Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é “o estado de completo bem-estar físico, mental e social, não apenas a ausência de doença”. Algumas legislações, baseando-se nessa definição da OMS, concedem o direito ao aborto sempre que uma mulher se encontrar em sofrimento psíquico.
Na França, por exemplo, foi aprovada uma nova lei de bioética, a qual permite o aborto até o nono mês, mediante diagnóstico de equipe médica que ateste “sofrimento psicossocial da gestante”.
Por anos tem se falado que o aborto é uma questão de saúde pública, que existe um sofrimento físico e mental em virtude da gravidez indesejada. Neste cenário, uma pergunta tem deixado de ser feita:
O artigo científico Complications of Surgical Abortion (Complicações do Aborto Cirúrgico) dos pesquisadores Justin Dietrich e Jody Steinauer, mostra que existem alguns fatores de risco a serem levados em consideração, como: gestação tardia, abortos anteriores e o aborto farmacológico.
Veja os principais danos à saúde da mulher que o aborto provoca:
Em 2011, a Dra. Priscilla Coleman publicou o artigo “Abortion and mental health” (Aborto e saúde mental), no qual analisou e revisou cerca de 22 estudos que tratavam sobre o tema e chegou à conclusão de que a prática do aborto estava associada indubitavelmente a problemas sérios de saúde mental.
Veja resumidamente o impacto no quadro abaixo:
Em 2010, outro estudo foi publicado no Jornal Canadense de Psiquiatria. Após acompanhar três mil mulheres que realizaram o aborto, ficou demonstrado que as chances de a mulher:
Em 2016, no seu estudo sobre aborto, abuso de substancias e saúde mental, Dr. Sullins concluiu que o aborto voluntário aumentava em 45% o risco de problemas mentais e abuso de drogas e o aborto involuntário em 24%.
Mesmo quando o aborto é involuntário, 24% das mulheres passam por problemas semelhantes, como depressão e transtorno de ansiedade.
Quando é voluntário, dobra a probabilidade de as mulheres terem esses tipos de problemas mentais.
O estudo “Aborto induzido no estresse pós-traumático, uma preliminar comparação entre as mulheres russas e americanas”, feito em 2004, comparou 331 mulheres russas e 217 mulheres americanas.
Nele, 48% das russas e 65% das americanas relataram um ou mais sintomas de estresse pós-traumático.
Segundo os resultados da pesquisa sobre Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), 49% das russas e 78% das americanas relataram ter sentimentos de culpa. Além disso, as mulheres costumam ter explosões de raiva e comportamento irritável (instabilidade emocional).
Na mesma pesquisa ficou evidenciado que 36% das mulheres norte-americanas eram mais propensas a atribuir aos abortos pensamentos subsequentes de suicídio.
Uma mulher entrevistada pelo estudo relatou o seguinte:
“Eu não sabia como era possível, mas eu senti quando o meu bebê morreu. Eu pude sentir quando a vida dele foi tirada de mim. Foi terrível. Eu nunca tinha me sentido tão vazia”.
As chances de a mulher sofrer muito emocionalmente pode levá-la à morte: comportamento destrutivo, depressão, frigidez, alcoolismo, sentimento de culpa, isolamento social, transtorno de ansiedade, perda de sentimento afetivo, distúrbio alimentar, consumo de drogas, afastamento emocional com crianças e tendência suicidas.
O procedimento do aborto ainda pode ter diversos efeitos colaterais físicos:
DUAS VIDAS - Do que estamos falando quando falamos de aborto está sendo produzido em tempo recorde para servir a sociedade com informações confiáveis. A Brasil Paralelo está trabalhando dia e noite para cumprir seu propósito perante os brasileiros e a todos os seus membros assinantes que a financiam.
Produzir e lançar este material é apenas uma parte do que precisa ser feito. O verdadeiro impacto no debate público está na disseminação do conteúdo em todas as camadas da sociedade.
Você tem um papel fundamental neste projeto: fazer com que este próximo lançamento reverbere pelos quatro cantos do Brasil.
Você é o principal responsável por fazer com que mais pessoas possam assistir ao nosso novo filme de graça.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP