O sonho de muitas mulheres é ser mãe, mas nem sempre as gestações são fáceis. Muitas mulheres passam por abortos espontaneos e mortes prematuras que podem causar traumas e impedir a formação de uma família.
Contudo, após a tempestade é possível encontrar a bonança: o conceito de bebê arco-íris surgiu para mostrar às mulheres que existe esperança. Com determinação, cuidados e paciência, pode ser possível alcançar o sonho de ser mãe. Conheça casos de bebês arco-íris, que acendem a alegria de poder formar uma família.
Bebê arco-íris é uma expressão que denomina uma gestação de sucesso após a perda de um filho, que geralmente ocorre por mortes prematuras ou abortos espontaneos. A expressão bebê arco-íris tem esse nome devido a aparição dos arco íris após as tempestades, sendo uma representação simbólica de algo bom após dificuldades.
O termo surgiu de forma espontânea nos Estados Unidos, não sendo conhecida a origem exata do termo "bebê arco-íris". A expressão logo se espalhou pelo Brasil e pelo mundo, sendo a maneira pela qual muitas mulheres se referem à esperança de um dia poder formar uma família após traumas anteriores.
Relatos de bebês arco-íris ganharam a internet nos últimos tempos, dando esperança às mulheres que estão em busca do seu sonho de formar uma família.
A influenciadora digital Tata Estaniecki revelou que sua filha é uma bebê arco-íris. Sua primeira gravidez aconteceu de forma inesperada, levando-a a ter dúvidas, alegrias e angústias com a nova realidade que vivia.
Quando ela estava se acostumando com a gravidez e preparou uma surpresa de revelação para seu marido, ela perdeu o bebê em um aborto espontâneo.
"Eu estava angustiada, triste, sentia que eu era culpada. Mas isso não é real. Para você que passou por isso, eu digo que fique tranquila, estamos juntas. Isso é mais comum do que pode parecer. Infelizmente isso acontece com muitas mulheres. Procurem suporte psicológico e fiquem juntas dos seus entes queridos.
Quando eu descobri que fiquei grávida da Bia, eu tive uma felicidade imensa. Depois de tudo eu consegui ter um parto normal e uma filha linda. Você que está assistindo esse vídeo, fique tranquila, quando for o momento certo, Deus vai mandar um baby lindo. Tenham fé, o momento de alegria vai chegar".
Após postar o vídeo em seu canal do YouTube, diversas mães e pais que passaram por tempestades em suas gestações se sentiram confortados com a história do bebê arco-íris:
Após a adesão por parte de diversas famílias, o termo bebê arco-íris passou a ser usado até mesmo por médicos e clínicas especializadas em reprodução, trazendo uma forma mais caridosa de lidar com mulheres que passaram por tempestades em suas gestações.
A comunidade dos profissionais de saúde e as mães que buscam um bebê arco-íris passaram a se unir e se ajudar especialmente devido aos efeitos da perda de uma gestação.
A perda de um filho é uma das dores mais fortes que uma família pode passar. Para Ana Cristina Barros da Cunha, professora do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o luto acontece em situações como as do aborto espontaneo:
“Quando perdemos uma pessoa, um objeto, um sonho, algo idealizado, a pessoa entra em um processo de luto por essa perda. Essa idealização exige muito investimento psíquico, que se soma às próprias mudanças físicas, metabólicas que o corpo grávido acaba tendo que lidar”.
Em uma matéria do jornal Estadão, a professora Ana Cristina aponta que algumas das fases do pós-aborto são os sentimentos de tristeza, raiva e angústia. Isso acontece devido a percepção de que o investimento emocional e a imagem criada foram em vão (e pode vir acompanhada de tristeza e frustração).
Mesmo as mulheres não tendo culpa em grande parte dos abortos espontaneos e da morte não causada do bebê, é comum que comece um processo de tristeza profunda, podendo levar ao desenvolvimento de depressão.
Passar conscientemente pelas etapas do luto pode ajudar. O luto envolve uma “elaboração psíquica” em torno de algo que perdemos, buscando dar um novo significado a essa realidade, aponta Ana em matéria do Estadão.
A psicóloga comenta que o luto é dividido, geralmente, em cinco fases:
Ao longo do luto, uma pessoa pode sentir apenas uma delas, ou sentir uma com mais intensidade, ou primeiro sentir uma negação para depois sentir um entristecimento e voltar à negação. O processo muitas vezes é variável, não é linear, precisando terminar na aceitação da perda.
Buscar ajuda com profissionais de psicologia pode ser essencial. A busca por um bebê arco-íris pode ser um dos principais meios de cura, relatam diversas mulheres que tiveram bebês arco-íris.
Em casos que a mulher provoca a morte de seu filho, as consequências físicas e psicológicas são muito mais fortes, aponta o livro Precisamos Falar Sobre Aborto: Mitos E Verdades. Algumas das possíveis consequências são:
Saiba mais sobre as consequências do aborto provocado.
A plataforma de conteúdo da Brasil Paralelo possui diversos documentários pró-vida e uma seção exclusiva para ajudar os pais nos desafios da vida familiar: a Escola da Família. São diversos cursos destinados ao cultivo de bons hábitos, virtudes e estudos que formam uma família feliz e resiliente.
Diversos especialistas deram suas contribuições para que cada família seja capaz de superar os principais desafios da vida domiciliar e a vida humana seja cada vez mais valorizada. Alguns dos cursos e documentários são:
Toque aqui para saber mais sobre a Escola da Família.
Um dos clássicos da Brasil Paralelo é o Especial de Natal, um Original BP que mostra a beleza do Natal e histórias concretas de amor e superação que só foram possíveis devido a essa festa.
Na edição de 2020, Ana Paula Henkel, atleta e comentarista política, deu um testemunho semelhante às histórias dos bebês arco-íris. Após duas olimpíadas, a atleta preparava-se para sua terceira.
No auge da sua carreira, Ana Paula Henkel havia recém assinado um dos maiores contratos de sua trajetória esportiva.
Uma gravidez inesperada veio e a colocou diante de diversas dúvidas. O contrato com o patrocinador tinha uma cláusula de rescisão caso a atleta engravidasse. O patrocínio seria interrompido e Ana Paula prejudicaria seu futuro no esporte, não tendo condições de defender a seleção olímpica.
Ser atleta de vôlei, defender seu país, todas estas coisas eram o maior sonho de Ana Paula Henkel desde os seus 15 anos de idade.
Com tantas incertezas no coração, ela buscou o conselho de sua família. Sua mãe compartilhava de suas preocupações, ambas choravam enquanto conversavam e o pai apenas observava a cena.
Angustiada com a seriedade do pai, e tendo nele um grande amigo, Ana Paula pediu-lhe a opinião. O pai apenas deu um conselho:
“Você sabe quantas pessoas no mundo hoje estão chorando como você está chorando porque alguém está morrendo, porque alguém que eles amam está os deixando? E você vai chorar desse jeito porque a vida está batendo na porta da minha casa? Não interessa a condição, a vida está batendo na porta da minha casa, eu vou abrir e vou celebrar.”
A fala do seu pai lhe fez entender o valor de sua família e o valor da vida que estava em seu ventre.
“Hoje minha maior medalha, minha melhor conquista é meu filho, meu melhor amigo.”
Em 2021, no segundo Especial de Natal da Brasil Paralelo, a comentarista política comentou emocionada:
“Desde o Especial de Fim de Ano da Brasil Paralelo do ano passado, muitas pessoas fizeram contato comigo, para dar parabéns pelo episódio, pela história, até pela coragem de contar uma coisa que foi muito pessoal e eu não tinha planejado contar.
Ao longo do ano de 2021, algumas mães entraram em contato comigo, trocamos telefone e conversamos.
O resultado do legado do meu pai e do legado através da Brasil Paralelo está na Isabela, Maria Antônia, Vivian, no Paulo Augusto, Pedro Augusto, Mateus, Samuel, João Paulo, Mariana, Sara, Mateus, João Pedro, Daniel, Elizabeth, Joseph, Bárbara e no Paulo, que se chama assim por causa de meu pai.”
Um dos comentários do YouTube diz:
Biografias de grandes personagens da história mundial, documentários sobre temas relevantes da atualidade, histórias que divertem e emocionam, tudo isto e muito mais em um streaming que contém muito mais que filmes.
Todos os conteúdos são selecionados a dedo por uma equipe de curadoria com especialistas em cinema. Eles são acompanhados também por análises para você extrair ao máximo das mensagens de cada obra e se divertir.
Toque aqui e libere seu acesso.
Você terá acesso a:
Assine agora e tenha acesso a esses benefícios ainda hoje - toque aqui para garantir assinar o segundo maior streaming do Brasil.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP