Com informações do Epoch Times e colaboração da Associated Press.
A posse do 47º presidente dos Estados Unidos é um dos eventos políticos mais aguardados em todo o mundo.
A Casa Branca irá realizar transmissão ao vivo a partir das 11h. Você pode acompanhar no Instagram oficial da instituição. A cobertura da Fox News começa às 6h (horário de Brasília), com uma série de programas, com a cobertura da inauguração começando às 11h30.
O Epoch Times e sua mídia irmã NTD Television farão a cobertura ao vivo no site do Epoch Times e no site da NTD a partir das 11h, horário do leste dos EUA.
A Brasil Paralelo irá realizar a cobertura da posse a partir das 15h. Clique aqui e acompanhe.
A programação da ABC começa às 6h30 com o Good Morning America. A rede de TV fará uma cobertura especial ao vivo da segunda posse de Trump a partir das 11h (horário de Brasília).
A NBC irá transmitir toda a programação em seu programa com seu programa “Today”, às 9h (horário de Brasília), e realizará uma cobertura especial a partir das 12h, (horário de Brasília).
A CBS começará às 7h (horário de Brasília) e iniciará sua cobertura especial a partir das 11h (horário de Brasília).
A programação de transmissão da CNN mostra que grande parte do dia será dedicada à posse, incluindo a cerimônia, que começa às 2h de segunda-feira e vai até às 6 da manhã de terça-feira (horário de Brasília).
A MSNBC começará sua cobertura às da manhã de segunda-feira e a específica da posse às 12h da manhã (horário de Brasília).
10h: Trum chega à Igreja St. John´s;
10h30: Missa (sem câmeras);
11h: Joe Biden recebe Trump para um chá na Casa Branca;
11h30: Trump e biden deixam Casa Branca;
12h: Chegada ao Capitólio;
13h09: Apresentação de JD Vance;
13h13: Apresentação de Trump;
13h36: Juramento de JD Vance;
13h47: Juramento de TRump;
13h53: Discurso de Trump;
14h35: Término do discurso;
14h40: Cerimônia de Biden;
15h: Cerimônia de assinatura;
16h15: Fim do almoço;
19h30: Cerimônia de assinatura na Casa Branca;
0h: Trump retorna para a Casa Branca
A cerimônia de posse está programada para começar pouco antes das 12h (horário do leste dos EUA), hoje, dia 20 de janeiro.
A 20ª Emenda da Constituição estabelece o momento exato da transição de poder até o minuto em que Trump assume, que é “ às 12h do dia 20 de janeiro”, conforme orientam os Arquivos Nacionais.
Em outra parte da cerimônia, o presidente fará o juramento de posse, ou Juramento de Afirmação, segundo o Artigo II, Seção 1, da Constituição dos Estados Unidos. Ele irá declarar:
“Juro solenemente (ou afirmo) que executarei fielmente o cargo de Presidente dos Estados Unidos e, com o melhor de minha capacidade, preservar, proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos”.
Na mesma data, o vice-presidente eleito JD Vance também fará o juramento de posse, de acordo com o site do Senado. Um pouco antes de Trump fazer o juramento, Vance terá que se apresentar na plataforma inaugural e repetir o juramento de posse.
“Juro solenemente (ou afirmo) que apoiarei e defenderei a Constituição dos Estados Unidos contra todos os inimigos, estrangeiros e domésticos; que terei verdadeira fé e lealdade à mesma; que assumo esta obrigação livremente, sem qualquer reserva mental ou propósito de evasão; e que cumprirei bem e fielmente os deveres do cargo em que estou prestes a assumir. Que Deus me ajude”, irá declarar.
O presidente Joe Biden também comparecerá ao evento. Pela tradição dos EUA, o presidente que encerra o mandato irá acompanhar o presidente eleito na posse.
O cerimonial da inauguração pode variar um pouco, mas há alguns eventos que sempre acontecem, de acordo com o Comitê Conjunto do Congresso sobre Cerimônias Inaugurais (JC CIC).
Isso inclui:
Realizada no Capitólio, a cerimônia de assinatura ocorre quando um novo presidente assina o Juramento de Posse e outros documentos com seus primeiros atos oficiais como presidente.
Além disso, será realizada uma cerimônia de assinatura separada na Casa Branca. O presidente eleito disse que está preparado para emitir uma série de ordens executivas relacionadas à imigração ilegal, energia e mais no Dia 1.
Trump irá comparecer a um culto matinal na Igreja de St. John em Washington, onde ele e a primeira-dama, Melania Trump, irão tomar chá na Casa Branca com o Joe Biden e a primeira-dama Jill Biden.
Em 2021, os Trump não compareceram à cerimônia do chá. Por outro lado, em 2017 estiveram com o então presidente Barack e a primeira-dama Michelle Obama em 2017 antes de sua primeira posse.
Antes da posse de 2017, o então presidente Obama foi caminhando com Trump nos degraus do Capitólio em Washington durante a cerimônia.
Devido às condições de tempestade de inverno no domingo e às baixas temperaturas na segunda-feira, a equipe de Trump anunciou que a posse será realizada em um local fechado, e não ao ar livre, em Washington, no Capitólio dos EUA, como costuma acontecer. Trump tomará posse no Capitólio dos EUA.
“A previsão do tempo para Washington, DC, com o fator vento frio, pode levar as temperaturas a recordes de baixas severas”, escreveu Trump em seu site de mídia social Truth Social. “Há uma explosão no Ártico varrendo o país. Não quero ver pessoas machucadas, ou machucadas, de forma alguma.”
O Serviço Nacional de Meteorologia está prevendo que a temperatura ficará em torno de -5º C às 12h durante a cerimônia de posse.
Trump disse que a Capital One Arena de Washington sediará o desfile presidencial e que ele se juntará à multidão depois de fazer o juramento de posse.
Geralmente milhares de pessoas costumam fazer fila na rota do Capitólio até a Casa Branca, que o presidente normalmente atravessa após a cerimônia de posse.
Bandas marciais e outros participantes de todo o país vêm a Washington para participar, então presumivelmente eles também farão parte das festividades internas recém-organizadas.
Trump também disse em 17 de janeiro que outros eventos, como o comício de domingo e os três bailes de posse na noite de segunda-feira, ocorreriam conforme o planejado.
No início deste mês, autoridades da Polícia do Capitólio dos EUA, do FBI e do Serviço Secreto afirmaram que mais de 250.000 portadores de ingresso compareceriam à posse. Isso ocorreu antes de Trump anunciar que ela seria realizada em local fechado.
No domingo, um dia antes da posse, Trump colocou uma coroa de flores em um cavalete no Túmulo do Soldado Desconhecido em Arlington, Virgínia. Momentos depois, JD Vance fez o mesmo.
Alguns familiares de Trump e seus escolhidos para diversos cargos no Gabinete se juntaram a ele no Cemitério Nacional de Arlington.
Entre os presentes estavam sua esposa, Melania Trump, e seus filhos: Donald Trump Jr., Eric Trump, Tiffany Trump e Ivanka Trump.
Também estavam presentes Pete Hegseth, sua escolha para secretário de defesa; Marco Rubio, sua escolha para secretário de estado; Tulsi Gabbard, sua escolha para diretora de inteligência nacional; e Elise Stefanik, sua escolha para embaixadora das Nações Unidas. A esposa do vice-presidente eleito, Usha Vance, também estava presente.
Mais cedo naquele dia, Kash Patel, escolhido por Trump como diretor do FBI, compartilhou nas redes sociais uma foto dos escolhidos para o Gabinete alinhados em três fileiras e de frente para a câmera.
Trump também realizará um “comício da vitória” na Capital One Arena em Washington, onde ele deve fazer comentários. Ele realizará um jantar à luz de velas e fará comentários.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP