Notícia
3
min de leitura

Budweiser opta por tradicionais cavalos Clydesdale no Super Bowl 2025

Cervejaria utiliza os Clydesdale pela 47º vez na final da NFL e remonta às origens da marca.

Cultura Woke
Budweiser
Redação Brasil Paralelo
Comunicação Brasil Paralelo

No último domingo, 9 de fevereiro, aconteceu o Super Bowl, a grande final da NFL (National Football League). A cervejaria Budweiser esteve entre os anunciantes do evento e remontou às origens da marca trazendo os tradicionais Clydesdale em seu anúncio.

O evento agrega um maiores públicos e espaços publiciários globais. Cada comercial de 30 segundos está avaliado entre US$7,5 milhões e US$8 milhões, correspondendo de R$43,2 milhões a R$46 milhões.

A marca pertencente à empresa belgo-brasileira AB InBev. Uma de suas vertentes, a Bud Light, também participou do evento publicitário.

  • Quer receber as principais notícias do dia em seu e-mail sem pagar nada por isto? Clique aqui e conheça a nossa newsletter jornalística: o Resumo BP. 

Comercial da Budweiser retomou valores tradicionais

  • A estratégia deste ano foca em um retorno aos conceitos tradicionais para as marcas, visando se distanciar de mensagens progressistas que geraram polêmica e prejuízos nos últimos anos.

No comercial da Budweiser, estão os icônicos cavalos da raça Clydesdale, elementos já associados à marca desde a década de 1980.

A narrativa segue um desses cavalos ajudando um entregador de cerveja que perdeu um barril durante o trajeto, ao som de música country. “Let Your Love Flow", dos The Bellamy Brothers.

Budweiser | Super Bowl LIX 'First Delivery'

A história dos Cavalos Clydesdale

Billy Busch, fundador da Busch Family Brewing & Distilling Company, é um herdeiro do legado da Anheuser-Busch e contou a The Sporting News sobre a relação da família com os cavalos:

"Minha família sempre foi conhecida pelas grandes campanhas de marketing que eles criaram e meu pai e seu irmão criaram o engate de 8 cavalos, o engate de 8 cavalos Clydesdale. Foi um presente dado ao pai deles, meu avô August Sr., depois da Lei Seca em 1933”.

A família Busch usou o ocorrido para criar uma campanha icônica bem antes do Super Bowl. 

"Eles usaram o engate de oito cavalos para levar a primeira caixa de Budweiser, agora que ela poderia ser vendida novamente nos Estados Unidos para a Casa Branca para dar a Franklin Roosevelt por revogar a Lei Seca. Tornou-se uma campanha publicitária incrivelmente popular e representou a América de muitas maneiras”.

A campanha da Bud Light, versão “Light” da Budweiser, trata do tema da amizade, com a presença do cantor Post Malone e do humorista Shane Gillis em um churrasco animado, onde tentam transformar um evento rotineiro em algo memorável.

 "Estamos celebrando os vizinhos que sabem animar uma festa e estão sempre prontos para compartilhar algumas geladas quando o cooler esvazia", declarou Todd Allen, vice-presidente sênior de marketing da Bud Light.

2025 BUD LIGHT SUPER BOWL COMMERCIAL | BIG MEN ON CUL-DE-SAC | EASY TO DRINK, EASY TO ENJOY :60

Campanha reconectou a Budweiser com sua essência irreverente

Especialistas em propaganda observam que as campanhas deste ano buscam evitar o risco enfrentado em 2023.

Na ocasião, a Bud Light apresentou a influenciadora transgênero Dylan Mulvaney em uma campanha que sofreu boicotes, resultando em perdas significativas nas vendas e quedas nos valores das ações da AB InBev, seguido por demissões de executivos de marketing.

Após a reeleição de Donald Trump para a Casa Branca, ordens executivas foram emitidas para mudar políticas do governo americano sobre diversidade. Diversas empresas têm aderido, como Google, Amazon, Walmart entre outras.

Alexandre Peralta, sócio da Peralta Creatives, destaca que a Budweiser se distanciou da sua essência irreverente. Ele aponta que a nova propaganda, ao contrário de suas campanhas icônicas e criativas do passado, inclina-se para um conservadorismo criativo.

Por outro lado, Luiz Lara, fundador da Lew'Lara/TBWA, salienta que consumidores tendem a se ligar emocionalmente às marcas e que a Budweiser busca capturar este momento resgatando suas raízes culturais.

 "Esses elementos estabelecem uma conexão relevante no contexto atual dos Estados Unidos", conclui Lara, ressaltando que a cerveja, por tradição, une grupos familiares e sociais.
Budweiser recria seus anúncios dos anos 50 para os dias atuais -  Publicitários Criativos
Cartaz lançado pela Budweiser em 2019, quando a empresa recriou um anúncio da década de 1950, sob alegação abordagem que não fosse machista. Imagem: Criativos publiciários.

Kyle Norrington, diretor comercial da Anheuser-Busch, fabricante da Budweiser, disse em entrevista ao USA TODAY que First Delivery é o 47º anúncio do Super Bowl estrelado por um Clydesdale.

“Ouvimos de nossos fãs que o Super Bowl não é o mesmo sem os icônicos Clydesdales”. Reforça que fazemos entregas desde 1876 e continuaremos por décadas.”

50%

DE DESCONTO

Assine o plano ideal para você

Aperte o play sem medo

Básico

de
R$
19
/mês
12x
R$
19.00
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
Oferta por tempo limitado
Assine agora
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
HD
Qualidade de vídeo
Nenhum
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
MELHOR ESCOLHA

Premium

de
R$
65
/mês
12x
R$
32.50
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Catálogo de filmes selecionados
Oferta por tempo limitado
Assine agora
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
Originais 4K
Qualidade de vídeo
10 Títulos
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação

Intermediário

de
R$
39
/mês
12x
R$
39.00
/mês
Originais e Séries BP, Cursos e formações BP eCatálogo de filmes sele
Oferta por tempo limitado
ASSINE AGORA
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
Full HD
Qualidade de vídeo
2 Títulos
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação

Plano Básico

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 190,00
Valor à vista:
R$ 2.280,00

Cupom aplicado 37% OFF

Valor com desconto:
12x de
R$ 119,00
Valor à vista:
R$ 1.428,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
Oferta por tempo limitado
*Assinatura anual com renovação automática.
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
Não disponível neste plano.
Qualidade do vídeo:
HD

Plano Premium

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 590,00
Valor à vista:
R$ 7.080,00

Cupom aplicado 62% OFF

MAIOR DESCONTO

Valor com desconto:
12x de
R$ 219,00
Valor à vista:
R$ 2.628,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
Oferta por tempo limitado
*Assinatura anual com renovação automática.
MAIS COMPLETO
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
10 títulos para assistir offline.
Qualidade do vídeo:
Originais em 4K

Plano Intermediário

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 390,00
Valor à vista:
R$ 4.680,00

Cupom aplicado 54% OFF

Valor com desconto:
12x de
R$ 179,00
Valor à vista:
R$ 2.148,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
Oferta por tempo limitado
*Assinatura anual com renovação automática.
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
2 títulos para assistir offline.
Qualidade do vídeo:
Full HD

Torne-se Membro da Brasil Paralelo

Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP