O assessor especial do presidente Lula para assuntos internacionais afirmou que é preciso conferir todas as atas eleitorais nas eleições da Venezuela. Celso Amorim afirmou que é preciso cautela porque não foram divulgados os resultados de mesa por mesa.
“O governo deu um número, mas tem que mostrar como chegou nesse número: ata por ata”.
Amorim afirmou ainda não ser possível falar em fraude nas eleições venezuelanas, uma vez que a situação em sua opinião é complexa. O representante de Lula discordou do Secretário de Estado dos EUA, que disse que seu país tem sérias preocupações de que o resultado anunciado não reflita a vontade ou os votos do povo da Venezuela. Avaliou a fala como “imprudente”.
Em nota, o governo brasileiro disse que acompanha o processo de apuração das eleições venezuelanas e “reafirma ainda o princípio fundamental da soberania popular, a ser observado por meio da verificação imparcial dos resultados”.
“Aguarda, nesse contexto, a publicação pelo Conselho Nacional Eleitoral de dados desagregados por mesa de votação, passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito”.
Os resultados das eleições venezuelanas estão sendo questionados desde ontem, quando a vitória de Nicolás Maduro foi anunciada. O Conselho Nacional Eleitoral afirma que o ditador venceu o pleito com 51,2% dos votos. A oposição afirma que venceu com 70%. Hoje mais cedo, Maduro foi proclamado presidente e fez um discurso afirmando que irá pacificar o país. Assista o vídeo:
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP