No dia 8 de julho de 1896, no Rio de Janeiro, ocorreu a primeira exibição de um filme no país. O cinema tinha apenas um ano de existência quando chegou no Brasil. Os primeiros filmes brasileiros só foram gravados no dia 19 de junho de 1898, pelos italianos Paschoal Affonso e Segreto.
Esse passou a ser o Dia do Cinema Brasileiro. Veja as 10 melhores obras que foram feitas até então.
Segundo a Agência Nacional do Cinema (ANCINE), apenas no ano de 2019, 167 filmes brasileiros foram exibidos no cinema. Isso representou um aumento expressivo da quantidade de filmes produzidos. O cinema no Brasil surgiu em 1899 e foi fundado pelo italiano Vittorio di Maio em São Paulo.
Desde então, a forma como os filmes são assistidos mudou muito. Primeiro houve o impacto da televisão. As pessoas passaram a assistir filmes de casa. Essa tecnologia foi ampliada com a invenção das fitas e dos DVD’s.
Facilitando o acesso, a quantidade de pessoas que assistem filmes aumentou muito.
Mais recentemente o cinema sofreu o impacto dos serviços de streamings. Do celular, tablet ou televisão, basta a pessoa abrir um aplicativo e assistir ao filme que quiser.
Veja uma lista com 10 filmes brasileiros que você precisa assistir!
O filme “Dona Flor e Seus Dois Maridos” foi criado em 1976 baseado na obra de Jorge Amado. O livro do autor leva o mesmo nome e é um dos seus romances mais famosos.
O filme brasileiro conta a história de Dona Flor, uma professora de culinária que vive em Salvador na década de 1940. Ela é casada com Vadinho, um típico boêmio que só quer saber de bebedeira e jogatina.
Essa vida agitada acaba enviuvando Dona Flor. Ela se casa novamente, mas desta vez com um homem mais pacífico e tranquilo.
Com saudades do seu antigo marido, Dona Flor passa a conviver com a sua presença no dia a dia, mas apenas ela o vê.
A comédia se desenrola em torno da mulher e seus dois maridos.
O filme é baseado na obra de Ariano Suassuna que leva o mesmo nome e conta a história de Chicó e João Grilo. Ele estreou no ano 2000.
João Grilo é um sertanejo pobre e mentiroso que engana as pessoas para conseguir algumas vantagens. Já Chicó é considerado o mais covarde de todos os homens. Eles são grandes amigos que acabam arrumando problemas juntos.
Chicó se apaixona pela filha do Major Antônio Morais, homem temido na cidade. Orientado pelo malandro João Grilo, ele usa de várias estratégias para tentar demonstrar coragem e conseguir a mão de Rosinha em casamento.
O problema é que esses planos sempre arrumam problemas sérios para a dupla, inclusive com um cangaceiro chamado Severino.
O filme tem como peça central o humor, mas também traz reflexões importantes para quem assiste. É ambientado na pobreza do sertão nordestino e mostra a religiosidade e os costumes que movem aquele povo.
Em uma das cenas João Grilo é levado ao seu juízo particular onde é julgado pelas suas mentiras. Além de mostrar as belezas da fé cristã, essa cena trata com leveza o poder da fé.
Lançado em 1977, o filme é uma comédia protagonizada pelo grupo Trapalhões. Eles foram um grupo de comédia que fez muito sucesso no Brasil nos anos 70 e 80. Renato Aragão, conhecido como Didi, era um dos principais integrantes.
Esse filme é super leve e tem como base o romance “As Minas do Rei Salomão”, de Henry Haggard. O filme conta a história de Pilo, Duka e Fumaça.
Os três amigos ficam nas ruas aplicando golpes nas pessoas. Pilo e Duka fingem estar brigando para que as pessoas apostem em um ganhador.
Enquanto isso, Fumaça recolhe o dinheiro das apostas. No final de tudo, o trio faturava todo o valor.
Uma jovem chamada Glória contrata esses amigos para uma expedição às minas do Rei Salomão. O pai dela é arqueólogo e está preso nessas minas.
A missão dos amigos é resgatar o pai da Glória. Como forma de agradecer, ela irá ajudá-los a achar um tesouro perdido.
O filme se desenvolve em torno dessa aventura, onde os amigos enfrentam vários inimigos como a bruxa malvada e o fiel ermitão.
O filme conta a história do Regime Militar que ocorreu no Brasil entre 1964 e 1985. Ele investiga o período mais polêmico da história do Brasil com a ajuda de especialistas brasileiros e internacionais.
Documentos inéditos são analisados e fatos inquestionáveis são postos à prova.
Com um pouco mais de duas horas, esse filme brasileiro narra a sucessão de acontecimentos que derrubaram o governo do presidente João Goulart no Brasil.
Em meio à Guerra Fria, um movimento militar, aliado ao Congresso Nacional, destituiu o presidente da República. A partir daí diferentes grupos passaram a entrar em disputa.
Esse filme nacional também investiga as possíveis influências de organizações internacionais no processo. A obra pode ser assistida gratuitamente.
Na época de seu lançamento, o filme causou muita polêmica e foi acusado injustamente de ser pró-ditadura.
Lançado em 2005, “Dois Filhos de Francisco” conta a história de vida da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano. Além de fazer parte da história da música brasileira, os cantores tiveram uma vida difícil no interior do Goiás.
O drama se passa na década de 1970 enquanto o pai dos meninos, Francisco Camargo, trabalha como lavrador de Pirenópolis. Ele tinha um grande sonho: transformar dois dos seus nove filhos em uma dupla sertaneja.
Ele foca o seu investimento nos filhos Mirosmar e Emival. Os dois são treinados todos os dias e obrigados, inclusive, a comerem ovo cru, que era considerado algo eficiente para a voz.
A dupla encontra um empresário que os coloca em um caminho de sucesso, mas um trágico acidente mudou toda essa história.
Os Dez Mandamentos foi um filme nacional lançado em 2016. Ele se baseou na novela transmitida na TV Record que recebeu o mesmo nome.
O filme conta a história de Moisés, homem escolhido por Deus para guiar o povo hebreu à terra prometida. O roteiro se baseou na narrativa de quatro livros bíblicos: Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
Moisés é um hebreu acolhido pela filha do faraó do Egito. Ele cresceu como um príncipe e acreditava ser um egípcio até receber o chamado de Deus.
Moisés foi convocado a libertar o povo hebreu da opressão egípcia e levá-los à terra santa. Ele enfrentou o homem mais poderoso de seu tempo para cumprir seu chamado.
Em média, as pessoas gastam 18 minutos para escolherem um filme. Supondo que a pessoa assista a 4 filmes por semana, ela gastaria quase 5 horas por mês apenas passando o catálogo.
O pesquisador Barry Schwartz criou um conceito chamado de “Paradoxo da Escolha”. Ele afirma que as pessoas fazem cerca de 35 mil escolhas por dia. E isso acontece o tempo todo, escolher um filme é um bom exemplo.
As pessoas afirmam ter a sensação de não ter nada para assistir mesmo com o catálogo cheio de opções. Isso faz com que elas passem mais tempo procurando algo bom do que de fato aproveitando os filmes.
É por isso que a BP Select foi criada. Agora você pode apertar o play sem medo.
Todos os filmes presentes no streaming são selecionados pela sua qualidade. Além do mais, você contará com análises e explicações para aproveitar o máximo possível do seu tempo.
Chega de perder tempo com filme ruim ou horas do seu mês buscando algo bom para assistir. Tenha um streaming no qual confiar, assine a BP Select.
Clique no link e teste gratuitamente por 7 dias!
O filme brasileiro Cidade de Deus é uma adaptação da obra com mesmo nome escrita por Paulo Lins. Ele foi lançado em agosto de 2002 e levou mais de 3 milhões de pessoas ao cinema.
Ele conta a história de Buscapé, um jovem pobre que mora em uma favela chamada Cidade de Deus. Ele convive em uma realidade violenta de um morro dominado pelo tráfico de drogas.
O filme mostra a influência dos traficantes na vida dos jovens da comunidade, inclusive na de Buscapé que tinha muito medo de se tornar bandido. Seguindo os seus valores, ele se mantém em um caminho honesto e consegue ascender socialmente pelo seu talento como fotógrafo.
A obra denuncia a dificuldade na qual as pessoas vivem, onde a população honesta do morro é dominada pelos traficantes, seja pelo medo ou pela gratidão.
Medo pelo fato deles possuírem armas e praticamente não haver polícia no morro. Gratidão pois, devido à ausência do Estado, os traficantes acabam fornecendo produtos básicos para que a população sobreviva.
Essas duas coisas combinadas aumentam o poder dos criminosos e fazem o tráfico de drogas crescer a cada dia.
Esse filme nacional foi lançado em 2007 e se tornou um verdadeiro sucesso no Brasil. A forma como ele denunciou a responsabilidade dos usuários de drogas pelo tráfico e a violência com a qual o BOPE reagia aos bandidos conquistou o povo brasileiro.
O filme narra a história do Capitão Nascimento, um capitão do BOPE, que é uma força especial da Polícia Militar do Rio de Janeiro.
Junto com os outros membros da corporação, eles enfrentam a missão de pacificar o morro do Turano antes da chegada do Papa João Paulo II.
Na trama também recebem destaque os soldados Matias e Neto que têm características que o Nascimento busca em seu sucessor. Matias chega a se envolver com uma usuária de maconha que fazia parte de uma ONG. Dessa relação o filme trabalha as visões diferentes dos personagens sobre as drogas.
O Capitão Nascimento se tornou um personagem muito debatido no cenário público. Ele foi recebido como um herói pela população, mas o próprio policial no qual o personagem foi inspirado, vai contra essa ideia:
“FOLHA — Para muitos adolescentes, o capitão Nascimento é um herói. O que você pensa sobre isso?
RODRIGO PIMENTEL — Quando eles assistirem a esse filme de novo, daqui a 20 anos, quando o país tiver mais segurança, menos corrupção, eles vão entender que o Nascimento não é herói.
FOLHA — Por quê?
PIMENTEL — Porque um herói não executa e não tortura. Quando o país estiver melhor, eles vão entender que o capitão Nascimento é uma pessoa com problemas.
FOLHA — Quem é o capitão Nascimento, na sua opinião?
PIMENTEL — Ele é uma pessoa cheia de dramas pessoais. Não é herói nem assassino. Entendo que o ponto de vista dos adolescentes — aliás, não é só dos adolescentes; muita gente teve essa interpretação — é fruto do momento do país, em que todas as instituições estão dilaceradas. As pessoas veem no Nascimento o vingador, o justiceiro.”
O Capitão Pimentel também atribuiu esse sucesso do Capitão Nascimento ao fato da carência das pessoas de verem a polícia na tela, sem ser de uma maneira pejorativa.
O brasileiro vive em uma situação de total insegurança pública e se agarra às possibilidades de resolver o problema. O Capitão Nascimento representava a raiva brasileira diante do crime.
Esse filme brasileiro lançado em 2013 se tornou um verdadeiro sucesso. A obra chamou muita atenção pela atuação de Paulo Gustavo, um homem que se caracteriza de dona Hermínia.
Uma dona de casa comum que é apaixonada pelos seus filhos. Ela é divorciada do marido e cuida sozinha do seu casal. Um dia ela descobre que é considerada uma “chata” e resolve sair de casa.
A mágica do filme está em como a personagem protagonista consegue incorporar falas clichês de mães brasileiras e gerar identificação com esse público.
O filme foi recorde de bilheteria em 2013 e consagrou a carreira do protagonista, Paulo Gustavo, que infelizmente faleceu vítima de covid-19 em 2021.
Em ocasião dos 150 anos da Independência do Brasil foi produzido o filme Independência ou Morte. A obra foi um sucesso, tornando-se o filme brasileiro mais assistido de 1972.
Ela conta a saga de Dom Pedro I no processo de rompimento com Portugal. Os acontecimentos da história do Brasil são mostrados de maneira leve e divertida.
Os vícios e virtudes de Dom Pedro I são apresentados no filme. É possível conhecer melhor algumas facetas do homem que deu o famoso Grito do Ipiranga.
O ano de lançamento do filme foi um momento chave: o Brasil comemorava 150 anos de sua Independência. O corpo de Dom Pedro I veio ao Brasil e suscitou debates sobre a história do país.
A série Brasil: A Última Cruzada retorna em uma nova Edição Comemorativa dos 200 anos da Independência do Brasil.
Resgate suas origens com a série mais emocionante da Brasil Paralelo.
A nova edição conta com novas filmagens, entrevistas e uma animação exclusiva da Brasil Paralelo. Anote na agenda: o evento de lançamento ocorrerá no dia 05 de setembro.
Clique aqui para ser membro da Brasil Paralelo e assistir o filme.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP