduzir as emissões de gases de efeito estufa ao redor do mundo.
Segundo ele:
“Estamos na luta de nossas vidas. E estamos perdendo. As emissões de gases de efeito estufa continuam crescendo. As temperaturas globais continuam subindo. E nosso planeta está se aproximando rapidamente de pontos de inflexão que tornarão o caos climático irreversível”, afirmou o chefe da ONU.
Estamos em uma estrada no caminho para o inferno climático com o pé no acelerador".
O discurso do secretário veio no contexto do relatório divulgado pela ONU no dia 26/10/2022. Segundo a organização, os países ainda precisam intensificar a redução de gás carbônico para evitar que a Terra se aqueça até um nível danoso para a população mundial.
Macron também se manifestou na COP 27 dizendo:
"Estados Unidos e China devem responder a este desafio, já que os europeus são os únicos que pagam".
Para o líder francês, a França e a Europa estão no caminho correto para a redução de emissões. Mas, segundo ele, os grandes países emergentes "têm que abandonar rapidamente" o carvão como fonte de energia.
Não é a primeira vez que há alarde sobre problemas ambientais colocando a humanidade em risco. Quando o assunto é meio ambiente, é comum surgirem dados inflados de diferentes lados, além de notícias desatualizadas ou imprecisas. Confira alguns exemplos:
Os professores Ricardo Felício, Richard Lindzen, David Deming e Luiz Carlos Molion e outros mostram que não há unanimidade ou consenso sobre o modo como o papel do homem impacta nas alterações climáticas.
Para entender o assunto, a Brasil Paralelo reuniu um time de especialistas e pesquisadores e lançou o documentário Cortina de Fumaça. O longa analisa o que está por trás das constantes desinformações divulgadas por parte do movimento ambientalista.
Nomes como Patrick Moore (co-fundador do Greenpeace), Aldo Rebelo (relator do projeto do Novo Código Florestal), Alysson Paulinelli (ex-ministro da Agricultura) e muitos outros.
Esse assunto e muitos outros como o infanticídio indigena e o potencial do Brasil no mercado agropecuário internacional são abordados no filme Cortina de Fumaça.
Toque aqui para assistir o documentário original da Brasil Paralelo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP