Na tarde desta quinta-feira (25) o jornalista comunicou que acionou a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) contra o governo Lula. Disse que a AGU e o STF estão censurando o discurso jurídico, tentando banir jornalistas e políticos das redes sociais.
Em sua conta no X, ele afirmou que fez um apelo especial a Pedro Vaca Villarreal, o Relator Especial para a Liberdade de Expressão da CIDH.
“Hoje estou reagindo. Apresentei um pedido formal de “Medida Cautelar” contra o governo brasileiro pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), órgão autônomo da Organização dos Estados Americanos (“OEA”) cuja missão é promover e proteger direitos humanos no hemisfério americano.
Shellenberger disse ainda que seu caso é muito forte. Cita relatórios da PF e da AGU sugerem que ele está sob risco de ser processado criminalmente por publicar informações precisas e legais.
Diz também que apesar de ser formalmente uma democracia, o Brasil não deveria ser mais considerado um país liberal.
“A guerra à liberdade de expressão pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Presidente do Brasil @LulaOficial foi longe demais. Na melhor das hipóteses, o Brasil é uma “democracia iliberal”. Na pior das hipóteses, caminha para o totalitarismo.” - declarou.
Finalizou pedindo à Organização dos Estados Americanos que impeça que o Brasil continue em direção ao totalitarismo.
Ontem por volta das 22h pelo horário de Brasília, o jornalista Michael Shellenberger publicou em sua conta no X, antigo Twitter, que a AGU pediu ao STF que ele seja investigado. Datado de ontem, o documento diz que o “Twitter Files Brazil” viola o sigilo imposto a documentos do STF, o que causaria interferência na investigação.
No mesmo post em que divulgou o documento, o jornalista Michael Shellenberger teceu duras críticas a Lula e seu governo.
“O Procurador-Geral do Brasil acaba de me acusar de um "provável" crime por publicar "Twitter Files - Brasil". É uma mentira monstruosa. Presidente @LulaOficial está me perseguindo porque expus a censura ilegal do governo. Vou lutar e vencer.”
Ele se disse ainda perseguido pelo governo.
“Expusemos a censura criminal pelo Supremo Tribunal Federal e agora o presidente Lula está me perseguindo
MAIS: O Procurador-Geral do Brasil está tentando encerrar totalmente o X”
Chamou Lula de mentiroso e disse que o petista está transformando o Brasil em outra Cuba. Acusou ainda o governo brasileiro de espalhar desinformação fácil de desmascarar. Por fim chamou o documento de vergonha nacional.
Expressou ainda que está sendo perseguido pelo governo. Num vídeo publicado em sua conta no X, que Lula o está perseguindo por ter exposto a censura.
“O governo do @LulaOficial está espalhando desinformação e teorias conspiratórias ridículas e fáceis de desmascarar, como eu fiz aqui:” - disse em sua conta no X
O documento foi divulgado uma semana depois de o congresso americano divulgar um relatório usando o Brasil como “Um estudo de caso sobre a liberdade de expressão”. A divulgação do relatório gerou críticas por parte do governo Lula.
O relatório foi feito após a divulgação dos documentos citados pela AGU ao acusar criminalmente o jornalista. Os deputados usam o exemplo do Brasil para inquirir Joe Biden sobre como o governo está defendendo a liberdade de expressão no país.
Confira a nossa reportagem completa sobre a denúncia da AGU clicando aqui. E para ficar por dentro das principais notícias do Brasil e do mundo, assine o Resumo BP.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP