Notícia
3
min de leitura

Entrevista de Nayib Bukele a Tucker Carlson - Parte 2: 'Não tenho certeza do que fazer, vamos perguntar a Deus'.

O presidente de El Salvador ficou conhecido pelo sucesso de sua abordagem contra o crime. Bukele concedeu entrevista ao jornalista Tucker Carlson. Leia a parte 2.

Segurança pública
violência
América Latina
the Tucker Carlson Show/Youtube
Redação Brasil Paralelo
Comunicação Brasil Paralelo

Tucker Carlson: O que é triste é que isso é um sinal de que seu mecanismo de defesa não funciona mais e que sua sociedade está morrendo. A Espanha é um país maravilhoso, na minha opinião.

Nayib Bukele: A civilização ocidental está chegando a um ponto em que começará a falhar.

Tucker Carlson: Com grande tristeza, eu acho isso óbvio para nós que vivemos aqui.

Nayib Bukele: A menos que as coisas sejam feitas, é claro. Sempre é possível fazer algo.

Tucker Carlson: Agora uma pergunta em duas partes: por que você acha que isso está ocorrendo? Por que está acontecendo em tempo real, diante de nós. E o que pode ser feito para reverter isso?

Nayib Bukele: Você sabe, tudo se desgasta e se degrada, é apenas a lei da natureza. Acontece conosco, nós envelhecemos e morremos. Você pode desacelerar, certo? Você pode se manter em forma, fazer dieta, mas eventualmente você vai envelhecer e morrer, não se pode evitar isso. 

O mesmo ocorre com qualquer coisa, como a infraestrutura. Certa vez, tive uma discussão com meu Ministério de Obras Públicas devido a um bairro construído em uma área inapropriada. Era praticamente uma montanha de solo instável, e as casas estavam desmoronando junto com a encosta.

O Ministério de Obras Públicas começou a construir um enorme muro para impedir que as casas desmoronassem, certo? A obra estava em andamento e, claro, eu não posso microgerenciar tudo. Quando vi o muro sendo erguido, liguei para o meu ministro e disse: 'O que você está fazendo? Você não vai parar a montanha'."

E eu disse: "Vamos construir casas para as pessoas em outro lugar, seria mais barato". E ele respondeu: "Não, o muro vai ficar bem.Temos engenheiros de uma corporação internacional. Tudo vai dar certo".

O muro foi concluído e não caiu. Nunca houve esse plot twist, mas eu ainda estava com raiva porque achei que era um enorme desperdício de dinheiro e um grande risco. Se no futuro o muro caísse, seria nossa culpa, porque nós o construímos, certo? Então, comecei a pressioná-lo: 'Por que você construiu este muro? Se o muro cair no futuro, será nossa culpa'. Acho que ele se cansou da minha pressão e disse: 'Tudo o que é feito por humanos precisa de manutenção. Quer dizer, é claro que, se apenas deixarmos o muro lá por 10, 20, 30 anos sem manutenção, poderá haver problemas. Mas se dermos manutenção, ele não cairá, certo?

Isso me fez pensar, não por causa do muro em si, mas porque tudo é assim. Em um relacionamento, uma planta em casa, quer dizer, tudo, seu corte de cabelo, se você quer mantê-lo, você precisa gastar tempo, recursos e esforço. Então, a civilização ocidental, você sabe, vai assim (Bukele fez um sinal de altos e baixos com suas mãos).

A civilização ocidental atingiu o seu auge, embora eu não possa apontar exatamente quando isso aconteceu, é como tentar cronometrar o mercado, certo? Embora não saibamos exatamente onde estava o pico, todos podemos concordar que estamos em declínio.

Isso está acontecendo porque não estamos dando a manutenção adequada à nossa civilização. O que fez o Ocidente se tornar o líder mundial? Muitas coisas: adotar o método científico, desenvolver a ciência, investir muito dinheiro em arte e tecnologia, e tentar construir as melhores coisas da forma mais rápida, eficiente e mais grandiosa possível. Importamos sabedoria e tecnologia e nos esforçamos para desenvolver novas inovações. No entanto, de repente, quando você fica rico, isso também acontece com as famílias.

Tucker Carlson: Sim, acontece.

Imagem: The Tucker Carlson Interview (Captura de tela YouTube/ tucker Carlson).

Nayib Bukele: Então, as pessoas provavelmente ficam mimadas ou sentem, você sabe, essa necessidade de ter mais coisas, de querer isso e aquilo, e esperam que lhes seja dado. E, você sabe, os políticos... Bem, a democracia é ótima, certo? Os EUA provaram que a democracia pode funcionar. Mas o problema é que, como tudo na vida, tem seus prós e contras. Na ordem democrática os políticos passaram a ter um grande incentivo para oferecer, para distribuir o tesouro.

"Então, ninguém gostaria que eu dissesse: 'Vou manter meus recursos porque podemos precisar deles para uma emergência ou algo assim'. As pessoas prefeririam se eu dissesse: 'Oh, vou doar os recursos', e então escolheriam votar em mim. Se outro político dissesse: 'Vou doar os recursos do tesouro e ainda mais!' Todo mundo diria: 'Ótimo, vamos receber mais dinheiro do tesouro!' Mas aí teríamos que cumprir a promessa. Quando falo de tesouro, quero dizer, você sabe, construir coisas, dar coisas de graça, enviar cheques para as pessoas.

Tucker Carlson: Como para o aliviar os efeitos da Covid?

Nayib Bukele: Exatamente. Uma espécie de estímulo, seja o que for.

Então, os políticos têm incentivos para distribuir o tesouro e assumir dívidas imensas. Isso não apenas destrói a estrutura do governo, mas também a estrutura da sociedade. Por exemplo, se você der dinheiro para quem não trabalha, certo?

Ou se você pode furtar $1.000 por dia em lojas e ainda receber dinheiro do governo para comida e moradia, por que trabalhar? 

Nessa situação, se furtássemos, certamente enfrentaremos problemas, certo? Então, os incentivos estão distorcidos, mas não é apenas porque os políticos são malévolos ou pessoas más planejando tudo, embora possa ser o caso — mas não entrarei nisso. A questão é que os incentivos estão simplesmente errados.

Mesmo um político comum, que não seja “malvado”, tem o incentivo de distribuir o tesouro porque precisa dos votos para ser eleito, é isso que ele busca, correto? Ele precisa dos votos.

Vista de El Salvador. 

Imagem: Portal Contemporâneo da América Latina e Caribe (USP). 

Tucker Carlson: É a natureza do sistema.

Nayib Bukele: Sim, é. Então, o problema é que a democracia funciona, ninguém pode dizer que não funciona, porque funcionou nos Estados Unidos. Mas se você cuidar, não zelar pelo sistema, ele cairá como o muro, pois o próprio sistema se degradará.

Então, o que está ocorrendo agora é uma enorme erosão da civilização ocidental. Temos governos bajulando suas bases, sua ideologia, porque eles mobilizam o voto ou seja o que for, olhando para o que pode acontecer na eleição, o que pode resultar em maior número de votos na eleição. 

Eu prefiro não entrar na política dos EUA, pois não é o meu país. No entanto, há esse grande grupo de eleitores e a estratégia de "vamos dar algo a eles para garantir seus votos", como oferecer, sei lá, $100.000 para cada um. Isso faz sentido para obter votos individuais, mas não faz sentido para o país como um todo. Por que alguém daria $100.000 para cada eleitor? Isso deveria ser ilegal, mas não é, porque quem faz as leis é o próprio governo.

O sistema está se desgastando e se a equipe de manutenção não entrar e consertar todas as coisas que foram se degradando nos últimos, você sabe, 50, 70 anos, é claro que eventualmente cairá. 

Tucker Carlson: Então, se o Ocidente não continuar a manter seus sistemas, que funcionam muito bem há algumas centenas de anos, ele se degradará como qualquer outra coisa feita por mãos humanas. Se você não os mantiver, eles cairão como sua casa.

A questão é: alguém no Ocidente, seus líderes, têm a vontade de consertar o sistema que está claramente falhando? Você acha que isso vai acontecer e, se não acontecer, qual é a mensagem sobre a democracia para o resto do mundo?

Nayib Bukele: Bem, você sabe, a coisa engraçada sobre qualquer conceito como democracia, é que funciona até que não funcione mais.

Tucker Carlson: Isso mesmo. 

Nayib Bukele: Aconteceu com monarquias, aconteceu com, você sabe, qualquer coisa, certo? Eles dizem coisas como "oh, você sabe, temos que separar a religião do Estado" realmente funcionou, mas também funcionou a religião com o Estado em seu tempo.

Tucker Carlson: Sim, muito bem.

Nayib Bukele: Sim, muito bem, até que não funcionou mais.

Então, a questão é que as coisas funcionam até que deixam de funcionar. O problema não é o conceito de democracia, que é excelente. Imagine o poder do povo, por que o povo teria o poder de decidir suas próprias coisas, é como o mais, eu realmente gosto desse conceito e não é teórico como o comunismo. A democracia tem provado funcionar. George Washington poderia ter sido um rei se quisesse, ele poderia ter sido o Rei George I. Mas ele os pais fundadores decidiram que os Estados Unidos seriam uma democracia. E funcionou, ninguém pode negar isso, funcionou.

Mas então, o fato de a democracia parecer falha, não acho que seja porque o conceito não funciona, como a igreja separada do Estado ou as duas instituições unidas. O Estado é apenas que as coisas funcionam até deixarem de funcionar. Eu acho que o problema não é o conceito de democracia em si, mas o estado das democracias no mundo agora. 

Tucker Carlson: Será que chegamos ao fim do período democrático? 

Nayib Bukele: Eu não sei, mas pode ser o início do fim se uma enorme equipe não começar e consertar as coisas.

Não é sobre geopolítica ou algo do tipo. Eu nem vou mencionar os países, mas alguém me mostrou os 600 metros de ferrovia que foram construídos na Califórnia e custaram tipo, não sei, 15 bilhões de dólares, algo assim...

Tucker Carlson: É muito dinheiro gasto por metro de rodovia construída…

Nayib Bukele: Sim.

Quer dizer, você não pode continuar assim, é óbvio. É como alguém que come demais, certo? Você pode estar um pouco acima do peso, tudo bem. Mas então, se uma pessoa está morbidamente obeso, alguém dirá "ok, você tem que parar, porque seu coração não aguentará mais, correto? Você precisa parar". Eu não bebo, mas é como alguém que bebe muito. O médico pode dizer "seu fígado não aguenta mais isso, olhe como ele está agora", ou o estado dos pulmões para quem fuma, ou qualquer outra coisa do gênero. 

Quando você vê coisas assim, como 600 metros de ferrovia custando 15 bilhões de dólares em 10 anos, não há outro diagnóstico possível: você precisa parar isso agora, porque se não, o declínio é inevitável. Não é como se eu estivesse prevendo isso, está lá, é evidente. Gastar 15 bilhões de dólares para construir 600 metros de ferrovia que não está funcionando em 10 anos, não faz sentido.

O Empire State foi construído em um ano quando as coisas estavam funcionando? Eu não sei como eram as coisas naquela época, mas conseguiram construí-lo em apenas um ano. O que aconteceu com o World Trade Center e a Freedom Tower? Quanto tempo levou? Uma eternidade, sim. Foi o país inteiro unido para construí-los. Não houve problema orçamentário para colocá-los de pé; sei que era privado, mas não houve problema de orçamento nem de investidores dispostos a despejar dinheiro nele ou engenheiros.

Por que levaria mais de uma década para construir algo tão significativo para o país inteiro? Poderiam ter construído o edifício mais alto do mundo e dito: "Ok, estamos voltando maiores e mais fortes. Levamos um golpe, mas agora vamos reconstruir melhor e mais forte, certo?" Ou seja, o que for e construí-lo, um arranha-céu de 3 mil metros de altura. Não sou fã de arranha-céus de duas milhas de altura, mas, sabe, poderiam ter feito isso. Têm o dinheiro, os recursos, os engenheiros e também o mercado. Se eu construísse meu arranha-céu, poderia encher de escritórios porque não tenho mercado suficiente para residências e escritórios, ou seja o que for. Há o mercado em Nova York onde é possível construir escritórios e existe a necessidade de quartos de hotel. Lotaria rápido, mas não fizeram. Levaram mais de uma década para construir um edifício muito sem graça. Isso ocorreu há 20, 30 anos.

Tucker Carlson: Sim

Nayib Bukele: Agora você está construindo ferrovias de 600 metros com 15 bilhões de dólares, então quanto tempo levaria para construir, para reconstruir a ponte de Baltimore? Deveria levar um ano. 

Tucker Carlson: Quanto tempo levaria aqui? 

Nayib Bukele: Aqui, sim, um ou dois anos, e somos um país pequeno e pobre, quer dizer, somos uma das nações mais pobres do mundo, certo? 

Tucker Carlson: Eu sei. Por isso é interessante e ao mesmo tempo vergonhoso.

Nayib Bukele: Sim, os Estados Unidos ainda possuem vastos recursos, em parte porque podem simplesmente imprimir dinheiro. Esse é um tópico complexo, mas a capacidade de imprimir dinheiro permite ao governo financiar diversos projetos. No entanto, é importante lembrar que a impressão de dinheiro deve ser feita com cautela para evitar a inflação. Além disso, a ideia de lastrear a moeda em ouro é uma prática que foi abandonada há décadas. Hoje em dia, a maioria das economias utiliza o sistema de moeda fiduciária, onde o valor do dinheiro é determinado pela confiança e estabilidade do governo que o emite. Portanto, embora seja possível imprimir dinheiro, é crucial gerenciar essa capacidade de forma responsável para manter a saúde econômica do país.

Tucker Carlson: Então, isso parece uma falha sistêmica

Nayib Bukele: É uma falha sistêmica.

Tucker Carlson: Sim, então eu, o que você está descrevendo talvez seja algo que precise ser nivelado, reconstruído ou algo assim. Talvez esteja além da simples manutenção, e eu não sei qual seria a solução para isso.

Nayib Bukele: Eu não sei, mas, bem, você precisa de liderança. Vou lhe dizer uma coisa: se você visse a bagunça que estávamos deixando aqui, sim, é uma bagunça maior do que a que você tem aí. Só o fato de um terço da nossa população ter fugido do país e migrado para os Estados Unidos já dá um exemplo da bagunça em que estávamos vivendo aqui e que ainda temos em outras áreas.

Não na segurança, somos o país mais seguro do Hemisfério Ocidental, mas temos problemas em outras áreas, como a economia, por exemplo. No entanto, nossos problemas eram maiores que os seus. Ou seja, se você pode consertar uma bagunça como essa que existe nos EUA, com uma quantidade limitada de riqueza, com cientistas e inovação como nenhum outro país no mundo, a inovação vinda dos EUA ainda é maior do que qualquer outro país, certo?

Mesmo não sendo por culpa do governo, você sabe, os EUA contam com os mais inovadores, IA, acesso a qualquer coisa. Nos EUA, você ainda tem os mais inovadores, as maiores empresas, a moeda de reserva e investimento internacional, a maior riqueza, o maior PIB, a disponibilidade de contratar talentos de qualquer lugar. Você pode trazer qualquer talento que necessita para preencher quaisquer lacunas, você consegue o que quer e ainda pode alcançar o que você precisa.

E além disso, você não pode ser atacado porque está muito longe, você está muito longe de qualquer um que queira te atacar porque o México ou o Canadá não vão atacar os EUA. Então seus inimigos estão muito longe e você ainda tem o maior Exército, as maiores Forças Armadas.

Tucker Carlson: As maiores reservas de energia do mundo.

Nayib Bukele: Tanto os EUA quanto a Rússia foram construídos como superpotências. Por exemplo, a economia da Espanha é muito boa, robusta e grande, sendo parte do G7. Eles vendem presunto ibérico, que é muito bom e caro, mas não é um produto essencial.

Tucker Carlson: Bens de luxo…

Nayib Bukele: Bens de luxo. Então, se você sancionar a Espanha, você vai quebrar a economia deles, mas se você sancionar a Rússia, não vai causar prejuízos irrecuperáveis, porque o país cresceu e se estruturou como uma superpotência. Eles têm trigo, energia, gás natural, petróleo, porque desenvolveram capacidade industrial, fábricas e trabalhadores.

Os EUA são assim também, foram construídos como uma superpotência. Então, você tem trigo, milho, trabalhadores de alto nível de formação, trabalhadores de fábrica qualificados e treinados, faculdades, universidades, sistema escolar e infraestrutura. Há também as cidades, turismo, o rio Mississippi, quer dizer, você tem tudo: navios, armazéns, agricultura, terras férteis. O que você não tinha antes, você conseguiu, certo? Você pegou do, você sabe, México ou seja o que for.

Então, os EUA foram construídos para serem uma superpotência. Adquirir terras férteis, quer dizer, o Texas fazia parte do México, mas agora faz parte dos EUA e você tem todo o petróleo lá, e então você tem a Califórnia. Os EUA são construídos como uma superpotência, então os EUA têm tudo para continuar por mil anos. Não é como se estivessem condenados a falhar, mas aparentemente os líderes, ou a maioria deles, provavelmente há líderes muito bons, mas a maioria deles não está vendo, ou são maus. Isso não é teoria da conspiração, são apenas as opções que você tem.

Eles são maus e querem destruir os EUA por alguma razão maligna, ou eles são fantoches e estão sendo manipulados por pessoas que, por algum motivo, precisam que os EUA sejam destruídos, ou são incompetentes e apenas fazem coisas erradas porque não são capazes de fazer as coisas certas. Ou, desculpe, eu disse três, mas, os incentivos, certo?

Quer dizer, mudar um país e mudar muitas coisas que são mal feitas provavelmente irritará algumas pessoas, certo? Alguns grupos, alguns lobbies, alguns interesses. Quer dizer, se você disser "ok, vamos parar a ferrovia que está nos custando 15 bilhões de dólares por 600 metros", muitas empresas ficarão irritadas, muitos, você sabe, eu não sei, prefeitos. Você tem um sistema que precisa ser tratado.

E isso precisa de liderança e de um mandato claro, que provavelmente é um pouco difícil de conseguir nos EUA por causa das visões opostas e do bipartidarismo, mas você precisa fazer isso.

Tucker Carlson: Como você bem sabe, o instrumento para tudo isso é a cédula, é a própria eleição. Quantos votos você consegue, esse é o seu mandato. Mas eu acho que há um sentimento entre muitos eleitores não conspiracionistas nos Estados Unidos de que essa parte do sistema é, em si, corrupta.

Nayib Bukele: Sim.

Tucker Carlson: E que é realmente difícil atingir a mudança através do voto porque é manipulado. Com isso em mente, você acha que como o Trump está à frente nas pesquisas, ele pode ser eleito?

Nayib Bukele: Sim, ele pode ser eleito, eu vou te dar um exemplo: aquele partido,  e eles cancelaram. Em 2019, nós tínhamos um sistema totalmente manipulado. Eles cancelaram nosso partido, quer dizer, nós estávamos concorrendo com um partido e eles cancelaram, anularam nosso partido.

Então, eu fiquei sem partido e nós fomos para uma pequena agremiação política e dissemos: "Vocês não têm nenhum candidato, vocês são muito pequenos, vocês querem ganhar a eleição?" Conseguimos o registro e, no último dia em que você pode formalizar as candidaturas, aquele partido foi cancelado

Então, nós conseguimos um partido de médio porte às 23h e registramos nossa candidatura. Não foi fácil nem significa que não exista manipulação no sistema. Também não foi tão justo como se nós apenas apresentássemos nossas propostas e o povo pudesse votar. 

Foi muito difícil vencer e então, quando conseguimos, já que não tínhamos eleições parlamentares simultâneas, nós realmente fomos para o Poder Executivo totalmente oposto ao Poder Legislativo e ao Poder Judiciário, então eles controlavam a Suprema Corte e eles controlavam 90% do corpo legislativo.

Então, eu tive que vetar tudo e eles derrubavam meus vetos, O parlamento aprovou mais de 70 leis que eu vetei e tudo o que minha equipe fazia a Suprema Corte dizia: “é inconstitucional, inconstitucional, inconstitucional”.

Então, nós fomos ao povo e dissemos: "Não podemos trabalhar assim, precisamos de uma maioria no Congresso. Necessitamos de uma enorme maioria no Congresso porque não só precisamos aprovar leis, mas também é fundamental remover todas essas pessoas. A única maneira de removê-las democraticamente e respeitando as regras do sistema é termos uma imensa maioria no Congresso, certo? Porque o Congresso pode demitir qualquer um, inclusive o presidente."

O povo nos deu uma enorme maioria, o que foi difícil, pois eles controlavam e ainda controlam o tribunal eleitoral até hoje. Nossa eleição foi reconhecida por todos os países do mundo porque sabem que o tribunal eleitoral ainda é controlado pela oposição. Isso valida e legitima todo o processo. Em 2021, quando fomos para as eleições do Congresso, conseguimos uma super maioria que diziam ser impossível, pois o sistema foi projetado para impedir tal feito. No entanto, conseguimos mais do que isso. Com essa super maioria, utilizamos um artigo da Constituição que permite ao Congresso demitir os juízes da Suprema Corte. Assim, nosso partido demitiu os juízes da Suprema Corte quando obteve a maioria.

Eles demitiram o procurador-geral, algo que eu não podia fazer, pois o presidente apenas o nomeia. Aqui, o Congresso elege e também demite o procurador-geral. Para demitir um procurador-geral, é necessário o apoio de dois terços do Congresso, e nós conseguimos o apoio de 75% dos parlamentares. Permanecemos dentro das regras o tempo todo, nunca desrespeitando uma única regra. Eles querem criar uma narrativa de que desrespeitamos as regras, mas não podem apontar uma única ação que tenha violado as normas estabelecidas por eles mesmos. As regras foram escritas por pessoas, não são divinas, mas ainda assim respeitamos todas elas.

Acabei de ver uma entrevista que o presidente da Costa Rica deu, pois ele, como muitos outros líderes mundiais, veio para a posse. Perguntaram a ele na Costa Rica: "Você não acha que Bukele está fazendo coisas que não estão dentro dos limites constitucionais?" E nesta entrevista, que foi hoje mais cedo, o presidente da Costa Rica respondeu:

Bem, em um jogo de futebol, você tem as regras e você tem o placar, as regras são feitas para que o placar seja equilibrado, mas às vezes você consegue um super placar de um lado. Então, você está insatisfeito com as regras ou com o placar? Porque a única coisa pela qual o presidente de El Salvador pode ser criticado é por conseguir um enorme placar a seu favor com as regras do jogo que foram estabelecidas para ele."

Tucker Carlson: Mas foi enormemente disruptivo para as pessoas que governavam o país antes de você.

Nayib Bukele: É claro que sim. 

Tucker Carlson: Você já se preocupou se eles tentariam colocá-lo na cadeia? 

Nayib Bukele: Bem, eles tentaram. Mesmo eu já estando na presidência, tentaram me "impichar". Há um artigo na Constituição que permite ao Congresso demitir o presidente se ele não estiver apto a liderar. Eles alegavam que eu não estava apto e tentaram me submeter a um processo de impeachment por essa razão. No entanto, havia um temor de que o povo se levantasse contra eles ou algo assim.

Tucker Carlson: É uma preocupação justa, dada ao seu apoio da maioria da população.

Que conselho você daria a outro ex-líder democraticamente eleito que busca um cargo e está enfrentando a prisão? Qualquer um. 

Nayib Bukele: Se existir uma maneira de impedir a candidatura, ele provavelmente tem problemas. No entanto, se não houver, todas as acusações contra ele só lhe renderão mais votos. 

Tucker Carlson: Isso parece estar acontecendo.

Nayib Bukele: Ou você impede a candidatura ou o deixa concorrer. No entanto, ao apenas atacá-lo, você está, na verdade, fazendo a maior campanha de todas para ele.

Tucker Carlson: Você acha que eles sabem disso?

Nayib Bukele: Acho que alguns deles sabem, mas, claro, há aqueles que não sabem. Esse é o problema com grupos homogêneos, certo? Todos pensam: "Somos tão ótimos, vamos fazer isso", mas acabam cometendo um erro enorme.

Tucker Carlson: Se você é um país como El Salvador, ou realmente qualquer outro país do Hemisfério Ocidental, incluindo o Canadá, seus olhos estão voltados para os Estados Unidos, pois é a potência dominante. No entanto, isso o coloca em uma posição delicada quando é criticado pelos Estados Unidos.

Recentemente, um congressista de Massachusetts, Jim McGovern, que é pró-comunista (não é um ataque, apenas uma observação), criticou você por remover uma pintura de Oscar Romero, um padre católico assassinado há mais de 40 anos, no aeroporto. O que você achou disso? Pareceu uma crítica bastante insignificante.

Nayib Bukele: Nós realmente a movemos para um lugar mais bonito na frente, não é como se, nós a movêssemos de um lugar muito bonito e a colocássemos em algum armazém, você sabe, ou seja lá o que for, algum lugar que ninguém.

Tucker Carlson: E se você fizesse isso? É o seu país.

Nayib Bukele: É claro, você pode argumentar como um conhecedor de arte que ele não gostou do lugar onde colocamos a pintura. Mas o fato de ele ter expressado sua profunda preocupação no Twitter, em vez de ligar, é significativo. Se ele tivesse ligado e dito "Ei, você moveu a pintura?", teríamos respondido "Não, está bem aqui, Sr. Congressista". Ele poderia até vir e ver por si mesmo, mas estava claramente fazendo um ataque, certo?

No entanto, deu errado porque, primeiro, a pintura estava bem na frente. Então, sim, é só mover a câmera, estava do outro lado. Ele errou. Além disso, o fato de um congressista dos EUA tentar microgerenciar onde a arte está sendo exibida em outro país mostra quão fora de sintonia eles estão.

Tucker Carlson: Soa um pouco como colonialismo para mim.

Nayib Bukele: Sim, e isso vem do partido democrata, que você imaginaria ser… 

Tucker Carlson: O partido anticolonial.

Nayib Bukele: Sim, mas, você sabe, no final o cara que é chamado de racista não é realmente o racista. Ou o cara que é chamado de colonialista não é realmente o colonialista. Às vezes, é estranho como as narrativas funcionam.

Tucker Carlson: Você está recebendo muitos americanos se mudando para cá? 

Nayib Bukele: Sim, provavelmente em números, não será significativo para você, mas é visível em todos os lugares. Algo muito significativo para nós é que estamos recebendo muitos de nossa diáspora de volta. Pessoas que emigraram por causa da guerra, das gangues ou de questões econômicas estão retornando.

Há um estudo feito pelo OIM e USAID que diz que 62% dos salvadorenhos que vivem nos Estados Unidos querem voltar para viver aqui.

Tucker Carlson: incrível.

Nayib Bukele: E 18% já estão fazendo planos para voltar, isso é mais de meio milhão de salvadorenhos voltando, é super significativo porque nós os expulsamos de suas casas. Por causa do crime, por causa de uma guerra, por causa da falta de oportunidades e o fato de eles estarem voltando é a maior prova de que estamos fazendo as coisas da maneira certa, temos um longo caminho a percorrer, mas estamos fazendo as coisas da maneira certa.

Nós temos muitos americanos, americanos nascidos nos Estados Unidos vindo, mas também temos muitos salvadorenhos-americanos com cidadania americana vindo para cá.

Manifestação por direitos de imigrantes em frente ao Capitólio em Washington, nos Estados Unidos. Um cidadão de El Salvador segura a bandeira de seu país de origem. Imagem: Gary Cameron/Arquivo/Reuters. 

Tucker Carlson: Vocês têm espaço?

Nayib Bukele: Isso criou uma bolha imobiliária, pois não produzimos tantas casas quanto estão sendo compradas agora. No entanto, isso criará um problema temporário, que é a bolha imobiliária.

Na verdade, não é uma bolha, mas sim a oferta e a demanda encontrando seu próprio nível. Agora, as empresas de construção sabem que a quantidade de casas que construírem será vendida. A construção se tornou 20% do nosso PIB e está crescendo.

Portanto, haverá um enorme boom de construção, com clientes garantidos. Não é uma bolha ou especulação, mas parece uma bolha. Na verdade, é impulsionado por pessoas voltando para casa.

Tucker Carlson: Algum outro chefe de Estado te ligou para pedir conselhos sobre como melhorar seu país? 

Nayib Bukele: Sim, vários, alguns deles disseram em público, é claro, e nós tivemos reuniões, principalmente sobre questões de segurança. Nós estamos conversando com muitos líderes latino-americanos, eles vieram, eles enviaram seus ministros de segurança para se reunir aqui com nossos ministros de segurança, eles enviaram pessoas para ver nosso sistema prisional.

Algumas vezes as pessoas veem nosso sistema prisional e tentam compará-lo com o dos Estados Unidos e dizem "oh, olha, eles são malvados, não têm academias nem Netflix."

Você não deve comparar o sistema prisional de El Salvador com o sistema prisional dos EUA, você deve comparar o sistema prisional de El Salvador com o dos outros países latino-americanos.Então, se você for ver a maioria dos países latino-americanos, as prisões são administradas pelas gangues.

Tucker Carlson: Como eram aqui, eu me lembro disso.

Nayib Bukele: Sim, eles tinham festas, prostitutas, strippers.

Tucker Carlson: Era autônomo aqui, quer dizer, você tinha que pedir permissão para entrar.

Nayib Bukele: Sim, você tem que pedir permissão para entrar. Além disso, os presidiários só têm permissão para receber comida e remédios. Esses grupos controlam as prisões não só em El Salvador, mas na maioria dos países latino-americanos.

Gangsters ou narcotraficantes controlam as prisões, é a operação deles, eles até saem e voltam. Então eles controlavam totalmente isso e nós temos 100% de controle em nosso sistema prisional.

Os países latino-americanos olham para o nosso sistema prisional para ver se eles podem consertar o deles, pois nós estruturamos muita cooperação em questões de segurança, prisões, exército, treinamento e até países mais poderosos e maiores.

Tucker Carlson: Você já conheceu um chefe de Estado que, quando confrontado com um problema sério, uma ameaça ao seu próprio país, no meio de uma reunião de gabinete, faria uma pausa e declamaria uma oração? 

Nayib Bukele: Eu não me lembro, mas sim, provavelmente.

Tucker Carlson: Você conhece alguém que faria isso, você acha? 

Nayib Bukele: Sim, provavelmente, eu não me lembro agora.

Tucker Carlson: Isso está tão longe da mentalidade de qualquer líder que eu já entrevistei, alguém que admitiria "não tenho certeza do que fazer, vamos perguntar a Deus".

Nayib Bukele: Não é tão comum, mas eu diria que sim, alguns líderes fazem isso.

Tucker Carlson: Por quanto tempo você planeja permanecer presidente? 

Nayib Bukele: Por mais 5 anos, isso é o máximo que a Constituição me permite.

Tucker Carlson: Obrigado por falar conosco

Nayib Bukele: Obrigado, Tucker.

DE DESCONTO

Assine o plano ideal para você

Aperte o play sem medo

Básico

de
R$
19
/mês
12x
R$
19.00
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
Assine agora
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
HD
Qualidade de vídeo
Nenhum
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
MELHOR PLANO

Premium

de
R$
59
/mês
12x
R$
59.00
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Catálogo de filmes selecionados
Assine agora
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
Originais 4K
Qualidade de vídeo
10 Títulos
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação

Intermediário

de
R$
39
/mês
12x
R$
39.00
/mês
Originais e Séries BP, Cursos e formações BP eCatálogo de filmes sele
ASSINE AGORA
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
Full HD
Qualidade de vídeo
2 Títulos
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação

Plano Básico

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 190,00
Valor à vista:
R$ 2.280,00

Cupom aplicado 37% OFF

Valor com desconto:
12x de
R$ 119,00
Valor à vista:
R$ 1.428,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
Não disponível neste plano.
Qualidade do vídeo:
HD

Plano Premium

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 590,00
Valor à vista:
R$ 7.080,00

Cupom aplicado 62% OFF

MAIOR DESCONTO

Valor com desconto:
12x de
R$ 219,00
Valor à vista:
R$ 2.628,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
MAIS COMPLETO
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
10 títulos para assistir offline.
Qualidade do vídeo:
Originais em 4K

Plano Intermediário

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 390,00
Valor à vista:
R$ 4.680,00

Cupom aplicado 54% OFF

Valor com desconto:
12x de
R$ 179,00
Valor à vista:
R$ 2.148,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
2 títulos para assistir offline.
Qualidade do vídeo:
Full HD

Torne-se Membro da Brasil Paralelo

Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP