À primeira vista, o camarão mantis se destaca por suas cores brilhantes e sua aparência interessante. Com uma estatura de 15 a 30 centímetros, em média, é difícil imaginar que ele é um dos maiores predadores do Oceano.
Não é à toa que seu apelido é "lagosta boxeadora", suas duas patas dianteiras são capazes proferir um golpe com a mesma aceleração de um disparo de uma arma calibre 22, com força de impacto de 60 kg/cm! Isto em menos de 1/3.000 de segundo.
O soco da lagosta é tão forte e tão rápido que provoca um fenômeno chamado supercavitação.
Ao redor da área do soco, a água chega a ferver e a onda de choque causada pelo impacto do golpe é tão forte que é capaz de matar a presa, caso o camarão mantis tenha errado o alvo.
Essa força é capaz de facilmente quebrar a carapaça de um caranguejo, as conchas duras e calcificadas de gastrópodes ou até mesmo quebrar o vidro reforçado de um aquário.
Pesquisas científicas comprovam que o Mantis tem o soco mais potente do mundo animal. Veja um ataque a um caranguejo no vídeo a seguir:
Outro ponto que chama a atenção, são os olhos do predador. Eles possuem três pontos focais cada e são capazes de enxergar do espectro ultravioleta ao infravermelho.
A título de comparação, o olho humano possui um ponto focal cada e 3 receptores que correspondem à luz azul, verde e vermelha - estes permitem ao homem enxergar os espectros de cores comuns.
Já as lagostas, possuem três pontos focais e 16 receptores.
As lagostas-boxeadoras costumam ser encontradas próximo à costa de mares tropicais e subtropicais. A espécie é nativa do oceano Indo-Pacífico.
O camarão mantis se alimenta de caranguejos, camarões, moluscos e peixes. Seu ciclo de vida pode durar até 100 anos.
Curiosidades:
O camarão mantis é agressivo e não convive bem com semelhantes de sua espécie. Em geral, quando se encontram dois boxeadores, eles disputam território.
O psicólogo Jordan Peterson usa deste exemplo para explicar a primeira de suas doze regras para a vida.
Para explicar esta regra, Jordan Peterson usa lagostas para explicar os aspectos neuroquímicos da derrota e da vitória.
As lagostas foram escolhidas como exemplo precisamente por serem anteriores aos dinossauros. A escolha de Peterson evidencia um mecanismo físico que é anterior à cultura humana.
Quando uma lagosta vence uma disputa, ela adota uma postura imponente de vitória. Se perde, adota uma postura derrotada. A tendência é que as vencedoras continuem vencendo e sejam menos desafiadas. As derrotadas, por sua vez, continuam a perder e são vistas como alvos mais fáceis.
Qualquer pessoa que tenha observado crianças na escola sabe que aquela que sofre bullying, adota uma postura de inferioridade em relação àqueles que a atacam e continua a ser um alvo. Aquelas que revidam, por outro lado, tendem a deixar de ser um alvo de chacota, porque impõem medo.
Pessoas que agem como vítimas tendem a ter um temperamento compassivo e abnegado. As que são ingênuas e compassivas podem pensar que ninguém realmente quer ferir os outros. Este pensamento é um convite ao abuso, porque aqueles que pretendem causar danos preferem atacar quem pensa desta maneira.
Ele apenas usou a analogia das lagostas para explicar que as hierarquias de dominância são mais antigas do que as árvores. Já existem na natureza.
“Se você se arrastar por aí com a mesma postura de uma lagosta derrotada, as pessoas vão lhe retribuir um status baixo, e a velha calculadora que compartilha com os crustáceos, repousa bem na base do seu cérebro, vai lhe atribuir um número baixo de dominância”.
Por esta razão, se há um pequeno número de pessoas muito mais bem sucedidas do que a maior parte da sociedade, disto não se deduz que a cultura tenha oprimido alguns e privilegiado outros.
É natural que os mais aptos continuem a conquistar, enquanto aqueles que desistem, continuem a perder.
Em lagostas, altos níveis de serotonina e baixos níveis de octopamina caracterizam as vitoriosas; o inverso, as derrotadas. No ser humano, do mesmo modo, baixos níveis de serotonina significam menos felicidade, mais dor, ansiedade, doença e uma expectativa de vida mais curta.
Para Jordan Peterson, a parte ancestral do cérebro observa como as pessoas tratam um indivíduo. O indivíduo pode internalizar o tratamento que recebe e pensar em si mesmo como sendo de baixo ou alto valor.
Pessoas deprimidas tendem a pensar em si mesmas como inúteis e terão uma postura de pessoas sem ânimo, sem força, sem vontade.
Há muitas pessoas vivendo com maus hábitos que não favorecem, por exemplo, os níveis corretos de serotonina. Peterson recomenda que todos desenvolvam uma rotina, como acordar no mesmo horário, ter um café da manhã com gordura e proteína, e fazer exercícios físicos.
A postura também é uma manifestação da ordem interna das pessoas. Se a postura é ruim, ela não comunica aspectos de força interior. A postura encoraja que a pessoa desenvolva essa força.
Quando, externamente, a postura é digna, a pessoa busca naturalmente essa dignidade. A emoção é, em parte, expressão corporal, e pode ser amplificada (ou enfraquecida) por ela.
”Se você se apresentar como derrotado, as pessoas vão reagir a você como se fosse um perdedor. Se começar a se alinhar, elas olharão e tratarão de forma diferente”.
“Levantar a cabeça significa voluntariamente aceitar o fardo do Ser. Seu sistema nervoso reage de uma forma totalmente distinta quando você enfrenta as demandas da vida voluntariamente. Você reage a um desafio em vez de se preparar para uma catástrofe”.
Por que Jordan Peterson escolheu que uma das 12 regras para a vida deveria ser manter a cabeça erguida, as costas eretas e os ombros para trás?
Porque está ensinando as pessoas a transformar o caos da vida em uma ordem habitável, a assumir a responsabilidade de lutar contra os desafios em vez de fugir, a falar o que pensam e apresentar seus desejos como se fossem direitos.
Esta atitude leva os outros a verem uma nova figura, competente e capaz, que não tem medo de parecer perigosa.
Análises profundas dos estudos de Jordan Peterson como essa, você só encontra no streaming da Brasil Paralelo, o melhor lugar para quem busca por mais conteúdo de Jordan Peterson. No streaming da BP você tem muito + que filmes:
Toque no link e saiba como desbloquear todo este conteúdo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP