Com uma vida de amor e ascese, Santo Tomás se tornou um dos intelectuais mais influentes do mundo. Entenda as principais teorias de Santo Tomás de Aquino, o que defendia e como foi a vida do santo filósofo.
Santo Tomás de Aquino foi um filósofo do período da Escolástica que defendia a filosofia de Aristóteles e a fé católica.
Segundo o santo, sua função principal era ser teólogo e um frade dominicano, mas suas obras de filosofia alcançaram tanta fama que ele ficou conhecido por sua filosofia.
Foi aluno e professor da Universidade de Paris. Seu trabalho foi responsável por reviver os estudos de Aristóteles pela Europa, moldando para sempre a filosofia e a teologia cristã.
Nota: convencionou-se na tradição ibérica chamar a Santo Tomás de Aquino de Santo, em vez de São.
Na língua portuguesa, se o nome do Santo começa com consoante, ele é chamado de São; se com vogal, então Santo, por razões de eufonia.
Entretanto, Santo Tomás é a única exceção justamente para mais engrandecê-lo, singulariza-lo e honrá-lo. É algo piedoso chamar-lhe extensamente de Santo.
Santo Tomás nasceu por volta de 1226, na Itália, em Aquino. Sua origem é nobre e rica. Tomás nasceu em um grande e luxuoso castelo. Seu pai, Conde Landolfo de Aquino, era um dos militares mais importantes da época.
Um dia, o conde envolveu-se em um combate na Itália que culminou na destruição do principal mosteiro do mundo: o Mosteiro de Montecassino, fundado pelo próprio São Bento, pai do monaquismo ocidental.
Para redimir-se perante a Igreja, o conde moveu esforços para que seu filho, o pequeno Tomás, se tornasse um monge beneditino.
O garoto já tinha muita fé e propensão a vida religiosa, facilitando a vida do pai. O plano era fazer Santo Tomás de Aquino um monge rico, opulento, chefe do mosteiro de Montecassino.
Contudo, Santo Tomás não tinha nada disso em mente. Ao contar sua vontade para a família, gerou-se um alvoroço em sua cidade.
Ele era um profundo amante de Cristo, já havia decidido se entregar totalmente pelo reino dos céus. Escolheu viver a pobreza total na Ordem dos Pregadores, os dominicanos, uma ordem mendicante pautada nos estudos filosóficos.
Seu pai e toda sua família ficaram completamente transtornados.
Com o espírito borbulhando de ira, seu pai armou uma emboscada para o jovem. Seus capangas o sequestraram e o prenderam numa masmorra, buscando dissuadi-lo da vida religiosa.
Seu pai não aceitava que o filho vivesse uma verdadeira vida de pobreza, castidade e obediência, como era a vida dos frades de São Domingos.
Em dado momento do cárcere, o Conde de Aquino mandou uma formosa prostituta a seduzir Santo Tomás para que ele se entregasse aos prazeres do mundo e se tornasse mais um dos chefes mundanos da família.
Imediatamente, ao ver a prostituta, Santo Tomás de Aquino tomou o tição ardente retirado da lareira de seu quarto e perseguiu a mulher que tentava afastá-lo de Cristo.
Os algozes se surpreenderam ao ver a moça fugir em desespero do quarto, bem como os pais de Santo Tomás de Aquino. Neste momento, os pais do filósofo perceberam que não conseguiriam dissuadi-lo da vocação.
Santo Tomás de Aquino foi estudar com os Dominicanos nas melhores universidades da época. Ele era do período do surgimento das universidades européias, fundadas pela Igreja Católica a partir do século XII.
Durante sua graduação, era visto como um aluno estúpido e lerdo. Ele era introspectivo e não participava dos debates. Por ser muito gordo e extremamente quieto, só falando o necessário, foi apelidado de Boi Mudo.
Entretanto, ao conhecer a fama que Santo Tomás de Aquino recebera de seus colegas, seu mestre, Santo Alberto Magno, fez a famosa proclamação nos corredores da Universidade de Paris:
"Vocês o chamam de Boi Mudo; eu lhes digo que esse Boi Mudo mugirá tão alto que seus mugidos preencherão o mundo".
Santo Tomás corrigiu os erros de interpretação e tradução feitos sobre as obras de Aristóteles.
Mesmo sem conhecer grego antigo, Tomás percebeu o erro das traduções em algumas obras do filósofo grego apenas por perceber que estavam indo contra o pensamento de Aristóteles.
Devido ao profundo seus estudos profundos, Aristóteles voltou a ser lido pelos intelectuais europeus que rejeitavam o autor.
Santo Tomás de Aquino possui várias obras que comentam os livros de Aristóteles, chegando até mesmo a desenvolver as teorias deixadas pelo filósofo grego, ou, o Filósofo, como ele o chamava.
As obras de Santo Tomás de Aquino se tornaram uma das maiores bases de diversos intelectuais famosos logo após serem escritas. Essa é a opinião de grandes pensadores, como Edith Stein, Mortimer J. Adler, Étienne Gilson, Antonin-Gilbert Sertillanges, Chesterton, Olavo de Carvalho e muitos outros.
A Igreja Católica considera Santo Tomás de Aquino o Doctor Communis, a base da análise e do desenvolvimento de qualquer estudo, seja filosófico ou teológico.
Todos os biógrafos concordam em um ponto: o único desejo de Santo Tomás era amar a Deus.
Santo Tomás dizia que não era um filósofo, mas sim um teólogo. Como para ele Deus criou e circunda todas as coisas, esse foi o motivo de estudar temas variados. Santo Tomás de Aquino escreveu obras sobre Direito e até mesmo sobre Física.
Existem diversos relatos de Tomás chorar de emoção durante a Missa. Antes de ser filósofo, ele era cristão, e foi isso que o motivou a seguir a vida de estudos. Suas obras visavam especialmente a combater os erros dos que divergiam de sua religião.
Nos seus estudos, seu único desejo era amar e conhecer mais a Deus, fazendo isso através do uso da razão nas coisas criadas, que, segundo o Aquinate, possuem a assinatura do Criador.
Seu objetivo era demonstrar que a razão não contradiz a Fé Revelada, e que o intelecto aponta para a Fé.
Todos seus estudos e livros buscavam entender a Deus. Ele escrevia para fazer com que os demais se tornassem católicos. Santo Tomás de Aquino desejava que o próximo encontrasse a felicidade perfeita que, para ele, é apenas fornecida pelo Criador, fundador do catolicismo.
A teoria principal de Santo Tomás de Aquino era a confiança na razão e nos sentidos para alcançar a compreensão da realidade. Devido a essa ideia, Chesterton chamou a filosofia tomista de filosofia do senso comum.
Uma frase do Aquinate aponta:
“O estudo da filosofia não trata do que as pessoas pensaram, mas da verdade das coisas”.
Santo Tomás de Aquino estava alicerçado na dialética socrática e na metodologia investigativa de Aristóteles.
Ele afirmou que o intelecto humano consegue descobrir o ser de cada coisa a partir da experiência sensível e da reflexão racional, ou seja, compreender a finalidade dos seres.
Por isso, ele definiu a verdade como: “Adequação do intelecto à coisa”. Com base nisso, pode dizer-se que a inteligência é adequação do intelecto à realidade, ou seja, a faculdade de possuir a verdade das coisas.
Muitas filosofias antigas pregam o afastamento da razão e afirmam que a realidade é uma ilusão. Este é o caso do budismo, do hinduísmo, do gnosticismo e muitos outros grupos.
Muitos pensadores modernos também seguem essa linha, como Freud, Rousseau, Lutero, Kant e muitos outros.
Descartes, cujas ideias são a base da filosofia moderna, buscava descobrir se a realidade existe ou não.
Santo Tomás de Aquino, do outro lado do plano filosófico, não se preocupa se a realidade existe, mas sim por que existe, e como veio a existir.
Suas obras que comentam as 4 causas de Aristóteles e outras que ensinam as 5 vias da existência de Deus, são exemplos de suas pesquisas.
Conforme escreveu Chesterton, um de seus biógrafos:
“O tomista apresenta-se à plena luz do dia, à luz da irmandade entre os homens, em seu senso comum de que os ovos não são galinhas, ou sonhos, ou pressupostos pragmáticos, mas coisas atestadas pela autoridade dos sentidos, que vem de Deus”.
Para Santo Tomás de Aquino, o intelecto é capaz de compreender o ser das coisas, como a finalidade de uma árvore, de uma cadeira, de um animal e até mesmo da própria vida.
Os conceitos linguísticos demonstram a operação do intelecto que Santo Tomás defende: a definição do ser de algo.
Ao falar escultura, o homem que compreende português sabe que essa palavra corresponde a uma matéria moldada por um ser inteligente para se tornar uma obra de arte.
Ao analisar um animal, percebe-se que é um ser sensitivo dotado de compreensão — não inteligência. É possível descobrir que os olhos são feitos para enxergar, que o sentido do ouvido é ouvir, e assim por diante.
Essa linha de pensamento levou Santo Tomás a defender que também é possível perceber o ser e a finalidade de coisas mais elevadas.
Assim, Tomás defende que o homem também pode conhecer a si mesmo e o sentido da vida.
Foi com esta visão, com este ponto de partida, que Santo Tomás formulou suas grandes teses.
As principais ideias de Santo Tomás de Aquino são:
Santo Tomás também desenvolveu muito a antropologia.
Seus estudos sobre o homem sistematizaram e descobriram novas ramificações das potências da alma, demonstrando a vasta complexidade do ser humano.
Para ele, a razão deve ser a guia do ser humano, submetendo a faculdade da vontade e todos os demais movimentos da alma.
Contudo, Santo Tomás está longe de ser um reducionista da grandeza do mundo e do homem, pois aceitava os limites da razão humana e até mesmo do autoconhecimento.
Um de seus principais discípulos, A. D. Sertillanges, seguindo o pensamento do mestre, escreveu no seu famoso livro A Vida Intelectual:
“A riqueza infinita do real tem muito a nos instruir [...] pois o real é uma espécie de infinito que nenhuma análise, nenhum cômputo racional chega a esgotar.
As ideias estão nos fatos, elas não vivem por si próprias, como acreditou Platão.
Na qualidade de homem de pensamento, é preciso manter-se nas proximidades do que é, do contrário o espírito vacila”.
Santo Tomás de Aquino produziu mais de 60 livros. Alguns dos principais são: Suma Teológica, Catena Áurea, Suma Contra os Gentios e O Ente e a Essência.
Sua principal obra, a Suma Teológica, foi escrita para iniciantes de Teologia de sua época. Hoje em dia, porém, é considerada como uma das obras mais complexas já feitas.
Algumas das principais obras de Santo Tomás são:
“A humildade é o primeiro degrau para a Sabedoria” ( Frase de Santo Tomás de Aquino).
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