Esta semana, a situação no Rio Grande do Sul se iniciou com um clima mais quente e seco na região norte do estado e temporais ao sul.
Apesar da melhora no norte do estado, o Instituto Met Sul prevê novas chuvas para esta quarta-feira, dia 8.
De acordo com o Instituto, uma frente fria vinda da Argentina deve avançar, abaixando a temperatura e causando novas precipitações em diversas áreas.
Na quinta-feira, as chuvas devem diminuir, porém se manterão na região do Guaíba podendo levar a uma elevação temporária das águas do rio.
Sexta-feira, de acordo com o Instituto, as chuvas devem retomar a força em um episódio de instabilidade que deverá se manter por mais quatro dias.
O alerta do Instituto vem em um momento crítico, as buscas por pessoas ilhadas continuam e devem ser afetadas pelas novas chuvas e pela queda nas temperaturas.
A combinação de novas chuvas e temperaturas menores torna as operações de resgate ainda mais perigosas, aumentando o risco de hipotermia.
Apesar das chuvas não terem a mesma força que da semana passada, elas acontecerão na cabeceira de rios como: Taquari, Caí, Jacuí, Sinos, Paranhana e Gravataí, todos deságuam no Guaíba.
O sol deve durar menos do que o esperado e a região enfrentará um agravamento da situação catastrófica.
Quem mora nas regiões que serão afetadas deve deixar áreas de risco e procurar abrigos públicos ou outro local de segurança para permanecer, além disso é muito importante permanecer atento aos alertas da defesa civil.
Para acessar o site da defesa civil basta clicar no link abaixo:
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP