A sueca Spotify atingiu seu recorde de público em 2024. No último ano, a empresa conquistou 35 milhões de novos usuários, alcançando 675 milhões de ouvintes em todo o mundo. Isto é, considerando a população mundial de cerca de 8 bilhões de pessoas, 1 a cada 12 indivíduos usam a plataforma.
Desses 675 milhões de usuários, 263 milhões são assinantes premium e 425 milhões utilizam a versão gratuita. Em comparação ao ano anterior, apresentou um crescimento de 11% no número de assinantes premium.
Quer ter acesso a informações confiáveis e imparciais? Conheça o Resumo BP, a newsletter da Brasil Paralelo. Clique e receba as melhores notícias diariamente no seu e-mail.
O Spotify registrou seu primeiro lucro anual desde sua criação, o que impulsionou suas ações, que tiveram um aumento de 10% e um crescimento acumulado de 150% nos últimos 12 meses.
A empresa obteve um lucro operacional de 477 milhões de euros, diferente da perda de 42 milhões de euros registrada no mesmo período de 2023. O lucro anual alcançou 1,14 bilhão de euros.
A empresa sueca vinha priorizando o reinvestimento de recursos no desenvolvimento de sua marca, uma prática comum entre startups.
O CEO Daniel Ek afirma que a estratégia de eficiência e o foco na experiência do usuário têm gerado resultados positivos. As margens de lucro bruto aumentaram 32,2%, alcançando o maior índice desde a fundação da empresa.
Além disso, o app gerou um fluxo de caixa livre de 877 milhões de euros, enquanto as despesas operacionais diminuíram 16% ao ano.
Ao falar sobre o futuro da empresa, o CEO Daniel EK diz o seguinte:
“Continuaremos fazendo apostas que gerarão impacto no longo prazo”.
Ek afirma que o Spotify continuará mantendo sua estratégia de eficiência, ao mesmo tempo em que se concentrará em diversificar seus conteúdos.
Recentemente, a empresa firmou uma parceria com a Universal Music. De acordo com Sir Lucian Grainge, Chairman e CEO da Universal Music Group:
“Este acordo promove e amplia a colaboração com o Spotify para nossos selos e editora musical, avançando princípios centrados no artista para impulsionar maior monetização para artistas e compositores, bem como aprimorar as ofertas de produtos para os consumidores”.
Além da parceria, Daniel aponta que a plataforma irá trabalhar para aprimorar suas ofertas comerciais para criadores de conteúdo e autores de podcasts e que a plataforma trouxe cerca de 10 Bilhões de dólares para a indústria musical em 2024.
“Por quase duas décadas, o Spotify cumpriu seu compromisso de retornar a indústria musical ao crescimento, garantindo que entregamos pagamentos recordes para o benefício de artistas e compositores a cada ano novo”.
No Brasil, as plataformas de streamings atingiram o recorde de usuários em dezembro de 2024. De acordo com uma pesquisa do jornal Folha de São Paulo, elas registraram 20,1% da audiência total do país. Segundo os dados do Kantar Ibope:
A reportagem utilizou dados do Kantar IBope e foi divulgada no dia 27 de janeiro de 2025. O levantamento também revelou que o aumento expressivo do número de usuários está associado aos investimentos em publicidade.
Está cansado de perder tempo procurando os melhores filmes? Deixe nossos especialistas fazerem o trabalho por você. Na BP Select, a Brasil Paralelo oferece uma curadoria rigorosa de obras que vão desde clássicos a lançamentos aclamados. Aproveite o melhor do cinema sem perder tempo. Conheça a BP Select e aperte o play sem medo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP