O empresário e influenciador Pablo Marçal oficializou, no domingo (26/5), a sua candidatura para a prefeitura de São Paulo pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB).
Após a inclusão do candidato nas pesquisas realizadas pelo Instituto Atlasnet, em parceria com a CNN, o cenário da corrida eleitoral em São Paulo muda drasticamente, com uma vantagem de 17 pontos percentuais para Guilherme Boulos (PSOL) em relação ao atual prefeito Ricardo Nunes (MDB).
Marçal aparece com 10,4% das intenções de voto na pesquisa, o que o coloca na posição de terceiro candidato com maior intenção de votos, superando Tábata Amaral (PSB) e Kim Kataguiri (União Brasil), que tem 9,9% e 7,9% respectivamente.
No início do mês, o influenciador digital esteve envolvido em uma polêmica com a Rede Globo de comunicação.
O empresário foi chamado de mentiroso e irresponsável em um dos principais programas da emissora, após ele denunciar que caminhões com ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul estariam sendo barrados por falta de nota fiscal para doações.
O influenciador fez um vídeo-resposta com duras críticas à empresa de comunicação e exigiu retratação pública por parte da apresentadora Natuza Nery.
Marçal chegou a abrir um processo contra a Rede Globo, porém apresentou um requerimento para desistir da causa.
Não é a primeira vez que ele tenta se candidatar a um cargo público. Em 2022, tentou se eleger presidente pelo PROS. O partido, entretanto, desistiu da candidatura para apoiar Lula.
Impossibilitado de buscar um cargo no executivo, o influenciador se candidatou a uma cadeira na Câmara dos deputados. Apesar de ter conquistado 243 mil votos, o ministro do TSE Ricardo Lewandowski não autorizou o registro da candidatura.
Ricardo Nunes, segundo colocado na pesquisa, acredita que a presença de Marçal na disputa afeta sua candidatura mais do que seus outros oponentes, causando divisão no campo da direita.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP