Muitos buscam praticar esportes para cuidar do corpo. Esse realmente é um de seus principais benefícios, mas não para por aí. A prática de atividades físicas pode servir de remédio para a alma e até mesmo para comunidades carentes inteiras.
Conheça alguns dos principais benefícios psicológicos, físicos e sociais que os esportes podem trazer.
Os esportes são importantes, tanto para a parte psicológica do homem quanto para sua saúde corporal. A educação física ensina os estudantes a lidarem bem com o corpo e desenvolvê-lo com saúde.
No livro III de A República, Platão diz:
“Depois da música, é na ginástica que se devem educar os jovens”.
O filósofo também chegou a dizer:
“A falta de atividade física destrói a boa condição de qualquer ser humano, enquanto o movimento e o exercício físico metódico o salva e o preserva”.
Os filósofos gregos clássicos entendiam que, para além do benefício físico, os esportes podem ensinar a buscar a excelência, e mostram que a vida não é fácil, que a competição existe e precisa ser enfrentada.
O livro Vida de Platão, do historiador da Grécia Antiga, Diógenes de Laércio, mostra que o nome pelo qual o filósofo ficou conhecido na verdade era um apelido criado pelo seu mestre de luta para se referir a sua força física. Os filósofos praticavam diversos esportes.
Em seu livro Política, Aristóteles diz que a ginástica (ou seja, os esportes) serve para educar a coragem.
Os esportes coletivos também ensinam o trabalho em equipe, atingindo o cerne do que é uma amizade — na célebre sentença de Santo Tomás de Aquino, idem velle, et idem nolle, no português: ter os mesmos objetivos que os amigos e rechaçar as mesmas coisas, o mesmo querer e desquerer.
A prática séria de esportes na infância, junto com uma boa formação filosófica (explicação dos porquês de cada coisa) pode trazer grandes benefícios para a vida.
A saúde é conquistada através da movimentação e exposição do corpo às intempéries do mundo.
Uma educação esportiva permite à pessoa uma vida equilibrada e muito mais fácil, até mesmo para uma vida de estudos. A vida de quem não tem problemas na coluna é muito melhor.
Paulo Muzy, médico ortopedista e fisiologista, descreve a importância dos esportes para a saúde psicológica. Segundo ele, exercícios físicos auxiliam no combate contra a ansiedade e depressão por fazerem a pessoa viver no presente.
O médico explica que a depressão geralmente é associada ao pensamento excessivo sobre o passado, e a ansiedade com a preocupação excessiva com o futuro. Ao fazer musculação, por exemplo, a pessoa é obrigada a lidar com o peso que a está desafiando no momento, já que o peso pode até mesmo cair sobre ela.
Os esportes podem auxiliar a pessoa a se instalar no presente. Além desse benefícios, as substâncias químicas que o corpo libera durante os esportes também são importantes para o bem-estar.
A importância mais direta dos esportes é o bem-estar físico. Segundo o Conselho Técnico da Unimed Campinas e Fábio Ceschini, educador físico especializado em fisiologia do exercício, os quatro maiores benefícios de fazer esporte são:
O sistema imunológico é responsável por combater as doenças que acometem o corpo. O estímulo causado pelos esportes favorece a produção de linfócitos, as células de defesa do corpo humano.
Resistência e capacidade física fazem parte da vida de quem pratica esportes rotineiramente. Isso porque esse tipo de exercício fortalece a musculatura e melhora a saúde cardiorrespiratória. O coração consegue trabalhar melhor, o que contribui para evitar o surgimento de diversas doenças, especialmente cardíacas.
Durante a prática da atividade física, o neuro-hormônio endorfina é liberado no corpo. Essa substância é responsável por controlar o bom humor e o relaxamento. A disseminação dela no corpo gera a sensação de relaxamento, afastando o estresse.
A diminuição da gordura corporal que os esportes causam reduz os níveis glicêmicos, o que previne a diabetes. Os esportes ainda previnem várias outras doenças específicas, como a hipertensão arterial, doenças ósseas e doenças musculares.
Para além dos benefícios químicos e biológicos, os esportes ainda têm importância na inclusão social de comunidades marginalizadas.
Os benefícios já elencados acima podem se unir e atingir um novo patamar: ajudar comunidades carentes a se desenvolverem. Muitos institutos utilizam os benefícios do esporte para promoverem inclusão social de grupos marginalizados.
O Instituto Bola Pra Frente é um desses casos. A entidade foi fundada em 2000 por Jorginho, ex-jogador de futebol campeão da Copa do Mundo com o Brasil, em 1994. A fundação apoia crianças de áreas periféricas e socialmente vulneráveis.
Mais de 450 jovens entre 6 e 17 anos são atendidos, integrando esporte e cultura para a promoção de uma formação integral. O jovem que participa do instituto vai à escola em um período e no outro concentra-se em aprender diferentes esportes, como vôlei, futebol e basquete, além de outras atividades, como música e inglês.
Eles são escolarizados e recebem formação para entrarem no mercado de trabalho e se afastarem do crime organizado, com tudo isso tendo começado pelo esporte, especialmente pelo futebol.
Como o futebol é uma das maiores paixões nacionais, os institutos que trabalham com esse esporte fazem muito sucesso. Um estudo desenvolvido pela Kantar IBOPE Media mostra que 68% dos internautas brasileiros com 18 anos ou mais se consideram fãs de futebol.
Trata-se do segundo maior índice registrado numa série histórica de pesquisas sobre o tema. O futebol é mais que um esporte para a cultura brasileira.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP