As primeiras horas do dia 6 de junho de 1944 marcaram os rumos da Segunda Guerra Mundial. Nessa data, a maior operação anfíbia da história foi realizada nas praias da Normandia, território francês que estava sob domínio das forças nazistas.
A estratégia começou a ser planejada pouco tempo após a Conferência de Teerã, onde Winston Churchill, primeiro-ministro britânico, e Franklin Delano Roosevelt, presidente dos EUA, reuniram-se com o ditador soviético, Josef Stalin, para organizar os esforços de guerra.
A pressão da URSS pela abertura de um novo front ocidental para dividir as forças nazistas levou os outros dois aliados a darem início ao planejamento para a invasão à costa francesa, que ficou conhecida como "Operação Overlord".
Segundo levantamentos do historiador Max Hastings, mais de 5.300 navios foram usados para atravessar o Canal da Mancha com aproximadamente 1.500 tanques de guerra e 160 mil homens, dos quais cerca de 73 mil morreram.
Os desembarques ocorreram em cinco praias próximas à cidade de Caen, que foram previamente escolhidas pelas lideranças dos aliados. As praias localizadas na região leste do Canal da Mancha foram nomeadas como: Omaha, Utah, Juno, Gold e Sword.
Antes da invasão, a inteligência britânica elaborou uma das maiores estratégias de desinformação da história militar. Em um local distante dos pontos de embarque para a invasão, considerado mais propício para a travessia, a força britânica organizou um exército falso, contando com tanques de guerra infláveis e a presença do notório General Patton. A operação, conhecida como Fortitude, conseguiu reduzir as defesas alemãs nas praias selecionadas para o desembarque.
O sucesso da estratégia pavimentou o caminho para que a operação Overlord conseguisse cumprir seus objetivos. Ao abrir um novo front de combate no ocidente, auxiliou os aliados a dispersarem ainda mais os esforços de militares alemães.
Em 1944, a máquina de guerra de Adolf Hitler já estava enfraquecida pelo avanço soviético no front leste e pelos esforços das tropas aliadas, que tentavam cruzar a República de Salò no norte da Itália.
A libertação da França, que se seguiu ao sucesso do Dia D, foi fundamental para que os exércitos aliados conseguissem avançar rumo a Berlim. Por fim, o regime nazista de Adolf Hitler foi derrotado.
Após a morte do ditador, o conflito acabou na Europa.
Último membro do Eixo Berlim-Tóquio-Roma, o Japão ainda iria lutar por mais quatro meses até se render, depois de testemunhar o poder das armas nucleares.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP