Aristóteles afirmava que cada ação do ser humano visa a felicidade; contudo, para atingir a realização pessoal e não se frustrar no caminho, as atitudes precisam ser tomadas com cuidado e com virtudes.
A maturidade é encarada por muitos autores como o estado de espírito que permite alcançar a verdadeira realização.
Segundo Dom Rafael Llano Cifuentes:
"Experimentamos uma agradável sensação de confiança quando nos encontramos ao lado de uma pessoa que, pelas suas atitudes, pelo seu modo de encarar a vida e de abordar os problemas, parece ter uma abertura de cabeça e de coração capaz de avaliar corretamente as situações, de dar um parecer ponderado sobre o valor das coisas e das pessoas e, especialmente, de compreender-nos intimamente, de poder aconselhar-nos. Diante dessa pessoa, pensamos: «Eis uma pessoa cabal, firme, confiável, ponderada... Eis uma pessoa madura»" (A Maturidade, livro de Dom Rafael Llano Cifuentes).
Entenda o que é maturidade, o que é imaturidade e veja mais de 20 dicas para ser mais maduro.
Segundo o dicionário Oxford Languages, a maturidade é a "condição de plenitude em arte, saber ou habilidade adquirida; termo último de desenvolvimento". Quando maturidade se refere a uma pessoa, o significado se torna psicológico, indicando alguém que sabe tomar decisões responsáveis, boas.
O psicólogo Jordan Peterson aponta a capacidade de adquirir e lidar com responsabilidades como um dos principais fatores de maturidade e sucesso pessoal. Segundo ele:
"Quanto mais responsabilidade você assume, mais sentido sua vida tem. Quanto mais ricas são as responsabilidades que você assume voluntariamente, mais rica será sua vida.
Digamos que você tenha quatro filhos. Isso é muita responsabilidade, será difícil, mas você terá sentido. [Digamos que] Você tem um emprego complicado, e nele você ajuda as carreiras das pessoas ao seu redor, você resolve problemas difíceis e auxilia a diminuir o sofrimento das pessoas ao seu redor e faz outras coisas do tipo.
Tudo isso é um peso, é responsabilidade, mas há glória nisso, uma verdadeira glória e um profundo significado. Você é capaz de muito mais do que pensa. Se levante, faça algo difícil e heróico, saia das suas limitações.
Essa é uma mensagem vital. Temos de ser mais do que somos, se não não sobreviveremos".
No livro A Maturidade, o Bispo Rafael Llano Cifuentes enumera algumas das principais características de uma pessoa madura:
E como atingir esse estágio de vida madura? Para chegar neste nível de maturidade, o psicólogo Jordan Peterson enumerou 12 regras em um livro que se tornou um dos mais vendidos do mundo. Confira um resumo das dicas:
Mas, para além das ações que um indivíduo pode adotar conscientemente, sentimentos que desviam a pessoa do processo de maturidade podem surgir ao longo do caminho.
Em grande medida, os seres humanos agem e se conectam pela emoção. As emoções participam na tomada de decisões relevantes, como a profissão a ser adotada e relacionamentos que durarão a vida toda.
Quando essas emoções saem do campo da normalidade e começam a ser expressadas de maneira desequilibrada, a pessoa se torna imatura. Saber o que é imaturidade e como lidar com os próprios sentimentos é um passo importante para ser mais maduro, afirma Rafael Llano Cifuentes.
Para Cifuentes, são características das pessoas imaturas:
Para amadurecer e lidar com esses problemas emocionais, Cifuentes recomenda enxergar a vida de outra maneira: é necessário buscar cumprir os deveres de estado, ou seja, aquelas obrigações mais concretas e próximas.
O foco psicológico devem ser os elementos objetivos, diminuindo a força da subjetividade para que ela se submeta à razão. São Josemaría Escrivá de Balaguer, fundador da prelazia que Dom Rafael Llano Cifuentes fazia parte, comenta sobre a beleza na vida ordinária. Para ele:
"Viste como levantaram aquele edifício de grandeza imponente? Um tijolo, e outro. Milhares. Mas, um a um. E sacos de cimento, um a um. E blocos de pedra, que são bem pouco ante a mole do conjunto. E pedaços de ferro. E operários trabalhando, dia após dia, às mesmas horas...
Viste como levantaram aquele edifício de grandeza imponente? À força de pequenas coisas!" (Amigos de Deus, 134, 2).
Em outro momento, ele diz:
"A vocação cristã consiste em transformar em poesia heróica a prosa de cada dia. Na linha do horizonte, meus filhos, parecem unir-se o céu e a terra. Mas não: onde de verdade se juntam é no coração, quando se vive santamente a vida diária" (Homilia Amar o Mundo Apaixonadamente).
Segundo o psiquiatra Viktor Frankl, descobrir o sentido da própria vida, a própria vocação, é essencial para conseguir amar o cotidiano e se tornar uma pessoa mais madura.
Viktor Frankl tornou-se famoso por seu best-seller internacional Em busca de sentido e por ter participado de aulas com Freud e Adler. No seu livro mais famoso, o psiquiatra relata suas experiências como prisioneiro do campo de concentração nazista de Auschwitz.
Ele observou que um aspecto fundamental predizia se seus companheiros de reclusão iriam morrer ou viver: a percepção de um sentido para a vida. Os prisioneiros que tinham algo maior na vida conseguiam forças para sobreviver a todo aquele sofrimento e todas as condições precárias. Frankl foi um deles.
O psiquiatra sustenta que encontrar um sentido para a vida, uma vocação, não é necessário somente nessas situações extremas. Encontrar o sentido da vida serve para qualquer pessoa que queira alcançar uma vida madura e realizada.
Frankl desenvolveu a logoterapia, um plano psicológico para encontrar a maturidade através do desenvolvimento da própria vocação. O ser humano não deve buscar a felicidade, mas sim uma razão para viver, afirma Frankl.
Por exemplo: para uma pessoa ter o prazer que o chocolate lhe proporciona, é preciso buscar o chocolate, não a sensação de prazer.
Se uma pessoa busca a felicidade, ela não terá algo que gere o sentimento de realização. É preciso fazer algo substancial na vida, que corresponda à própria vocação. Isso pode fazer com que a pessoa vá amadurecendo e um dia seja alguém realizado.
Ter um alvo principal na vida direciona e dá força a biografia de uma pessoa, defende Frankl, trazendo verdadeira maturidade. Aquele que sabe onde quer chegar não é abalado por acontecimentos pequenos que não o desviam da sua rota, como fofocas, ofensas falsas e outras questões pequenas.
Mas como encontrar a própria vocação?
Para Frankl, o sentido da vida pode ser visto como aquilo que a vida demanda que seja feito em cada circunstância concreta, no aqui e agora, em uma ação na qual não podemos ser substituídos.
Isso significa que o sentido não pode ser atribuído aleatória e arbitrariamente por parte do indivíduo, mas deve ser extraído dos talentos naturais e no apelo das situações em que ele se encontra.
Cada ser humano possui gostos, talentos e circunstâncias que levam a algum tipo de objetivo na vida.
A profissão ideal geralmente é a que se comunica com a vocação. Ver sentido no trabalho e nos demais segmentos da vida dá forças para fazer o que tem que ser feito.
O psiquiatra Bruno Lamoglia ensina a passar pelo processo de desenvolvimento da personalidade para alcançar a maturidade.
Para auxiliar aqueles que querem ser uma pessoa mais madura, a Brasil Paralelo está disponibilizando gratuitamente a aula A Formação do Ser, do Dr. Bruno Lamoglia, médico especializado em psiquiatria. A aula aborda assuntos como as partes constitutivas da mente humana, o caminho para o verdadeiro amadurecimento e muito mais.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP