Ao perceber que estava perdendo sua esposa, Caleb Holt se compromete a salvar seu casamento em 40 dias. Ele é o protagonista do filme “À Prova de Fogo”. Interpretado por Kirk Cameron, o personagem é um bombeiro que descobre que seu relacionamento faliu porque ele se recusava a perceber o que realmente importava.
O drama americano conta a história do bombeiro Caleb e sua esposa Catherine, um casal que está passando por uma crise no casamento. Quando ele descobre que ela está sendo cortejada por um colega de trabalho, decide fazer o que está ao seu alcance para reverter a situação. Tudo muda quando ele entende que não basta querer fazer o certo, é preciso também se concentrar nos motivos do que está sendo feito. O filme é dirigido por Michael Catt e Jim Mcbride.
À Prova de Fogo foi a 4ª maior bilheteria de 2008, arrecadando US$33 milhões de dólares. No site Rotten Tomatoes, especializado em cinema, o filme é avaliado positivamente por 82% dos usuários. Veja alguns comentários:
“Ela não me vê”, lamenta Caleb ao pai sobre sua luta para salvar seu relacionamento com Catherine. Ele menciona já ter:
Seu pai o observa em silêncio, e é apenas ao notar algo atrás dele que Caleb compreende o que realmente precisa fazer. No processo para tentar salvar sua relação conjugal, suas ações estavam motivadas nas reações de sua esposa. Catherine o responde apenas com indiferença e hostilidade. Caleb percebe, então, que a via, mas não a enxergava.
Por outro lado, Catherine também estava presa em seu próprio mundo. Focada na frustração de não ser notada pelo marido, ela recebe o conselho de se separar. No trabalho, encontra um homem apaixonado, disposto a oferecer tudo o que Caleb não conseguia. Quase decidida a partir, é surpreendida por atitudes inesperadas dele.
O casal entende que para o casamento dar certo é preciso colocar suas prioridades em ordem hierárquica. Para isso, é preciso renunciar àquilo que lhes agrada e satisfaz a curto prazo, de uma vez por todas.
Em uma das cenas, o protagonista chega a destruir seu computador. A atitude pode ser interpretada como uma metáfora para dar fim ao que o afastava da esposa. Diante das atitudes assertivas do marido, Catherine acaba enxergando seus próprios erros. No fim, os dois entendem que o que faltava não era amor, mas compreensão e vontade de fazer dar certo.
"À Prova de Fogo" pode ser interessante para que casais possam refletir sobre suas atitudes. Isso se aplica não apenas ao casamento, mas nas relações humanas em geral. Uma mensagem de esperança e virtude que pode ser um ótimo programa para um fim de semana.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP