Nos últimos dias, Elon Musk anunciou um de seus maiores feitos: os chips de telepatia da Neuralink começarão a ser testados em humanos.
A intenção do empresário é ajudar pessoas sem controle do corpo. Também alega querer aprimorar a mente humana para combater uma possível ameaça da inteligência artificial.
Entenda a nova tecnologia de Elon Musk e seu atual estágio de desenvolvimento.
A agência governamental dos EUA, responsável pelos testes de novos medicamentos, a Food and Drug Administration (FDA), autorizou a empresa de Elon Musk a realizar testes dos chips em humanos.
A Neuralink já disponibilizou os formulários para os interessados no teste. Na primeira aplicação, a empresa quer auxiliar pessoas cujos braços e pernas estejam paralisados.
De acordo com Elon Musk, uma das principais intenções da empresa é recuperar a conexão mente-corpo de deficientes, atuando para resolver esses e outros problemas neurológicos.
O chip também teria a função de converter os pensamentos de uma pessoa para códigos que um computador consiga ler, indo além da cura de doenças.
Em um post no Twitter, Elon Musk afirmou:
"No longo prazo, a Neuralink espera desempenhar um papel na redução do risco civilizacional das IAs [Inteligências Artificiais], melhorando o ser humano para IA (e humano para humano) em várias ordens de magnitude".
Outras declarações da empresa mostram que os chips buscarão realizar:
O médico e cientista brasileiro, Miguel Nicolelis, já realizou experimentos nos quais pacientes controlaram braços mecânicos a distância apenas com o desejo mental, devido a um chip presente em seus cérebros.
Em entrevista ao Flow Podcast, o médico Miguel Nicolelis afirmou que o chip pode levar ao controle de outras máquinas, mas o download de pensamento é impossível:
"Eu não aprecio a criação de um hype com coisas que nunca vão acontecer. O Mr. Musk disse que conseguiria fazer upload de línguas desconhecidas em uma pessoa com o chip, ou que seria possível fazer download de pensamentos.
Isso nunca vai acontecer. O cérebro não é digital, ele funciona como um sistema analógico pois ele computa como um hardware. Não tem perigo de alguém entrar na nossa cabeça, nos nossos pensamentos.
O meu problema é quando alguém cria um hype impossível de ocorrer, isso gera o risco de destruir a área [neurociência].
A Neuralink fará testes de cada uma de suas promessas, provando ou não se o marketing era real.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP