182 texanos contra 7.000 soldados da ditadura mexicana - conheça a batalha real imortalizada por John Wayne em um filme épico.
O filme O Álamo (1960) retrata uma história real história . O diretor foi ninguém menos que John Wayne, um dos maiores atores e diretores da história de Hollywood, especialmente dos filmes de cowboy.
O longa foi indicado a seis categorias do Oscar e venceu o prêmio de melhor som, além de ter ganhado uma estatueta do Globo de Ouro na mesma categoria. Além das aventuras e ação, John Wayne e os demais atores dão um clima de comédia e aventura para o filme.
Permeado de atos de heroísmo e momentos de alívio, o filme traz o arquétipo do herói viril de forma divertida e inspiradora, tendo entrado para a história dos EUA como um dos grandes épicos de Hollywood, conforme mostra o livro Epics, Spectacles, and Blockbusters: A Hollywood History de Jonah Spell.
Em 1836, o atual estado do Texas fazia parte do México. Nesse período, o país era governado por um ditador, o temido generalíssimo Antônio Lopez de Sant´Ana,.
O poder passou a ser cada vez mais centralizado nas mãos do general, afirma o historiador Timothy J. Todish, no livro Alamo Sourcebook. Quando uma cidade se rebelava, Sant ́Ana convocava seu exército e marchava em sua direção, tendo recebido o apelido de Napoleão do Oeste devido às muitas vitórias no campo de batalha.
Cansados da ditadura mexicana, os colonos ingleses do Texas, os texians, criaram uma das mais efetivas linhas de combate contra o poder do general.
A batalha de González marcou a primeira vitória dos texanos, impulsionando os colonos a expandirem a luta contra Sant´Ana, diz Alwyn Barr no livro Black Texans: A history of African Americans in Texas.
Contudo, a comemoração dos texanos despertou a ira do general. Lopez Sant´Ana organizou seu exército e marchou em direção ao Texas.
Os texanos tinham menos homens e menos suprimentos. Por onde passava, Sant´Ana vencia e massacrava os texians. Os mexicanos conseguiram avançar até a região do Álamo, levando a guerra a um estágio decisivo: se Sant´Ana tomasse a região, eles teriam passe livre para seguir em direção ao norte do Texas e tomar o estado inteiro.
O general Sam Houston partiu em direção aos Estados Unidos para conseguir reforços, deixando 3 coronéis no forte Álamo com a missão de impedir o avanço mexicano. A situação ficou desesperadora para os poucos homens que restaram, narra J.R. Edmondson em seu livro The Alamo Story-From History to Current Conflicts.
O coronel Travis deixa claro que não haverá vergonha se os soldados partirem enquanto puderem, mas cento e oitenta e dois homens decidem fazer uma resistência heróica contra os milhares de soldados mexicanos que marchavam em sua direção.
O Álamo foi o primeiro filme dirigido por John Wayne, que além de ser diretor, também atuou no filme. Ele seguiu os padrões da indústria cinematográfica da época, construindo todo o forte em que acontece o clímax do filme. A construção durou 2 anos.
A ação do filme se destaca pelo seu realismo. A queda do cavalo do tenente Finn, por exemplo, foi um acidente, mas os produtores decidiram manter essa gravação justamente pelo realismo da cena e pelo talento do ator, que continuou no personagem mesmo após o acontecimento.
Confira os principais atores e produtores de O Álamo:
Direção: John Wayne;
Roteiro: James Edward Grant;
Atores:
A Brasil Paralelo é uma empresa de entretenimento e educação cujo propósito é resgatar bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros. Em sua história, a empresa já produziu documentários, filmes, programas, cursos e séries que tratam de história, filosofia, economia, educação, política, artes e atualidades.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP