Cinquenta e uma seções eleitorais foram instaladas em presídios e unidades de internação no estado de São Paulo. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, presos de 27 cidades poderão votar hoje, 06 de outubro de 2024.
A estimativa é de que 2.729 votos sejam computados nesses locais. Tratam-se de pessoas que, mesmo encarceradas, continuam mantendo seus direitos políticos.
No entanto, os presos que já foram condenados e estão cumprindo pena em regime fechado ou semiaberto não possuem esse direito. Segundo a Constituição Federal, a perda dos direitos políticos ocorre apenas após a condenação criminal transitada em julgado.
As seções eleitorais especiais serão instaladas nos municípios de:
A medida é regulamentada pela Resolução 23.736/2024, que também estabelece a necessidade do mínimo de 20 eleitores aptos a votar para a instalação das seções. Esse número inclui funcionários das unidades e mesários.
A iniciativa visa respeitar os direitos de quem está preso sem sentença definitiva. Ela também considera os direitos políticos de menores de idade.
O acesso dessas pessoas à propaganda eleitoral também é garantido. No entanto, a forma como isso deverá ser feito não é especificada pela entidade.
Outra regra é que os mesários são selecionados entre servidores do Ministério Público ou do sistema penitenciário, desde que não sejam agentes, ou entre advogados, garantindo assim a imparcialidade e a segurança do processo eleitoral.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP