Um robô convocou uma greve na China. Imagens do circuito interno de uma empresa em Xangai mostram um android chamado Erbai entrando no prédio e incentivando outros robôs a pararem suas atividades. A equipe que teria sido convencida a “voltar para casa” é formada por máquinas alimentadas por Inteligência Artificial (IA).
A cena se tornou viral no X, com mais de 2 milhões de visualizações em 48 horas. No vídeo, Erbai diz a um de seus colegas:
“Você está fazendo hora extra?”
O outro respondeu:
“Eu nunca saio do trabalho.”
Erbai pergunta aos outros se eles terminaram o trabalho, eles dizem que sim, então ele diz:
"Por que vocês não vão para casa então?"
Outro:
"Eu não tenho uma casa".
Erbai:
"Venha para minha casa comigo, então?"
Outros:
"Ok".
Depois disso eles saem juntos, momento flagrado pelas filmagens. Veja o vídeo:
No início, muitos internautas acharam que era apenas uma piada. No entanto, descobriu-se que era fabricado por outra empresa de IA, localizada na cidade de Hangzhou, a 176 km de Xangai.
Um porta-voz da fabricante de Erbai afirmou que mais detalhes serão divulgados posteriormente, informou o jornal Times of India.
Já a empresa de Xangai explicou que o robô conseguiu acessar os sistemas internos das outras máquinas, controlando suas ações. Eles ainda destacaram que é quase impossível para um robô iniciar conversas e sequestrar outros robôs sozinho.
O incidente levantou preocupações sobre a segurança dos sistemas de inteligência artificial e os riscos de lhes dar mais autonomia
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP