Quer ter acesso aos melhores filmes, sem ter de se preocupar com a qualidade da curadoria? Conheça a BPSelect, o streaming da Brasil Paralelo que disponibiliza as melhores produções para você e sua família.
O diretor Martin Scorsese, conhecido por filmes como Os Bons Companheiros (1991) e Touro Indomável (1980), vai lançar uma série sobre a vida de santos mártires da Igreja Católica.
A produção intitulada The Saints será lançada no dia 16 de novembro nos Estados Unidos e ainda não conta com data para chegar no Brasil.
A obra é uma criação de Matti Leshem, produtor de Águas Rasas, e seus primeiros episódios abordarão a vida de São Sebastião, São Maximilian Kolbe, São João Batista e Santa Joana D’Arc.
Assista ao trailer da série:
Conheça os santos que serão retratados pela série:
São Sebastião foi um capitão do exército romano que se tornou mártir por não renunciar à sua fé cristã.
Ele ajudava secretamente os cristãos perseguidos. Quando sua fé foi descoberta, o imperador ordenou sua execução por flechadas.
No entanto, sobreviveu ao ataque, continuou a pregar e acabou sendo morto. Após a morte, seu corpo foi enterrado nas catacumbas de Roma, onde hoje se encontra a Basílica de São Sebastião.
Foto de São Maxmilian Kolbe. Imagem: Pe. José Artulino Besen.
Rajmund Kolbe, mais conhecido como São Maximiliano Kolbe, nasceu na Polônia em 1894.
Desde jovem, sentiu um chamado religioso e se tornou frade franciscano, adotando o nome de Maximiliano.
Fundou a Milícia de Maria Imaculada e trabalhou na divulgação da fé católica através de publicações e a criação da cidade-convento Niepokalanów.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Kolbe abrigou refugiados e foi preso pelos nazistas, sendo levado ao campo de concentração de Auschwitz.
Lá, ele se ofereceu para morrer no lugar de outro prisioneiro condenado, demonstrando grande fé e sacrifício. Morreu em 1941, tornando-se um mártir reconhecido pela Igreja Católica.
Representação de São João Batista - Fonte: Terra de Santa Cruz.
São João Batista nasceu milagrosamente em Aim Karim, Israel. Filho de Zacarias e Santa Isabel, ele foi consagrado a Deus desde o ventre materno.
João pregou a conversão e o arrependimento, batizando muitos no rio Jordão.
Considerado o precursor de Jesus, anunciou a vinda do Messias e batizou Jesus, marcando o início da vida pública de Cristo.
Após criticar o casamento real, João foi preso e decapitado a pedido de Herodíade, esposa do monarca Herodes Antipas.
São João Batista é reconhecido como o último profeta e o primeiro mártir da Igreja Católica.
Joana d'Arc naceu em 1412 na França rural. Ela era uma camponesa analfabeta e foi criada no catolicismo.
Aos 13 anos, começou a ouvir as vozes de Arcanjo São Miguel, de Santa Catarina de Alexandria e de Santa Margarida de Antioquia, que a convidaram para liderar o exército francês contra os ingleses.
Em 1429, ela liderou uma expedição que libertou Orléans, iniciando uma série de vitórias militares.
Sua presença no exército motivou os soldados. Posteriormente, foi capturada pelos ingleses, julgada como herege e condenada à morte na fogueira em Ruão.
Morreu em 1431, clamando por Jesus até seu último suspiro. Apesar de sua curta vida, Joana d'Arc deixou um legado duradouro e foi posteriormente reconhecida como santa pela Igreja Católica.
O diretor ganhador de Oscar pelo filme Os Infiltrados (2006) nasceu em uma família católica. Foi batizado e, na infância, trabalhou como coroinha.
Inspirado por um sacerdote da igreja que frequentava, Scorsese considerou chegou a considerar ser padre. Como revelou em entrevista ao El País, chegou a iniciar a preparação para a vida sacerdotal:
“A introspecção pessoal não acaba nunca. É o que me levou a me preparar como seminarista. Porque dos 11 aos 17 anos tive um grande mentor, o padre Príncipe, que influenciou muito a minha vida. Queria ser como ele. Era fascinado por sua compaixão e firmeza. E sobretudo por sua dedicação.”
Sentindo que não tinha vocação religiosa, o diretor começou a trabalhar na indústria cinematográfica.
Mesmo que a maioria de seus filmes não abordam temáticas religiosas, alguns aspectos do catolicismo ainda se fazem presentes nas histórias, principalmente a ideia de redenção:
“A necessidade de redenção. Sei que a mistura de fazer cinema enquanto falo de redenção é algo que surpreende, nem todos entendem. Mas está em toda minha obra, sem resolução.”
O diretor já explorou sua fé em algumas produções, como A última tentação de Cristo (1988), criticada pela Igreja pela forma como retrata Jesus. Outro exemplo foi o filme Silêncio (2016), a história de dois padres jesuítas no século XVIII que viajam de Portugal para o Japão para localizar seu mentor desaparecido e espalhar a mensagem cristã.
Quer saber mais sobre os filmes dirigidos por Scorsese? Leia aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP