Bons filmes transmitem mensagens impactantes, convidam o espectador a uma mudança de vida e o fazem meditar sobre a realidade. A Brasil Paralelo separou essas Grandes histórias do cinema para oferecer na plataforma de streaming BP Select.
Cada filme da Brasil Paralelo foi escolhido para você apertar o play sem medo.
Um professor de ensino médio promove com sua turma um experimento para que eles entendam como é a vida sob um regime de mentalidade totalitária. Aos poucos, o experimento vai formando uma unidade social própria e saindo do controle…
O filme A Onda mostra os reais perigos do autoritarismo e do totalitarismo que, disfarçados sob bons pretextos, aos poucos vai manipulando as pessoas sem que elas percebam.
O filme é um alerta contra os perigos do totalitarismo e da tomada de poder autoritária nos dias de hoje.
Um dos homens mais poderosos do mundo, Mark Zuckerberg, o criador da rede social Facebook, tem sua história contada neste filme. Ele foi a pessoa mais jovem a se tornar bilionário na história.
Com o sucesso do Facebook, ele acaba tendo que lidar com uma série de complicações em sua vida social e profissional.
O filme trata de um acontecimento real que mudou e continua mudando a situação do mundo presente.
O filme tem uma poderosa crítica à hipocrisia da possibilidade de não se ter nenhuma amizade real, consistente e profunda, mesmo estando conectado à milhares de pessoas.
O jovem Winslow é acusado de roubar dinheiro na Escola da Marinha e sua família se envolve com sua defesa que vai parar na justiça. Porém, eles enfrentam uma grande crise devido a um frenesi midiático sobre o caso.
O filme apresenta uma grande reflexão sobre os choques de gerações na Inglaterra. De um lado uma Inglaterra marcada pela cultura acelerada, moderna e midiática. Do outro, há a tradicional Inglaterra que cultua valores sobre honra, família e heroísmo.
Esses valores vão se perdendo na agilidade dos novos tempos.
Durante a Guerra dos Sete Anos entre França e Inglaterra, os índios norte americanos, hawkeye, veem sua existência ameaçada. Apesar disso, um homem criado por esses índios se apaixona pela filha de um oficial britânico e deve enfrentar a desaprovação dele.
O filme é essencialmente de ação, mas que ao mesmo tempo mostra muita beleza. As cenas parecem verdadeiras pinturas. Além disso, o espectador é completamente imerso no período histórico do filme e no drama das personagens.
No choque de civilizações da guerra, o filme convida todos a lembrar de um legado cultural perdido.
Baseado no clássico romance de Victor Hugo, Os Miseráveis é um grande épico sobre amor, honra e obsessão, que se desenrola no tumultuado início do século XIX na França.
O filme é uma das melhores adaptações feitas da peça e que deve ser assistida por todos aqueles que gostam de literatura. Jean Valjean, o protagonista, faz o papel de herói no filme.
Ele aprende o valor do perdão em uma sociedade que esqueceu o que é a misericórdia e constantemente cresce em crueldade.
Um dos filmes de guerra mais imersivos da história, Falcão Negro em Perigo retrata o drama de 160 soldados americanos que estão presos na Somália após uma operação malsucedida.
O filme comunica com maestria a virtude dos soldados que se arriscaram em batalha, perduraram uma grande crise, que foram corajosos, que lutaram e morreram por diversas causas.
Sem ter um protagonista claro, o filme comunica um chamado ao heroísmo. Todos os personagens e espectadores são convocados a viver este heroísmo comum.
Na América da Grande Depressão, as dificuldades estavam por toda a parte, a sobrevivência era uma luta diária e a esperança estava escondida em algum lugar no coração.
Os protagonistas formam um trio improvável: Miss Paulden, uma viúva responsável por administrar uma grande propriedade, um veterano de guerra cego, Mr. Will, e Moze, um plantador negro que vivia no sul dos Estados Unidos no auge da segregação racial. Apesar de todos os problemas, eles não desistem de lutar.
O filme mostra o valor do empreendimento, a importância da propriedade e como as pessoas comuns são capazes de se superar face a um desafio.
Em um futuro distópico, a sociedade passa a buscar a perfeição humana prometendo um mundo perfeito. Para alcançar tal objetivo, os seres humanos são criados geneticamente em laboratórios.
O “Inválido” Vincent Freeman esconde sua verdadeira origem, mas um misterioso caso de assassinato pode expor seu passado.
No Gattaca as pessoas são classificadas a partir de seus códigos biológicos e seu trabalho é escolhido a partir desse controle estatal genético.
Testes constantes são feitos, com fios de cabelo, cotonetes, tudo para manter as pessoas controladas e dentro dessa ordem que pretende substituir o esforço humano e a meritocracia por uma questão biológica e cientificista.
No faroeste americano, o xerife McCabe é persuadido pelo oficial Jim Gary a participar de uma missão complexa: negociar com índios Comanches a libertação de colonos que eles mantêm como reféns.
Os filmes de faroeste costumam ser muito divertidos, sempre contam uma aventura emocionante. Terra Bruta é um grande clássico do cinema, dirigido por John Ford. A trama envolve o espectador em um ciclo.
Ao iniciar o filme há uma percepção do conflito entre a cultura dos índios e dos colonos. Mas o choque com o inimigo leva à reflexão e ao crescimento pessoal. E essa percepção muda ao longo do enredo.
Como a revolução socialista afetou a China? Para o grande violinista Isaac Stern, a Revolução Cultural impactou negativamente na capacidade musical dos chineses. Acompanhe neste documentário a jornada de Stern em levar o Ocidente à Orquestra Sinfônica Nacional da China.
É um documentário musical, com poucas falas e muita música. As cenas se passam no conservatório da China com as lições sobre o Ocidente de Isaac Stern. A beleza do filme consiste justamente no diálogo estabelecido entre Stern e os chineses.
A comunicação entre eles é quase sem palavras, marcada pela música e por sorrisos. Tudo isto ajuda a compreender o valor e a beleza da arte.
No ano de 1914, em plena Primeira Guerra Mundial, um evento único ocorreu: da lama e do frio das trincheiras, os soldados viram um brilho que não era o da pólvora acesa. Todas as armas foram deixadas de lado e os exércitos inimigos apertaram as mãos para juntos celebrar o Natal.
A Trégua de Natal é retratada neste filme de 2005. O evento foi capaz de mudar para sempre a vida de um padre anglicano, um tenente francês, um grande tenor alemão e sua companheira, uma soprano.
Um dos melhores filmes de Natal do século XXI. Feliz Natal é um filme histórico que conta um evento muito importante e significativo na Primeira Guerra Mundial.
Ele mostra como o ser humano é capaz de ter uma ideia, com sentimentos e valores superiores que superam seus conflitos terrenos. Tudo isto em meio ao maior cenário de brutalidade e violência que o mundo tinha vivido até então.
O filme carrega símbolos e gestos natalinos genuínos que remontam à tradição religiosa do evento. Detalhes que vão se perdendo nas festas de natal contemporâneas.
Em 1898, o imigrante irlandês Martin Maher é contratado como funcionário da academia militar West Point, nos Estados Unidos. Durante uma carreira de 50 anos, ele ascende ao posto de sargento e instrutor.
É um filme divertido para se ver com a família. Ele conta a história real de um imigrante irlandês que chega aos Estados Unidos. Lá ele encontra amigos, festas, o amor da sua vida e um motivo pelo qual lutar.
Uma dupla de moças encrenqueiras é enviada para um colégio de freiras, fazendo a Madre Superiora tentar de tudo para domar as duas pequenas rebeldes.
É um filme da década de 60 recheado de humor. Ele retrata o processo da formação da própria personalidade.
As jovens protagonistas, estão na transição da pré-adolescência para a adolescência, um momento de rebeldia e muitas dúvidas. Elas são mandadas para um internato de freiras, um local extremamente ordenado, com horários e regras para tudo.
Diante das irmãs, que personificam cada uma das virtudes, e do transcendente, as jovens serão convidadas a rever seus comportamentos.
Após abandonar seu navio e deixar sua tripulação para morrer, o marinheiro James Burke busca sua redenção lutando uma batalha que não é sua.
O filme é baseado no romance do grande autor Joseph Conrad. Grandes discussões filosóficas compõem o enredo da obra, num contexto de aventura e ação. Questões como o colonialismo, o heroísmo contemporâneo e o cinismo religioso pautam os diálogos da obra.
A questão da honra é também uma importante reflexão do filme. A traição desse valor provoca um problema na alma do próprio protagonista, não apenas uma questão externa.
Um jovem advogado da Marinha arrisca sua carreira para desvendar a verdade durante um Júri Militar.
Tom Cruise (Daniel Kaffee) vive um advogado novato na Marinha que é chamado para defender dois acusados de assassinar um colega da tropa de fuzileiros navais na Baía de Guantánamo.
Ele deveria apenas abafar o caso e negociar uma rápida sentença. Mas acaba descobrindo verdades profundas que estavam escondidas.
A história do filme é emocionante, recheada de discussões sobre honra, obediência, códigos de conduta e defesa da verdade. Todos estes valores são colocados à prova.
A cineasta síria Waad al-Kateab filmou durante cinco anos sua vida na cidade de Aleppo durante a rebelião síria. Com essas imagens, fez esse documentário-carta para sua filha, Sama.
Aviso prévio: esse não é um filme para todos verem. Não é um filme fácil, na tela aparecerão muitos corpos, sangue e outras cenas fortes. Mas é uma obra de arte, justamente porque apresenta a realidade da guerra por olhos comuns.
Muitos filmes de guerra mostram os combates e a violência, mas não demonstram as consequências reais que isto causa numa região. Como as pessoas, crianças, idosos e adultos, sobrevivem em cidades que se tornaram fantasmas, onde falta comida, água e todo o básico para a sobrevivência.
A BP Select estreou no dia 27 de setembro de 2021 e já possui mais de 47.000 assinantes. Trata-se de um streaming com filmes, mais de 50 produções originais da Brasil Paralelo e um catálogo com desenhos infantis. A proposta da plataforma é oferecer um conteúdo que diverte e educa ao mesmo tempo.
A BP Select foi criada para suprir três demandas do público da Brasil Paralelo:
Os filmes foram selecionados a dedo pela curadoria da Brasil Paralelo. São obras que saltam da tela e tocam o coração, com mensagens boas e valores seguros.
Não perca tempo! Todo esse catálogo de filmes pode ser acessado se você adquirir uma assinatura da BP Select. Por apenas 19 reais mensais, você destrava todo esse conteúdo e muito mais.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP