O progresso humano é uma constante quando se tem a ciência e a técnica como parâmetro. Esta é uma das principais ideias do que é o Progressismo. Essa doutrina surgiu a partir dos iluministas e ainda hoje influencia diversos pensadores e movimentos políticos.
Entenda o que é o Progressismo, suas ideias, seus argumentos filosóficos e quais grupos o defendem no Brasil e no mundo.
Progressismo é um conjunto de doutrinas filosóficas, sociais e econômicas baseado na ideia de que o progresso é vital para o aperfeiçoamento da condição humana. O progresso é aí entendido como avanço científico, tecnológico, econômico e comunitário.
"A ideia de progresso pode ser definida como ideia de que o curso das coisas, especialmente da civilização, conta desde o início com um gradual crescimento do bem-estar ou da felicidade, com uma melhora do indivíduo e da humanidade, constituindo um movimento em direção a um objetivo desejável”. Norberto Bobbio, Dicionário Político.
Para Bobbio, filósofo e historiador do pensamento político, o que é Progressismo é a ideia de que a sociedade caminha constantemente em direção ao progresso material, moral e social.
Segundo seus defensores, a sociedade está em constante evolução, desde que se alie o progresso à técnica e à ciência. Os valores morais mudam de acordo com a época, se aperfeiçoando a medida que o tempo passa.
Veja um resumo de suas ideias:
A origem das ideias progressistas remontam aos chamados “filósofos das luzes”.
O Iluminismo foi um movimento intelectual, filosófico, cultural e econômico que surgiu na Europa entre os séculos XVII e XVIII. Vários temas foram expostos pelos seus pensadores, como: o fim do antigo regime, a liberdade política, econômica e individual, a valorização da razão e da ciência.
O nome do movimento vem da autoproclamação dos filósofos que o compunham, por se considerarem portadores da verdade e da razão, a saber, referiam-se a si mesmos como “filósofos das luzes”, ou “iluminados”, dando origem ao nome.
Os iluministas acreditavam que o homem viveu mergulhado em um período de trevas e ignorância na Idade Média, sendo a religião a grande culpada de tal fato.
Acreditavam também que seu pensamento tiraria o homem da ignorância e o colocaria de volta na esteira do progresso humano. Para eles, o progresso está intimamente ligado à razão e à ciência.
Duas das principais ideias do movimento explicam esse fato:
Para os iluministas, a sociedade humana caminha constantemente para o progresso técnico e científico. Mesmo que não haja uma referência ou um fim para esse progresso, seus pensadores defendem que há a constante evolução do homem, da sociedade e da tecnologia.
A história e seu progresso são o campo de ação da humanidade e seu fim último. E, para os iluministas, é o Estado quem conduz este campo. As possibilidades de criação são ilimitadas, comportam toda a capacidade de abstração da realidade que a mente humana é capaz de produzir.
Assim, surgem as ideias progressistas com o Iluminismo. Outras correntes defendem a noção de progresso constante do homem.
Criado no século XIX por pensadores como Auguste Comte, Immanuel Kant e Ernst Haeckel, o positivismo aprofundou as ideias iluministas. Para Comte, a ciência é o norteador do progresso social e a única fonte legítima de conhecimento.
Para os pensadores positivistas, apenas o que é comprovável pelo método científico pode ser considerado um conhecimento legítimo.
O positivismo ganhou vários adeptos no Brasil. Suas ideias influenciaram principalmente os militares e republicanos. Benjamin Constant foi o grande responsável por sua difusão.
A bandeira brasileira ostenta um lema positivista: "Ordem e Progresso". Os positivistas chegaram a criar uma nova religião, denominada por Comte de religião da humanidade. Até hoje, existe uma Igreja Positivista no Brasil.
O Progressismo teve em suas ideias influências do positivismo. Essa corrente representa o oposto do conservadorismo.
O Progressismo possui um caráter reformista e, em última instância, revolucionário. Enquanto o conservadorismo preza pela tradição e manutenção de suas instituições. Como o progresso humano é desejável e significa necessariamente aprimoramento, os progressistas buscam mudanças e reformas constantes.
Já os conservadores olham com desconfiança um ritmo acelerado de mudanças. Acreditam que para implementar transformações é necessário entender se elas ferem os costumes, a religião, a tradição e as instituições.
Não há uma recusa das mudanças, mas elas devem passar antes pelo crivo de uma tradição construída por longos anos de experiência humana.
A falta de valores imutáveis como referência e a crença de que transformação significa progresso, faz com que os progressistas busquem transformações constantes de acordo com as tendências do momento. Pensando nos lados da política, em qual seria possível encaixar o progressismo?
O progressismo ao longo da história esteve mais associado à esquerda política devido a vontade manifesta de promover reformas. A Revolução Francesa, a derrubada das monarquias na Europa, a Revolução Russa, todos estes movimentos contaram com ideias progressistas.
Por essa razão, as ideias Progressistas sempre foram tidas como parte do espectro político da esquerda, e não da direita.
Na atualidade, as ideias progressistas também se filiam a movimentos mais à esquerda, como:
As minorias e os movimentos identitários são contemplados nas ideias progressistas da contemporaneidade.
As minorias ganharam a capa dos jornais e moldaram a opinião pública. Políticas identitárias, aborto, ideologia de gênero tornaram-se pauta no debate político e são apresentadas muitas vezes como questões indiscutíveis.
Muito se fala sobre o que criticam, mas pouco se sabe sobre as origens desses movimentos, quais ideias os pautam e quem comanda suas ações.
Hoje em dia, pessoas e celebridades que ousam questionar movimentos como o antifascista, o Black Lives Matter e o movimento feminista, são prontamente canceladas.
O que significa, na prática, ser excluído ou censurado em seu ambiente profissional, social e até pessoal.
A pressão dos movimentos levou várias empresas à extinção. Algumas tiveram que mudar de nome ou mudar a apresentação de produtos rotulados como racistas.
Você já conhece As Grandes Minorias?
Em três capítulos, a minissérie As Grandes Minorias apresentará informações que não são divulgadas sobre os principais movimentos sociais da atualidade.
Assista agora a esse Original BP. Considere também tornar-se membro, com uma pequena quantidade mensal você nos ajuda a produzir mais conteúdo e entregá-lo gratuitamente a mais pessoas. Assine já.
Comente e compartilhe. Quem você acha que vai gostar de ler sobre o que é Progressismo?
A Brasil Paralelo é uma empresa independente. Conheça nossas produções gratuitas. Todas foram feitas para resgatar os bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP