Em várias situações da vida, o limite entre o certo e o errado não é tão claro. Essa ambiguidade é um dilema vivido por Aloysius "Al" Reily (Timothy Hutton), um advogado que se depara com a realidade corrupta do sistema de justiça americano.
Reilly é um dos personagens de "Q & A - Sem Lei, Sem Justiça (1990)”, um thriller policial que revela a corrupção dentro do Departamento de Polícia de Nova York.
O filme é dirigido por Sidney Lumet, também responsável por obras como 12 Homens e Uma Sentença e Serpico.
Na trama, Michael Brennan é um detetive interpretado por Nick Nolte. Depois de assassinar um homem, tenta usar o sistema policial de Nova York para encobrir seu crime.
Só não contava que esbarraria no idealismo de Reily, um promotor público que tenta juntar provas para incriminá-lo. Em sua busca incansável pela Justiça, o promotor terá de se aproximar ex-amante de Brennan e seu novo companheiro, um grande chefe do crime organizado
Na jornada, Reilly descobrirá que a realidade é diferente do que ele acredita. Caberá agora escolher entre o que é certo ou que é fácil.
Q & A - Sem Lei, Sem Justiça está disponível no catálogo da BP Select. O filme convida à reflexão sobre a defesa de valores pessoais em um ambiente onde a imoralidade se tornou normal.
No elenco estão também Timothy Hutton, Patrick O’Neal (Missão Para Matar e Uma Bela Loucura), e Dominic Chianese (The Good Wife).
O filme foi lançado em 1990 e já foi assistido por centenas de milhares de pessoas tanto no cinema quanto nos streamings. De acordo com os críticos do site Rotten Tomatoes, trata-se de uma forma de refletir sobre a vida como ela é.
“Francamente, um dos melhores filmes policiais que já vi! Com um roteiro de Edwin Torres, grande escritor hispânico desconhecido na França, Nick Nolte entregou uma atuação incrível, que mereceu um Oscar. Ele encontra o raro Timothy Hutton, o imenso Armand Assante, Luis Guzman (um habitual de Soderbergh) e um punhado de atores sólidos. Além de uma trama policial típica dos anos 80, é preciso apreciar neste filme a vocação sem complacência para as tensões étnicas em Nova York e os ataques contra a polícia da cidade, na época considerada a mais corrupta do mundo. Um filme notável”, escreveu um usuário.
Cena do filme Q & A - Sem Lei, Sem Justiça (1990). Imagem: Cinemarden.
“Finalmente comecei a pronunciar o nome dele corretamente no programa, e Sydney Lumet vai embora! Minha outra escolha de DVD foi Q & A de 1990. O thriller corajoso é o único filme que ele escreveu e dirigiu. Já recomendei THE VERDICIT vezes demais para contar, e 12 ANGRY MEN se mantém. Também vale a pena dar uma olhada em NIGHT FALLS ON MANHATTAN — Andy Garcia, Ian Holme, James Gandolfini, Richard Dreyfuss... mas foi Ron Leibman como o promotor público que deveria ter ganhado o prêmio de melhor ator coadjuvante (nem foi indicado!) Quase esqueci ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ MORRE — obrigada, Sra. Tomei!” comentou outro.
O filme trabalha com a ideia de que a integridade pessoal é constantemente testada em um sistema imperfeito. Mantê-la é um desafio apenas para quem tem certeza do que acredita.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP