A capital de Santa Catarina é a cidade mais competitiva do Brasil. A informação é do Ranking de competitividade dos municípios. Iniciado em 2008, o estudo avalia 404 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes. A ideia é mostrar como o setor público está trabalhando para promover qualidade de vida, atrair investimentos e promover o desenvolvimento social e econômico. O resultado mostrou desigualdade nas regiões do Brasil.
No ranking, Recife, a capital de Pernambuco, é a única do Nordeste a aparecer entre as 100 mais competitivas, ocupando o 53º lugar. Apenas outras três cidades fora das regiões Sul e Sudeste estão na lista:
Segundo o presidente do Centro de Liderança Pública (CLP), que realizou o estudo, isso mostra que as cidades fora dessas regiões têm dificuldades em manter suas finanças equilibradas. Explicou que quando a administração de uma cidade consegue equilibrar suas contas, consegue oferecer melhores serviços à população, que está diretamente ligado à qualidade de vida das pessoas que ali moram.
Confira abaixo as 5 primeiras colocadas.
O levantamento avalia a competitividade das cidades em três quesitos que ajudam a entender onde é preciso investir para melhorar a vida do cidadão. Veja como cada assunto é avaliado.
Social
Econômico
Instituições
Com esses dados, as pessoas podem identificar o que precisam cobrar dos governantes. O estudo também pode ajudar os eleitores a decidir em quem votar nas eleições de outubro. Para acessar o documento, clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP